Buscar

HISTORIA DO DIREITO O CODIGO DE HAMMURABI

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

HISTORIA DO DIREITO O CODIGO DE HAMMURABI
Antes do conhecimento da escrita já existia um direito mínimo, que regulamentava as relações interpessoais que ocorriam nas sociedades primitivas, muitos doutrinadores classificam esse direito como um direito gestacional ou um direito de informação, que era um direito baseado em templos religiosos, onde os povos viviam em comunidade e se dividiam em grupos. 
A partir de um tempo com o aumento de pessoas na comunidade os homens sentiram-se a necessidade de disciplinar a sua própria conduta, traçando normas de respeito ao direito de cada um, a mais grandiosa inversão dessa gente da mesopotâmia foi passar para uma superfície símbolos que expressavam idéias; a isso chamamos de escrita, com o surgimento da escrita três são os principais fatores histórico arcaicas de sociedade para as primeiras civilizações a antiguidade.
(a) surgimento as cidades
(b) invensao e domínio da escrita 
(c) advento o comercio
Os mais antigos documentos de natureza jurídica apareceram por volta de 3100 a.C no Oriente próximo tanto no Egito como na Mesopotâmia. A simples transmissão oral da cultura passou a ser insuficiente para a preservação a memória e entidade dos primeiros povos urbanos, já que possuíam estruturas religiosas, política e econômica, mas diferenciadas.
O tipo e escrita que inventaram foi a cuneiforme, o corpo a lei mais antigo que se conhece é o de Ur-Nammu (fundador a terceira dinastia de Ur,211-2094 a.C) do qual chegou ate nos somente os dois fragmento de um tablete de argila. Em 1948 outras leis também foram identificadas, no final do século de 1901 e inicio de 1902 d.C, uma expedição arqueológica francesa encontrou uma pedra de direito negro e 2,25 m de altura, contendo um conjunto de leis com 282 artigos, posto de maneira organizada, ao qual clamamos hoje de Código de Hammurabi, tudo indica que esse código foi utilizado pelos aplicadores do direito na época denominados práticos, outros textos relacionados a pratica jurídica que datam da mesma época indicam existência de uma organização jurídica desenvolvida sobretudo no domínio do direito privado, e mais particularmente quando se refere aos contratos.
O código de esnunna continha cerca e 60 artigo, sendo uma mistura entre direito penal e civil o que futuramente caracteriza o código de Hammurabi diante desse código uma punição severa que permeia os povos antigos e a lei de talião onde a punição e impor ao criminoso o mesmo sofrimento causado pelo crime. E o famoso olho por olho dente por dente.
Referencia
ROMAO,Jacqueline Moura. Historia do direito. 3. Rio de Janeiro: Ed. Reitora Rio, 2003.

Outros materiais