Buscar

Direito Internacional

Prévia do material em texto

Direito Internacional
Conceito: De acordo com o professor Francisco Exec o direito internacional é o conjunto de princípios e normas costumeiras positivadas que representam direitos e deveres aplicáveis as relações dos Estados e da sociedade internacional, importante ressaltar que o direito Internacional não submete os Estados que dele participam a nenhuma autoridade superior, os Estados e organizações internacionais são hierarquicamente iguais.
Características: De acordo com as normas de Direito Internacional é possível dizer que no Direito Internacional publico ocorre a regulação da sociedade internacional descentralizada, através de uma coordenação criada por meio de tratados convenções e organizações internacionais, vale ressaltar que as normas estabelecidas em convenções e tratados internacionais devem ser cumpridas sob pena de sanção ao país signatário descumpridor, sejam econômicas ou de intervenção. 
Objeto: O principal objeto do Direito Internacional são os Estados Soberanos e alem deles as Organizações Internacionais. 
Distinção entre direito publico e privado: Direito publico regula as relações jurídicas do estado o próprio estado, e o privado regula as relações entre particulares. 
Direito Internacional Público
Obs.: O Direito Interno brasileiro se caracteriza por estabelecer uma ordem jurídica constitucional, cujo a base é a Constituição Federal ficando as demais normas a ela submetidas, a contrario senso o direito internacional publico não possui entre as suas fontes qualquer relação hierárquica, há uma isonomia entre ela de forma que todas podem alterar umas as outras.
Distinções: As teorias que traçam a distinção entre o direito internacional publico e o direito interno se dividem da seguinte maneira, a teoria dualista estabelece que o direito internacional e o direito interno são ramos diferentes de aplicação do direito ordenamentos jurídicos distintos e totalmente independentes entre si, neste sentido não ocorrendo conflito de normas entre eles. A teoria dualista estabelece que o direito internacional publico existe para gerenciar a convivência e as relações entre estados organizações internacionais e indivíduos do outro lado o direito interno é o conjunto de normas regras e princípios que regem o ordenamento jurídico da sociedade brasileira, monismo ou teoria monista existe defendendo a ideia de que o direito internacional publico e o direito interno são interdependentes entre si, e podem gerar conflitos entre as normas internacionais e as normas internas ainda neste contexto o conflito seria solucionado da seguinte maneira, primeiro se o pais adorar a teoria monista internacional prevalecem as normas internais sobre as internas; segundo se o país adotar a teoria monista nacionalista as normas de direito publico interno prevaleceram em qualquer circunstância. 
Objeto: O direito internacional tem por principal objeto as relações jurídicas que se desenvolvem entre estados, organizações e empresas que possuam personalidade jurídica de direito publico internacional. 
OBS.: A criação das organizações internacionais ocorreu após a segunda guerra mundial em razão de uma atividade interestatal que verificou a necessidade de regulamentar a situação do pós-guerra.
Fundamento do Direito internacional Público: Ou seja o pacto faz lei entre as partes e por tal razão deve ser cumprido, esta é situação gera na doutrina majoritária um conflito de posições, segundo a teoria vonluntarista o fundamento do direito internacional envolve as seguintes questões primeiro auto limitação da vontade das partes em razão do beneficio comum, o direito das gentes existe em função da vontade da maioria dos estados, terceira a vontade coletiva prevalece em detrimento da vontade individual, do outro lado a teoria do objetivismo determina que o direito das gentes não leva em consideração a vontade dos seus membros neste caso as normas internacionais tornar-se-iam obrigatórias em razão de um bem maior, que é a convivência da comunidade internacional. 
A sociedade internacional é aquela formada por estados, organizações, internacionais e indivíduos, por outro lado a comunidade internacional pode ser conceituada pela união espontânea de pessoas ou estados em razão de afinidades culturais sociais religiosas ou familiares. A sociedade internacional se caracteriza pela isonomia universalidade, a comunidade internacional vai se caracterizar pela convivência em função de afinidades coincidência 
Relações entre direito internacional publico e direito interno: O Direito interno brasileiro se caracteriza por estabelecer uma ordem jurídica institucional cujo a base é a constituição Federal ficando as demais normas a ela submetida, ao contrario senso o Direito Internacional Publico não entre as suas fontes qualquer relação hierárquica a uma isonomia entre elas de forma que todos podem alterar umas as outras como por exemplo: Um costume pode ser alterado por um acordo... 
Distinções Entre direito internacional publico e direito interno: Existem duas teorias sobre este tema: 
Dualista: A teoria estabelece que o direito internacional e o direito interno são ramos diferentes de aplicação do direito ordenamentos jurídicos distintos e totalmente independentes entre si, neste sentido não ocorreriam conflito de normas entre eles a teoria dualista estabelece que o direito internacional publico existe para gerenciar a convivência e as relações entre estados, organizações internacionais e indivíduos. Do outro lado o direito interno é o conjunto de normas regras e princípios que ira regulamentar a vida na sociedade brasileira. 
Monista: Esta teoria defende a ideia de que o direito internacional publico e o direito interno são interdependentes entre si, e podem gerar conflitos e podem gerar conflitos entre as normas internacionais e as normas internas, ainda neste contexto o conflito seria solucionado da seguinte maneira: 1º Se o pais adotar a teoria monista internacional prevalece as normas internacionais sobre as internas; 2º Se o pais adotar a teoria monista nacionalista prevalece as normas de direito publico interno em qualquer situação.
Objeto do Direito Internacional: O direito internacional tem por principal objeto as relações jurídicas que se desenvolvem entre estados, organizações e empresas que possuam personalidade jurídica de direito publico internacional. OBS.: A criação das organizações internacionais ocorreu após a II guerra mundial em razão de uma atividade interestatal que verificou a necessidade de regulamentar a situação do pós-guerra.
Fundamento do Direito Internacional Publico: Tem sua fonte principal o pacta sun ser vanda, ou seja, o pacto faz lei entre as parte e por tal razão deve ser cumprido, essa situação gera na doutrina majoritária um conflito de posições, segundo a teoria voluntarista o fundamento do direito internacional envolve as seguintes questões: 1º a delimitação da vontade das partes em razão do beneficio comum, a vontade de um não pode contrapor a do outro; 2º O direito das gentes existe em função da vontade da maioria dos estados; 3º a vontade coletiva prevalece em detrimento da vontade individual, por outro lado a teoria do objetivismo determina que o direito internacional não leva em consideração a vontade dos seus membros, neste caso as normas internacionais torna-se-iam obrigatórias em razão de um bem a convivência internacional 
Sociedade Internacional X Comunidade Internacional: A sociedade internacional e aquela formada por estados, organizações internacionais e indivíduos, por outro lado a comunidade internacional pode ser conceituada pela união espontânea de pessoas ou Estados em razão de atividades culturais, sociais, religiosas ou familiares. A sociedade internacional se caracteriza pela isonomia universalidade e esta aberta para qualquer pessoas, a comunidade internacional vai se caracterizar pela convivência em função de atividades. 
Tratados Internacionais: 
Conceito: E o acordo internacional celebrado entre Estados soberanosou outros sujeitos de direito internacional, com o escopo de regulamentar situações sociais politicas econômicas, comerciais e outros. Vale ressaltar que os tratados devem ser realizados por escrito não se admitindo a forma verbal, como nos ensina o artigo 2º, §1º, a da convenção de Viena 1969. 
Características: Os tratados serão um acordo de vontade escritos; em caso de erro dolo ou ameaça entre os estados este sera nulo; gera norma jurídica obrigatória; pode ser pactuada por qualquer estado membro; deve ser regido pelo direito internacional publico poderá esta contido em um ou mais instrumentos. 
Nomenclaturas: 
Tratados Internacionais: Não tem denominação especifica, eles poderam ser denominados de varias formas como por exemplo: Tratado, pacto, acordo, carta... É importante ressaltar e exceção que são os tratados praticados pelo vaticano denominado de concordata esses tratam de matéria relacionada de santa fé. 
Convenção: É um tratado que cria normas gerais a cerca de assuntos de interesse comum dos Estados. Ex.: Mar territorial, espaço aéreo... 
Declaração: É uma forma de tratado usado para acordos que criam princípios jurídicos comuns ou afirmam uma atitude politica comum. Ex.: É comum que os Estados se reúnam para questionar razoes de alguns Estados. 
Ato: O ato é uma espécie de tratado que estabelece regra de direito entre estados, vale ressaltar que alguns atos praticados não tem força obrigatória, geram apenas sansões de caráter politico ou moral. 
Pacto: Foi utilizado pela primeira vez em 1928 pela liga das nações com objetivo de renunciar a uma possível guerra. 
Protocolo: É uma forma de tratado em que são criadas normas jurídicas sobre situações especificas como por exemplo o caso da normatização das competências da secretarias gerais das nações unidas. 
Estatuto: É uma espécie de tratado que ira regular relações coletivas, por exemplo o estatuto da corte internacional de justiça. 
Acordo: É o pacto bilateral ou multilateral que regulamenta as relações jurídicas de interesse das partes sejam estados ou organizações internacionais, normalmente os acordos são utilizados nas esferas econômicas comercial cultural ou financeira
Modus vivente: É um acordo temporários sobre determinada situação que vincule dois ou mais estado. 
Concordata: É uma modalidade de tratado internacional especifico do vaticano que poderá regular as relações politicas e econômicas da Santa Sé como os estados, bem como as relações internas da cúria romana. 
Compromisso: É uma obrigação assumida por um Estado é possível definir como um acordo sobre litigio ou situações divergentes entre estados que podem ser alvos de mediação e arbitragem. 
Troca de Notas: São acordos de materiais administrativos no âmbito das organizações internacionais. 
Carta: É um acordo internacional em que se traduz pela implementação de politicas publicas internacionais no sentido de se admitir direito e deveres entre membros da mesma sociedade internacional. Ex.:Comunidade Europeia. 
Convenio: Tem a modalidade técnico cientifica e administrativa, os convênios surgiram como forma de viabilizar estruturar normas que unificam a efetivação de acordos internacionais, nas mais diversas áreas inclusive técnico cientifica e transporte.

Continue navegando