Buscar

4. Sistemas eleitorais

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

SISTEMAS ELEITORAIS
São regras necessárias para a garantia da democracia no tocante à apuração de votos e sua conversão em mandatos para os cargos eletivos estabelecidos constitucionalmente. O Brasil adota dois sistemas eleitorais: o majoritário e o proporcional.
1. SISTEMA ELEITORAL MAJORITÁRIO
No Brasil, é adotado nas eleições para:
- Presidente e vice-presidente;
- Governadores e vice-governadores;
- Prefeitos e vice-prefeitos;
- Senadores da República.
Esse sistema leva em conta o número de votos válidos ofertados ao candidato, sem considerar seu partido político. Há duas espécies de sistema eleitoral majoritário: simples (ou de maioria relativa) e absoluto.
1.1. Sistema eleitoral majoritário simples
Contenta-se com a maioria relativa dos votos válidos, bastando o indivíduo obter maior votação. É usado, em nosso país, nas eleições para senadores e para prefeitos de municípios com 200 mil eleitores ou menos.
1.2. Sistema eleitoral majoritário absoluto
Exige a maioria absoluta (mais de 50% dos votos válidos) para considerar o candidato eleito, do contrário haverá 2º turno de votação. Atende às eleições para Presidente da República, governadores dos estados e para prefeitos de municípios com mais de 200 mil eleitores.
2. SISTEMA ELEITORAL PROPORCIONAL
É um sistema que assegura aos partidos políticos uma representação correspondente à força numérica de cada um. O principal instrumento do sistema proporcional é o chamado quociente eleitoral. Esse mecanismo define os partidos e/ou coligações que ocuparão as vagas em disputa nos cargos de deputado federal, deputado estadual e vereador.
O quociente eleitoral é determinado dividindo-se o número de votos válidos apurados pelo número de vagas a preencher em cada circunscrição eleitoral. Define-se a quantidade de votos válidos necessários para ser eleito pelo menos um candidato por uma legenda partidária dividindo-se o total de votos do partido ou coligação pelo quociente eleitoral.
O Sistema Eleitoral Proporcional adotado no Brasil é o de lista aberta, onde é apresentado ao eleitor tanto a possibilidade de votar em seu candidato preferido quanto na legenda de algum partido. Os arts. 105 e segs., do Código Eleitoral, regulamentam a distribuição das vagas.

Continue navegando