Buscar

Caso concreto de Ciência Política 12 CORRIGIDO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Caso Concreto 
Tema: Formas de Estado
Num Estado unitário, em que a totalidade das competências do Estado e do Governo se concentra em princípio no Poder Central, ao qual cabe delegar algumas delas às regiões, em razão do equilíbrio entre necessidade e possibilidade de cumpri-las, as políticas sociais se executam forçosamente a partir de decisões desse poder politicamente unificado e administrativamente delegado. Numa federação, essas decisões cabem, tanto no âmbito político como na esfera administrativa, às suas diferentes unidades, autônomas em ambos os sentidos. Esse paradigma é possível nos Estados de pequena expressão territorial, de pouca densidade étnica e cultural, equilibrados economicamente, ou seja, federações simétricas. Nas federações assimétricas, como o Brasil, os Estados Unidos, a Índia e a Rússia, são necessárias políticas compensatórias, como forma mais democráticas de reduzir as desigualdades, as assimetrias...
1 Como podemos estabelecer a distinção entre Estado Unitário e Estado Federal?
No estado unitário as competências do estado estão centralizadas em apenas um ente, não havendo assim unidades autônomas, podendo haver subdivisões territoriais, mas para efeitos meramente administrativos. Tomando por exemplo o Brasil imperial.
No estado federal o poder é compartilhado entre vários entes a união os estados e municípios, cada um dotados de competências próprias e gozam de autonomia em relação a outros como os concede a constituição atual, tomando por exemplo o Brasil atual.
2 Qual é o modelo de federação adotado na CRFB/88?
Modelo federal, republicano, presidencialista.

Outros materiais

Outros materiais