Buscar

Apresentação - AULA 8- poluição do ar

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
*
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
 
CENTRO DE TECNOLOGIA
DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA CIVIL E AMBIENTAL
POLUIÇÃO AMBIENTAL
 CARMEM GADELHA
*
*
POLUIÇÃO AMBIENTAL
 AULA 8 - Poluição do ar
 4.5 O ambiente e a poluição do ar 
4.6 Padrões de qualidade do ar
4.7 Impactos regionais e globais da poluição do ar
4.7.1 Chuva ácida
4.7.2 Aquecimento global
4.7.3- Redução da camada de ozônio
4.8 Controle da poluição do ar
 
*
*
4.5. O meio ambiente e a poluição do ar 
A poluição do ar é um fenômeno recorrente principalmente da atividade humana em vários aspectos. Dentro os quais podem ser destacados:
•	Rápido crescimento populacional, industrial e econômico; 
•	Concentração populacional e industrial; 
•	Hábitos da população; 
•	Grau de controle (medidas adotadas) 
 Os recursos naturais básicos (solo, ar e água) sempre foram capazes de diluir, até concentrações aceitáveis, todas as substâncias neles lançados através de processos naturais normais. 
	 Contudo, as emissões antropogênicas já começam a ameaçar o planeta Terra, praticamente em todos os países, pelo esgotamento desta capacidade de autodepuração.
*
*
4.5. O meio ambiente e a poluição do ar 
Contribui para essa situação, a decisão do ser humano de viver cada vez mais nos centros urbanos aumentando a quantidade de resíduos gerados e lançados, no meio ambiente e, consequentemente os níveis de poluição.
Assim, devido a esses fatos, para aumentar as boas chances de uma melhor qualidade de vida, deve-se : •	Minimizar a geração de resíduos; • Definir e aplicar formas corretas de tratamento e de disposição dos resíduos gerados; • Desconcentrar os grupos humanos e suas atividades econômicas poluidoras. 
Felizmente, o desenvolvimento tecnológico vem sofrendo alterações, pensando-se, cada vez mais, em submeter os novos processos e produtos a análises de custo/benefício (Análise de Ciclo de Vida do Produto) dentro da filosofia de se elaborarem processos e produtos de menor impacto ambiental.
*
*
4.6 Padrões de qualidade do ar
Um padrão de qualidade do ar define legalmente as concentrações limites de poluentes atmosféricos e que, quando ultrapassadas, poderão afetar a saúde, a segurança e o bem-estar da população, bem como ocasionar danos à flora e à fauna, aos materiais e ao meio ambiente em geral.
 Os padrões de qualidade do ar são baseados em estudos científicos dos efeitos produzidos por poluentes específicos e são estabelecidos em níveis que possam propiciar uma margem de segurança adequada.
*
*
 	RESOLUÇÃO/CONAMA 05 de I5 de junho de 1989 
1-Resolve:
Instituir o Programa Nacional de Controle da Qualidade do Ar - PRONAR, como um dos instrumentos básicos da gestão ambiental para proteção da saúde e bem estar das populações e melhoria da qualidade de vida com o objetivo de permitir o desenvolvimento econômico e social do país de forma ambientalmente segura, pela limitação dos níveis de emissão de poluentes por fontes de poluição atmosférica com vistas a:
a) uma melhoria na qualidade do ar; 
b) o atendimento aos padrões estabelecidos; 
c) o não comprometimento da qualidade do ar em áreas consideradas não degradadas.
*
*
 RESOLUÇÃO/CONAMA 05 de I5 de junho de 1989 
2-Estratégias 
 
A estratégia básica do PRONAR é limitar, a nível nacional, as emissões por tipologia de fontes e poluentes prioritários, reservando o uso dos padrões de qualidade do ar como ação complementar de controle.
 
*
*
 	RESOLUÇÃO/CONAMA 05 de I5 de junho de 1989 
2.1 - Limites máximos de emissão 
 
Entende-se por limite máximo de emissão a quantidade de poluentes permissível de ser lançada por fontes poluidoras para a atmosfera.
Os limites máximos de emissão serão diferenciados em função da classificação de usos pretendidos para as diversas áreas e serão mais rígidos para as fontes novas de poluição. 
Entende-se por fontes novas de poluição aqueles empreendimentos que não tenham obtido a licença prévia do órgão ambiental licenciador na data de publicação desta Resolução . Os limites máximos de emissão aqui descritos serão definidos através de Resoluções específicas do CONAMA (CONAMA nº 03/90).
*
*
2.2- Adoção de padrões nacionais de qualidade do ar 
Considerando a necessidade de uma avaliação permanente das ações de controle estabelecidas no PRONAR, é estratégica a adoção de padrões de qualidade do ar como ação complementar e referencial aos limites máximos de emissão estabelecidos.
2.2.1 - Ficam estabelecidos dois tipos de padrões de qualidade
 do ar: os primários e os secundários. 
a) São padrões primários de qualidade do ar ---- as concentrações de poluentes que, ultrapassadas, poderão afetar a saúde da população, podendo ser entendidos como níveis máximos toleráveis de concentração de poluentes atmosféricos, constituindo-se em metas de curto e médio prazo. 
*
*
2.2- Adoção de padrões nacionais de qualidade do ar 
2.2.1 - Ficam estabelecidos dois tipos de padrões de qualidade do ar: os primários e os secundários. 
b) São padrões secundários de qualidade do ar --- as concentrações de poluentes atmosféricos abaixo das quais se prevê o mínimo efeito adverso sobre o bem estar da população, assim como o mínimo dano à fauna e flora, aos materiais e meio ambiente em geral, podendo ser entendidos como níveis desejados de concentração de poluentes, constituindo-se em meta de longo prazo.
Os padrões de qualidade do ar aqui escritos são
definidos através de Resolução específica do CONAMA
nº 03/90).
*
*
RESOLUÇÃO/CONAMA 03 de 28 de junho de 1990
Os padrões nacionais de qualidade do ar fixados na Resolução CONAMA nº 03/90 estão na Tabela 1. 
*
*
2.3.Prevenção de deterioração da qualidade do ar 
Para a implementação de uma política de não deterioração significativa da qualidade do ar em todo o território nacional, suas áreas serão enquadradas em classes I, II e III conforme o uso pretendido.
Através da Resolução específica do CONAMA são definidas as áreas Classe I e Classe III, sendo as demais consideradas Classe II.
*
*
2.3.Prevenção de deterioração da qualidade do ar 
Figura 1- Classificação das áreas do território nacional pelo CONAMA 05/1989
*
*
2.4 - Monitoramento da qualidade do ar 
O monitoramento da qualidade do ar é realizado para determinar o nível de concentração de um grupo de poluentes universalmente consagrados como indicadores, selecionados devido à sua maior freqüência de ocorrência na atmosfera e aos efeitos adversos que causam ao meio ambiente.
A divulgação dos dados do monitoramento é realizada por meio do cálculo dos Índices de Qualidade do Ar (IQAr) – uma ferramenta matemática utilizada para converter as concentrações dos poluentes nas escalas boa, regular, inadequada, má, péssima e crítica. O objetivo do IQAr é permitir uma informação precisa, rápida e facilmente compreendida sobre os níveis diários de qualidade do ar.
*
*
 A Resolução CONAMA nº 03/90 ainda estabelece os Níveis de Qualidade do Ar para elaboração do Plano de Emergência para Episódios Críticos de Poluição do Ar, visando providências dos governos de Estado e dos Municípios, assim como de entidades privadas e comunidade geral, com o objetivo de prevenir grave e iminente risco à saúde à saúde da população. 
Considera-se Episódio Crítico de Poluição do Ar a presença de altas concentrações de poluentes na atmosfera em curto período de tempo, resultante da ocorrência de condições meteorológicas desfavoráveis à dispersão dos mesmos.
RESOLUÇÃO/CONAMA 03 de 28 de junho de 1990
*
*
RESOLUÇÃO/CONAMA 03 de 28 de junho de 1990

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais