Buscar

AULA 8 ERGONOMIA, HIGIENE E SEGURANÇA DO TRABALHO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

AULA 8 - ERGONOMIA, HIGIENE E SEGURANÇA DO TRABALHO 
DOENÇAS OCUPACIONAIS
Introdução
Nesta aula, trataremos da caracterização das relações entre as doenças e as ocupações, o que é fator indispensável para promover a qualidade, a capacidade resolutiva e a integralidade das ações e dos serviços dirigidos à população trabalhadora.
A saúde dos trabalhadores constitui uma importante área da saúde pública e tem como objetivo a promoção e a proteção da saúde do trabalhador, por meio do desenvolvimento de ações preventivas de acompanhamento dos riscos presentes nos ambientes e condições de trabalho, dos problemas à  saúde do trabalhador, à organização e prestação da assistência aos trabalhadores, que incluem procedimentos relacionados ao diagnóstico, tratamento e reabilitação de forma integrada no Sistema de Saúde Pública brasileiro.
No conceito de trabalhadores, são incluídos todos os homens e mulheres que exercem atividades laborais em qualquer área e onde essas atividades são realizadas visando o sustento dos próprios e de sua família e dependentes. Estão incluídos trabalhadores:
Assalariados; Autônomos; Servidores públicos; Políticos; Trabalhadores rurais; Empresários; Profissionais cooperados; Domésticos; Prestadores de serviços.
Os riscos associados à saúde do trabalhador compreendem condições sociais, econômicas e os fatores de risco ocupacionais ambientais (físicos, químicos, biológicos, ergonômicos e acidentes).
Os trabalhadores podem adoecer ou morrer por causas relacionadas ao trabalho, em consequência da profissão ou em condições adversas em que seu trabalho é ou foi realizado.
Doenças comuns: Sem relação com o trabalho.
Doenças comuns (crônico-degenerativas, infecciosas, neoplásticas-traumáticas): Eventualmente modificadas no aumento da frequência de sua ocorrência ou no surgimento em trabalhadores sob determinadas condições de trabalho.
Doenças comuns que são agravadas em função das condições de trabalho:
Exemplo: Asma brônquica, dermatite de contato alérgico, PAIR (Perda Auditiva Induzida por Ruído), doenças musculoesqueléticas e alguns transtornos mentais, nos quais essas enfermidades são potencializadas em decorrência do trabalho.
Agravos à saúde específicos: Típicos dos acidentes do trabalho e pelas doenças profissionais.
Segundo o comitê Misto OIT/OMS, reunido em Genebra em 1957, os objetivos para a saúde ocupacional, que a conceituam e estabelecem o seu âmbito de atuação, são:
- Manter o mais alto grau e bem-estar físico, mental e social dos trabalhadores em todas as organizações.
- Proteger todo prejuízo causado à saúde dos trabalhadores pelas condições do seu trabalho.
-Proteger os trabalhadores, no ambiente do trabalho, contra os riscos causados por agentes nocivos à saúde.
- Colocar e manter o trabalhador em uma função que convenha às suas aptidões fisiológicas e psicológicas.
- Adaptar o trabalho ao homem e cada homem ao seu trabalho.
Sobre Acidente de Trabalho, a Lei 8.213/91 conceitua:
Acidente de Trabalho: 
Aquele que ocorre pelo exercício do trabalho provocando lesão corporal ou perturbação funcional que cause a morte ou a perda ou redução da capacidade permanente ou temporária para o trabalho. Ou seja, o acidente de trabalho, trata-se de um evento único, não desejado, imprevisto, bem configurado no espaço e no tempo e de consequências geralmente imediatas.
Já sobre as Doenças Ocupacionais, a lei subdivide-as em doenças profissionais e doenças do trabalho, estando previstas no artigo 20, I e II.
Doenças profissionais: As doenças profissionais são também conhecidas como “ergopatias”, “tecnopatias” ou “doenças profissionais típicas”, são as produzidas ou desencadeadas pelo exercício profissional peculiar a determinada atividade. Devido a sua tipicidade, não precisa de comprovação do nexo de causalidade com o trabalho.
São doenças que decorrem de microtraumas que cotidianamente agridem e vulneram as defesas orgânicas, e que, por efeito cumulativo, terminam por vencê-las, deflagrando o processo mórbido.
Doenças do trabalho: As doenças do trabalho, também chamadas de “mesopatias”, ou “moléstias profissionais atípicas”, são aquelas desencadeadas em função de condições especiais em que o trabalho é realizado e com ele se relacionem diretamente.
Decorrem igualmente de microtraumatismos acumulados. Porém, por serem atípicas exigem a comprovação do nexo de causalidade com o trabalho através de vistoria no ambiente laboral.
Assim, enquanto as doenças profissionais resultam de risco específico direto (a depender da característica do ramo da atividade), as doenças do trabalho possuem como causa o risco específico indireto.
Exemplo: Uma bronquite asmática normalmente possui risco genético e pode acometer qualquer pessoa. Mas se o trabalhador exercer suas atividades em condições especiais, o risco genético transforma-se em risco específico indireto.
Estudo de Caso
A sílica está presente em diversos processos industriais dos quais podemos destacar: cerâmica branca (louças de mesa e louças sanitárias, isoladores elétricos), jateamento de areia, extração mineral e acabamento de pedras (granitos, mármores). 
Pergunta: A exposição à sílica pode causar que doença?
Gabarito: Silicose – pneumoconiose causada pela sílica.
SÍNTESE DA AULA
Nesta aula, você:	
Conheceu os determinantes da saúde do trabalhador, compreendendo os condicionantes sociais, econômicos, tecnológicos e organizacionais responsáveis pelas condições de vida e os fatores de risco ocupacionais.

Continue navegando