Buscar

Aula 11

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
*
COMUNICAÇÃO E MARKETING
			
		 UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
			 GRADUAÇÃO 
			 COMUNICAÇÃO SOCIAL
			 APOSTILA 11 – 2013.2
*
*
COMUNICAÇÃO INTEGRADA 
DE MARKETING  
  
	De acordo com o prof. Wilson da Costa Bueno, “comunicação 	Integrada consiste no conjunto articulado de esforços, ações, 	estratégias e produtos de comunicação, planejados e desenvolvidos 	por uma empresa ou entidade, com o objetivo de agregar valor à sua 	marca ou de consolidar a sua imagem junto a públicos específicos ou 	à sociedade como um todo.”
 
	A comunicação das empresas sempre foi tratada como uma 	somatória de ações independentes por departamentos ou 	assessorias que não se articulam. Além da falta de coordenação das 	atividades, esses departamentos costumam concorrer entre si.
*
*
COMUNICAÇÃO INTEGRADA 
DE MARKETING  
	
	O conceito de comunicação integrada surge no final do século XX, 	paralelamente à introdução da comunicação através de ambientes 	virtuais. Nessa nova circunstância, as empresas viram necessidade 	de alterar seu modelo de comunicação, baseado em um pensamento 	sistêmico.
	A comunicação global hoje passa necessariamente pelas novas 	tecnologias de comunicação, que se multiplicam a cada dia. Twitter, 	blogs, redes sociais online dentre outras ferramentas comprimem 	tempo e espaço e trazem novas oportunidades e desafios para as 	organizações, que tem que aprender necessariamente a lidar com 	essas novas formas de comunicar.
*
*
COMUNICAÇÃO INTEGRADA 
DE MARKETING  
		A melhor forma de lidar com essa nova realidade é a integração dos 	esforços de comunicação. A integração não passa somente pela 	unificação das propostas de propaganda, marketing e relações 	públicas, mas também por outros aspectos:
	Análise: é necessário conhecer tanto o ambiente interno das 	empresas como o externo. O mercado não é mais o único alvo: a 	empresa passa a analisar seus públicos de interesse (stakeholders), 	na tentativa de direcionar seus esforços de comunicação a eles. A 	sociedade, que anteriormente queria produtos de qualidade a um bom 	preço, hoje exige muito mais. Quer também responsabilidade 	empresarial com o meio ambiente e com a própria comunidade, 	gerando contrapartidas válidas para qualquer estrago ou problema 	trazido por uma indústria, por exemplo. A Nike, por	exemplo Nike, 	 viu suas ações na bolsa e suas vendas caírem ao se descobrir que 	usava mão-de-obra infantil em suas fábricas na China.
*
*
COMUNICAÇÃO INTEGRADA 
DE MARKETING
	Planejamento: as ações de comunicação passam a ser planejadas 	em conjunto, com base nos anseios dos stakeholders. Tais anseios 	são medidos por meio de pesquisas, auditoria da mídia (como a 	imprensa vê sua organização). Uma postura única deve ser adotada 	em todos os esforços de comunicação: uma empresa não pode ser 	despojada e aberta em sua propaganda e, ao mesmo tempo, 	burocrática em seu ambiente interno. O planejamento dos esforços 	conjuntos de comunicação dá unidade à empresa e ajuda a forjar sua 	identidade e imagem.
	Aplicação de técnicas de avaliação: É necessário avaliar os 	esforços de comunicação, através de uma política de busca pelo 	feedback dos stakeholders. Dessa forma é possível reavaliar as 	estratégias de comunicação, reforçando-as ou mesmo corrigindo-as.
*
*
COMUNICAÇÃO INTEGRADA 
DE MARKETING
	O gerenciamento unificado dessas atividades possibilita a intervenção 	de todos os setores, combinando orientação, informação, fluxo de 	processos, colaboração e relacionamento das áreas envolvidas. Note 	que não se trata de centralização, mas de unificação: não se pretende 	concentrar poder, mas sim unificar esforços, dando sentido único à 	comunicação, proporcionando relacionamento coerente com os mais 	diversos públicos e evitando a contradição, sempre prejudicial.
 
*
*
COMUNICAÇÃO INTEGRADA 
DE MARKETING
	
	A integração da comunicação está diretamente ligada à meta e 	objetivos da empresa, em consonância com sua visão. A comunicação 	deve sempre atuar como reforço do que foi colocado no planejamento 	estratégico. Dessa forma, a comunicação integrada reúne os esforços 	de comunicação institucional (que tem como objetivo conquistar a 	credibilidade, confiança e simpatia dos stakeholders da organização, 	através de mensagens sobre a instituição como um todo, ajudando na 	construção da identidade e imagem corporativa), administrativa 	(relacionada com o ambiente administrativo da empresa, cuidando de 	seus fluxos, níveis e redes de comunicação), comunicação interna 	(voltada aos colaboradores, mantendo-os a par do que ocorre na 	empresa e o que esta espera deles, além de motivá-los) e 	mercadológica (voltada para o relacionamento e conquista do 	mercado).
*
*
COMUNICAÇÃO INTEGRADA 
DE MARKETING
	
	Não basta as diversas áreas responsáveis pela comunicação 	conversarem de forma produtiva, coordenando suas atividades. É 	preciso que haja um planejamento conjunto, a fim de observar metas 	e objetivos da empresa e apontar as soluções de comunicação 	necessárias. A partir disso, essas ações de comunicação devem ser 	setorizadas por departamentos/especialidades, que devem segui-las 	sempre com base no planejamento realizado conjuntamente.
 
	A comunicação integrada busca criar sinergia entre os esforços de 	comunicação, além de unificar a linguagem empresarial. Sempre que 	possível, as ações devem ser coordenadas e integradas. O 	compartilhamento de informações entre os programas da empresa 	também é vital e, para isso, surge com muita força a gestão do 	conhecimento, facilitada por bancos de dados, mapas mentais e 	intranets.
*
*
 
COMUNICAÇÃO INTEGRADA 
DE MARKETING
 
	
RESUMINDO:
  
	A comunicação integrada é um dos aspectos de maior importância na 	atual conjuntura mundial, propiciando uma relação harmoniosa entre 	a empresa e seus stakeholders.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando