Buscar

Aula 7 - Ação Predatória do Homem

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

AULA 7
A Ação Predatória Do Homem
Ações predadoras do homem agridem a natureza de tal forma que colocam em risco a própria espécie humana. Na atualidade, há uma divulgação maior dos graves problemas advindos dos males feitos pelo homem ao planeta. 
Na presente aula, vamos observar algumas ações predadoras que poderiam ser evitadas mas que, infelizmente, em razão de um pensamento dominante desprovido de Ética Ambiental, provocam malefícios tremendos a todos os habitantes do planeta.
No Brasil, a Mata Atlântica é o segundo bioma mais ameaçado de extinção do planeta. Para se ter uma ideia da dimensão do problema, somente as florestas de Madagascar estão mais ameaçadas. Apesar disso, a Mata Atlântica ainda mantém índices altíssimos de biodiversidade (um dos maiores do mundo). Uma grande diversidade biológica convive com uma grande ameaça.
A emissão e acumulação de gases na atmosfera, como o dióxido de carbono, é conhecida mundialmente como efeito estufa. Entre suas principais causas, estão a queima de combustíveis fósseis, a devastação e a queima de áreas florestais, como a Floresta Amazônica etc.
Clima e efeito estufa
O clima da Terra é um produto de interações complexas da atmosfera, oceanos, calotas glaciais, seres vivos e até mesmo rochas e sedimentos. Nessa interação, estão presentes diversos gases naturais. Dentre estes, estão aqueles que provocam o famoso efeito-estufa em virtude de seu acúmulo (acúmulo este influenciado pela ação humana).
Principais gases-estufa da atmosfera
O vapor d'água é um dos constituintes variáveis do ar atmosférico, chegando a ter 4% em volume.
As principais reservas de carbono da natureza, liberado durante a fotossíntese, são a biota, o solo e os oceanos. Isto representa cerca de 14% do teor total de CO2 da atmosfera. O metano é o segundo gás-estufa em inportância, produzido durante a decomposição anaeróbica. O óxido nitroso é ainda mais potente que o metano, e sua eficácia é cerca de 230 vezes superior à do CO2.
Segundo Legget (1992), gases-estufa são aqueles que provocam a retenção da radiação infravermelha na atmosfera, aquecendo a superfície da Terra, além da camada inferior da atmosfera.
Nos últimos anos, a Amazônia passou a ser considerada internacionalmente como a campeã mundial de queimadas.
Dos 8.511.960 km² do Brasil, quase 2,9 milhões eram cobertos pela floresta Amazônica até o final da década de 1960. Hoje, a extensão florestal do país foi reduzida a cerca de 2.200.000 km².
Kirchhoff afirma que as queimadas em todo mundo representam 25% do CO2 produzido por todas as fontes de produção, sendo as queimadas na região tropical responsáveis por 11,2% deste total.
Uma forma de se evitar tal dano pode ser a educação. Por isso passou-se a falar em Educação Ambiental.
Corrigindo pela Educação - Em razão desses fatos que corroem e depredam a natureza, entende-se que uma forma de evitar tal dano começa com a:a Educação Ambiental.
A Constituição da República Federativa do Brasil, promulgada em 5 de outubro de 1988 diz que:
Artigo 225 - Todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações. 
Em seu parágrafo VI encontramos que “é dever promover a educação ambiental em todos os níveis de ensino e a conscientização pública para a preservação do meio ambiente.”
Percebemos, então, que a Educação Ambiental é um processo permanente que articula conhecimentos, atitudes e valores, e não apenas uma transmissão de informações. Ela envolve a participação individual em processos coletivos, trabalhando desde a perspectiva local até a global.
Características da Educação Ambiental:
Consegue mudar a visão da pessoa em relação ao local onde vive.
Envolve a família e a coletividade.
É obrigatória em todos os níveis de ensino, mas não é uma disciplina.
Estimula o senso crítico e a compreensão da complexidade dos aspectos que envolvem a realidade em torno de si.
Não tem uma proposta fechada de metodologia ou prática.
A Educação Ambiental não é uma disciplina, mas um processo permanente que combina conhecimentos, atitudes e valores.
"Para ver o universal e o imanente Espírito da Verdade face a face é preciso ser capaz de amar a mais ínfima das criaturas como se ama a si próprio. E um homem que a isso aspira não pode ser omisso em nenhum aspecto da vida". Ghandhi

Continue navegando

Outros materiais