Buscar

RESENHA METODOLOGIA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Universidade do Estado da Bahia – DEDC XII
Bacharelado em Enfermagem
Componente curricular: Metodologia 
 O filme O Óleo de Lorenzo se trata se uma obra americana dirigida por George Miller, lançado no ano de 1992 protagonizada pelos atores Susan Sarandon, Nick Nolte, e Peter Ustinov que interpretaram os personagens Michaela Odone, Augusto Odone e Lorenzo Odone respectivamente. A obra conta a historia de Lorenzo Odone um menino de seis anos que descobre uma doença rara chamada adrenoleucodistofia (ALD), de cunho genético transferida pelo cromossomo X. O menino começa a ficar com fragilidade muscular, entre outros sintomas, o que leva seus pais a fazer exames, e assim, descobrem a doença.
 Por ser uma doença rara e há pouco tempo conhecida no filme, não existia tratamento efetivo, apenas sabia-se que a mesma afetava a bainha de mielina das células nervosas, dificultando assim a transmissão efetiva dos impulsos elétricos através do corpo. Por conta disso, todo o organismo fica acometido, aonde ele vai se degenerando aos poucos até a morte do indivíduo, com expectativa de vida de no máximo 10 anos, como foi relatado pelos médicos aos pais de Lorenzo.
 Pode-se perceber o conhecimento religioso no filme em dois momentos distintos. O primeiro quando a família de Lorenzo descobre sua doença e começa a questionar sua fé, os levando a ir à igreja em certo momento. Eles partem do principio popular de se apegar à fé, quando se sentem ameaçados pela doença do seu filho. Em um segundo momento, quando Lorenzo já se encontra bastante debilitado, um africano conhecido da família é chamado para fazer companhia a Lorenzo, evidenciando a fé que sua mãe tinha em que a companhia de um “amigo” faria Lorenzo se sentir melhor.
 O conhecimento popular aparente no filme se dá quando os pais de Lorenzo descobrem que o óleo que pode ajudar no tratamento do mesmo já era utilizado na Índia. E partindo do conhecimento da sua utilização, eles começaram a indagar a possibilidade dele poder ser utilizado também em seu filho.
 Ao decorrer de todo o filme, o conhecimento científico pode ser visto. Porém, há momentos em que ele pode ser melhor evidenciado, como quando os médicos não aceitam de forma alguma a administração do óleo descoberto pelos pais de Lorenzo em outras crianças portadoras da doença. Essa rejeição se deve ao fato de não terem sido feitos testes que realmente comprovassem a eficácia do óleo, além do mesmo ser tóxico para ratos.
 Assim como o conhecimento científico, o conhecimento filosófico pode ser visto durante muitas cenas. Observa-se principalmente pela inquietação dos pais de Lorenzo diante das poucas respostas da medicina para o problema. A todo o momento eles questionam, refletem e buscam além do que lhes é mostrado e dado como verdade absoluta. E por conta disso, eles acabam descobrindo o Óleo de Lorenzo, que retardou a doença do mesmo e o possibilitou viver até os trinta anos.

Outros materiais