Buscar

Crib wall - Fundações e Contenções PINI

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Fundações e Contenções
2) Crib wall: contenção de muro em fogueira
Estrutura faz contenção por meio de módulos em formato de grade preenchidos com material granular
Por Rodnei Corsini
Edição 11 - Dezembro/2011
Tweet
O crib wall é uma estrutura de contenção feita com módulos montados por meio da sobreposição de peças de concreto, metal ou madeira. Os módulos são preenchidos por brita ou terra, criando uma estrutura que exerce a contenção por meio de gravidade. São usados em taludes cortados ou aterros, geralmente em obras rodoviárias. É uma estrutura de contenção considerada de baixo custo, em que as peças mais usadas são as pré-fabricadas de concreto armado. Entre os módulos e as peças, costuma-se plantar vegetações. Por conta de seu formato semelhante a fogueiras típicas de festas juninas, no Brasil ele também é chamado de "muro em fogueira".
	
1) Peças
Os elementos principais são feitos com peças normalmente de concreto armado e pré-fabricadas. Também podem ser usadas peças de madeira ou metal. Essas peças devem ser moldadas em fôrmas com bom acabamento e durabilidade para maior rapidez de fabricação e melhor aspecto da obra. Os elementos da estrutura do crib wall são responsáveis pela resistência à tração, dando mais solidez ao conjunto.
2) Execução dos módulos
Os módulos, ou grades, são montados atentando para o alinhamento e amarrações ou encaixes das peças definidos em projeto. As peças são sobrepostas e, os módulos, justapostos. Em obras de contenção definitiva, devem ser usadas mantas geotêxteis entre a estrutura e o maciço natural. A montagem pode ser feita em encostas bastante íngremes e pouco estáveis, e a estrutura pode alcançar grandes alturas (superiores a 15 m). O sistema pode ser montado e remontado.
3) Preenchimento
O espaço interno dos módulos é preenchido com material granular graúdo, o qual é compactado. No preenchimento pode ser usado solo, entulho ou, preferencialmente, blocos de rocha ou seixos. O material de preenchimento garante a resistência à compressão, ao cisalhamento e ao peso da estrutura.
4) Comportamento
As estruturas são capazes de se acomodar a recalques das fundações e funcionam como muros de gravidade. Formam um corpo resistente, pelo seu peso, às solicitações das terras que devem escorar. São elementos drenantes e flexíveis - por isso, têm boa adaptação 
a recalques.
 
Medição e pagamento
Para pagamento, o serviço costuma ser medido por unidade de peça confeccionada e montada no local da obra. A escavação, o enchimento de cavas, o aterro e o elemento drenante costumam ser medidos, separadamente, por metro cúbico de material.
 
Fontes: Departamento de Infraestrutura de Transportes da Bahia (Derba) e "Manual de Conservação Rodoviária" do Departamento de Estradas de Rodagem do Estado de Minas Gerais (DER-MG)

Outros materiais