Buscar

Tridimensionalidade do direito aplicado a um caso concreto

Prévia do material em texto

Brenda Borba dos Santos Neris – DIREITO 2016.2 (M)
Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Centro de Ciências Sociais Aplicadas
Introdução ao Estudo do Direto
A TRIDIMENSIONALIDADE DO DIREITO APLICADA A UM CASO CONCRETO
 Dado o caso concreto, articularei as vertentes de avaliação de casos e exemplos das aplicações das perspectivas do direito.
CASO CONCRETO: Indivíduo de idade 23 anos mantem relações sexuais com menor que possui 13 anos (consideram-se vulneráveis adolescentes menores de 14 anos). Os mesmos possuem 1 (um) filho juntos, mantêm relação estável à 1 (um) ano, como também residem na propriedade dos pais da vítima.
 Existem no estudo do direito três formas de se avaliar um caso.
1. Tem-se a perspectiva da validade a qual seria a dimensão “normativa” ou “dogmática” do direito, em síntese, seria a perspectiva da dogmática jurídica, ou o direito “como ele é”. Esta forma de avaliação do caso seria a de aplicação das normas como elas são. A aplicação no caso concreto se daria pela retenção do indivíduo pelo período de 8 à 15 anos, pela justificativa de abuso de vulnerável. Ou seja, houve uma aplicação fria da lei, onde se considerou apenas a validade das normas estabelecidas, de modo a sentenciar o individuo por um crime.
2. Há também a perspectiva da eficácia social, esta vertente estuda a eficácia da lei na sociedade, podendo até ser em uma região restrita. A dimensão da sociologia jurídica leva em consideração a realidade social no qual o indivíduo se insere, e se realmente a lei se cumpre factidicamente. A relação desta perspectiva com o caso concreto deveria considerar a aplicabilidade da lei no contexto social que se insere o indivíduo, de modo, a ter conhecimento, se tal delito é na realidade punível frequentemente, de modo a sentenciar ou absolver o indivíduo dependente do resultado da pesquisa social realizada.
3. Por último temos a perspectiva da “legitimidade” da lei, pelo qual os filósofos do direito examinam por meio de uma reflexão filosófica como a lei surgiu, o porquê, sua finalidade, e se esta corresponde aos anseios sociais vigentes. No caso dado, seria uma reflexão profunda sobre o conceito de justiça, e se esta justiça está sendo aplicada adequadamente. Podendo então sentenciar ou absolver o acusado, de acordo com a definição alcançada.

Continue navegando