Buscar

Prova discursiva

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Prova exame de libras 
Disciplina(s):
Libras
Questão 1/3
Leia o fragmento de texto a seguir:
 
“(...) atualmente as políticas oficiais emanadas apontam que a educação dos surdos deva ser bilíngue, assegurando o direito de acesso à Libras e à língua portuguesa escrita, ensinadas no contraturno com a participação de educadores surdos e professore bilíngues”.
FERNANDES, Sueli. Comunicação em Língua Brasileira de Sinais. UFPR/CIPEAD, 2012. Pg. 96.
 
Sobre essa temática, tendo como base todos os artigos lidos, descreva o que consiste a educação bilíngue para os surdos.
 
Nota: 26.7
	Texto 04: Ensino de Língua Portuguesa para Surdos: Caminhos para a Prática Pedagógica
Páginas 22.
 
Os pais devem estar cientes de que existem duas formas de realizar a educação bilíngüe: uma envolve o ensino das duas línguas, em momentos distintos, e a outra caracteriza-se pelo ensino da segunda língua somente após a aquisição da primeira língua. ?
A educação bilíngüe para crianças brasileiras com surdez consiste na aquisição de duas línguas: a língua brasileira de sinais (LIBRAS) e a língua portuguesa (modalidades oral e escrita), com professores diferentes em momentos diferentes, a depender da escolha pedagógica da escola e da família. ?A opção por uma educação bilíngüe oferece às crianças com surdez o ensino da língua de sinais como primeira língua (L1) e o da língua portuguesa como segunda língua (L2).
Questão 2/3
Os textos estudados retratam diversas experiências tanto educacionais quanto do cotidiano das pessoas surdas. Sobre essa temática argumente sobre a importância do encontro “surdo-surdo” na construção da identidade destes indivíduos.
Nota: 16.7
	Espera-se que o aluno relate sobre a a importância do acesso a comunicação, troca de informações, sentimento de pertença, acesso a cultura, educação, cidadania, etc.
 
Texto 3: Ensino de Língua Portuguesa para surdos: Caminhos para a Prática Pedagógica
Páginas 41, 42, 43 e 44.
 
A preferência dos surdos em se relacionar com seus semelhantes fortalece sua identidade e lhes traz segurança. É no contato com seus pares que se identificam com outros surdos e encontram relatos de problemas e histórias semelhantes às suas: uma dificuldade em casa, na escola, normalmente atrelada à problemática da comunicação. É principalmente entre esses surdos que buscam uma identidade surda no encontro surdo-surdo que se verifica o surgimento da Comunidade Surda. Surgem com ela as associações de surdos, onde se relacionam, agendam festinhas de final de semana, encontros em diversos points, como em bares da cidade, em shoppings etc.
Questão 3/3
Leia o quadrinho a seguir:
 
Acesso em 03/04/16 18:28
https://www.facebook.com/354521641247095/photos/pb.354521641247095.-2207520000.145 9719280./1017441118288474/?type=3&theater
Para a criação de mecanismos linguísticos (aprendizagem) e ativar as estruturas latentes dos indivíduos que adquirem uma língua (sejam eles surdos ou ouvintes) um fator é de extrema importância. De acordo com as aulas e os textos lidos explique qual é esse fator e descreva um exemplo de situações a que demonstre a relevância do aprendizado da língua de sinais precocemente pela criança surda.
Nota: 26.7
	Todos estes contemplam sempre a importância do input linguístico para a criação de mecanismos linguísticos e aprendizado de uma língua.
Os exemplos devem referir-se aos pais aprenderem língua de sinais, ou a exposição da mesma na escola e em diferentes contextos na sociedade.
 
Texto 4: Educação infantil – Saberes e Práticas da Inclusão: Dificuldades de Comunicação e Sinalização: Surdez
Páginas 15, 16, 17, 18 e 19.
2.1 A linguagem e a surdez
A linguagem permite ao homem estruturar seu pensamento, traduzir o que sente, registrar o que conhece e comunicar-se com outros homens. Ela marca o ingresso do homem na cultura, construindo-o como sujeito capaz de produzir transformações nunca antes imaginadas.
Apesar da evidente importância do raciocínio lógico-matemático e dos sistemas de símbolos, a linguagem, tanto na forma verbal como em outras maneiras de comunicação, permanece como meio ideal para transmitir conceitos e sentimentos, além de fornecer elementos para expandir o conhecimento. A linguagem, prova clara da inteligência do homem, tem sido objeto de pesquisa e discussões. Ela tem sido “um campo fértil” para estudos referentes à aptidão lingüística, tendo em vista a discussão sobre falhas decorrentes de danos cerebrais ou de distúrbios sensoriais, como a surdez.

Continue navegando