Buscar

Trabalho meio ambiente

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Capa trabalho uninter.docx
Uninter – Centro Universitário Internacional
ARTIGO DE OPINIÃO
MEIO AMBIENTE
Cianorte
2016
CONCLUSÃO.docx
CONCLUSÃO
	Em relação a tudo que relatamos sobre o meio ambiente, podemos deixar claro a importância de cuidarmos do nosso meio, pois a cada dia que passa ele vai sendo destruído pelo ser humano, então devemos refletir que o mundo de amanhã será o mundo dos nossos filhos, netos e bisnetos, portanto devemos nos preocupar com ele e preservá-lo, caso contrário quem viver nesse mundo daqui a muitos anos, apenas saberá que um dia a terra já foi rica em águas cristalinas, matas, várias espécies de animais, belas paisagens que acabaram sumindo pela falta de consciência dos seres humanos.
	
 
contracapa.docx
Uninter – Centro Universitário Internacional
Portfólio realizado pelas alunas:
Daniela Oliveira Santos RU: 1399852 
Sabrina Feliciano da silva Bernardino RU: 1362208
Viviane dos Santos Garcia RU: 1288275
Cianorte
2016
INTRODUÇÃO.docx
	
INTRODUÇÃO
Este trabalho tem como objetivo fazer pesquisas sobre o meio ambiente e a partir destas, elaborar um artigo de opinião que tem por finalidade a exposição do nosso ponto de vista sobre esse assunto. 
Também iremos abordar neste trabalho a importância que as escolas têm em mostrar aos alunos, principalmente na disciplina de geografia, o quanto a biodiversidade é importante a todos os seres vivos.
	
Trabalho uninter pesquisa meio ambiente.docx
	O meio ambiente envolve todas as coisas vivas e não vivas que existem na terra, que afetam os ecossistemas e a vida do seres que vivem nela. É o conjunto de condições, leis, influências e infraestrutura de ordem física, química e biológica, que permite, abrigar e reger a vida em todas as suas formas.
	Os problemas ambientais são complexos, eles são resultantes do modelo de civilização adotado na modernidade. Esse, ao separar a sociedade da natureza construiu uma percepção concentrada no utilitarismo. Essa concepção serviu aos interesses do progresso capitalista e as consequências foram a distribuição desigual dos resultados do trabalho e a crescente destruição do meio “natural”.
	Com o crescimento das indústrias e suas ampliações, o meio natural foi sendo degradado, cada vez mais que o homem foi evoluindo suas tecnologias, o meio ambiente foi sendo destruído para dar lugar a novas indústrias, prédios e etc.
	Todos devemos respeito a natureza, e isso deve estar associado ao direito à cidadania. 
	As escolas devem mostrar aos alunos, principalmente na disciplina de geografia, o quanto a biodiversidade é importante para todos, não somente ao homem, mas sim a todo ser vivo. Ensinar aos alunos a serem críticos, consciente de suas ações no meio natural, principalmente no intuito de conserva-la, pois os problemas ambientais que enfrentamos pode ser mudado.
	O conceito do meio ambiente, tal como o de natureza passou por vários processos de mudança. Baseado em Bailly e Ferraz, que em 1917 o meio ambiente era pensado na perspectiva dos fatores externos que atuam sobre os seres vivos, em 1964 era o conjunto dos fatores bióticos e abióticos do habitat e, em 1971 passou a ser pensado como o conjunto dos fatores físicos, químicos, biológicos e sociais possíveis de gerar efeitos sobre os seres vivos.
	Com a intervenção do homem na natureza muitos problemas começaram a aparecer, um deles são os efeitos que o aquecimento global está causando no planeta. Com isso grande número de cientistas estão cada vez mais preocupados com os efeitos que está causando ao nosso planeta, principalmente com a mudança climática causados por fatores antrópicos, como a liberação de gases do efeito estufa, mais notavelmente o dióxido de carbono, podem interagir e ter efeitos adversos sobre o planeta, seu ambiente natural e a existência humana.
	O homem sempre esteve presente com a atividade na transformação do meio ambiente. Ele continua fortemente ligado a uma concepção naturalista. Segundo um autor (Mendonça 2008), os termos ambiente e ambientalismo ligam-se a concepções completamente diferentes daquelas do fim do século XX. Naquele momento estava ligado ao estudo da natureza do planeta e, na atualidade, o conceito está vinculado aos graves problemas derivados da interação entre a sociedade e a natureza.
	Alguns filósofos entendia a natureza em dois momentos históricos, o primeiro onde a natureza não tinha interferência da raça humana, onde tudo encontrava-se em equilíbrio climático, onde todas as alterações climáticas acontecidas eram resultados dos próprios efeitos naturais. O segundo, com o aparecimento do homem onde ele vai se apropriando e transformando a natureza, fazendo com que haja desequilíbrio e desencadeando vários acontecimentos.
	O PCN de Geografia (Brasi,1998) para o Ensino Fundamental ressalta, nos seus objetivos gerais, que os alunos devem se perceber como integrantes do meio ambiente. Também precisam formular problemas da relação homem/meio apresentando soluções.
	As sociedades constroem diferentes visões de natureza/meio ambiente que legitimam uma ação no meio, cabe à Geografia Escolar avançar na construção de uma visão de natureza dialética. Ela permitirá aos alunos pensarem na interdependência sociedade/natureza. E lutar, portanto, por outra organização social que valorize a vida em sua inteireza.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais