Buscar

APOL 3 Português nota 100

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Questão 1/5
“O Pacto Global é uma iniciativa desenvolvida pelo ex-secretário-geral da ONU, Kofi Annan, com o objetivo de mobilizar a comunidade empresarial internacional para a adoção, em suas práticas de negócios, de valores fundamentais e internacionalmente aceitos nas áreas de direitos humanos, relações de trabalho, meio ambiente e combate à corrupção refletidos em 10 princípios. Essa iniciativa conta com a participação de agências das Nações Unidas, empresas, sindicatos, organizações não-governamentais e demais parceiros necessários para a construção de um mercado global mais inclusivo e igualitário. Hoje já são mais de 12 mil organizações signatárias articuladas por cerca de 150 redes ao redor do mundo.”
http://www.pactoglobal.org.br/artigo/70/O-que-eh
A partir destas informações, relacione a primeira coluna com a segunda e a seguir assinale aquela que CORRESPONDE aos dez princípios do Pacto Global:  
	a) Trabalho
 
	( ) A abolição efetiva do trabalho infantil.
 
	b) Contra Corrupção
 
	( ) As empresas devem apoiar uma abordagem preventiva aos desafios ambientais. 
	c)   Meio Ambiente
 
	( ) As empresas devem combater a corrupção em todas as suas formas, inclusive extorsão e propina.
 
	d) Direitos Humanos
 
	( ) As empresas devem apoiar a liberdade de associação e o reconhecimento efetivo do direito à negociação coletiva. 
	 
	( ) As empresas devem incentivar o desenvolvimento e difusão de tecnologias ambientalmente amigáveis. 
	 
	( ) Assegurar-se de sua não participação em violações dos direitos humanos.
 
	
	A
	a – c – b –a – c - d
	
	B
	b – c – b –a – c - d
	
	C
	a – d – b – b – c - d
	
	D
	d – c – b – a – a - d
	
	E
	a – a – b – d – c - a
Questão 2/5
Maria será promovida no próximo mês, ela é gerente de um banco na cidade onde mora. Para ela esta notícia foi recebida em um momento bom porque ela se casou há poucos meses. O esposo de Maria, o José, é um dos principais jornalistas desta cidade. Em conversa no horário de almoço com seu esposo, recebe uma informação privilegiada de um cliente que ocupa uma posição estratégica em uma grande empresa. Diante da ética e moral, ela está pensando se pode contar o que sabe a alguém, ela sabe que a informação é privilegiada. Já Alice supervisora neste mesmo banco está recebendo um cliente que é dono de uma concessionária. Ele veio pedir um empréstimo. No dia anterior, ela e o esposo decidiram trocar de carro e eles querem um modelo exclusivo que acaba de chegar na concessionária de seu cliente. O cliente precisa do empréstimo que ela pode liberar e Alice do desconto na compra do veículo. Nestes dois casos podemos perceber que falar de ética nas empresas deve-se antes levar em consideração seus funcionários.
Diante do exposto, selecione a alternativa correta.
I - Maria se beneficia da informação e conta o que sabe para o Gerente Geral. Com esta informação o Gerente Geral fecha um grande contrato na empresa do cliente. Porém, a informação é de cunho pessoal do cliente e utilizada para fechar o contrato. Conclui-se que Maria agiu de maneira ética, se beneficiando de uma informação pessoal do cliente.
II - Diante da vontade dela e do esposo em obter um carro novo, Alice concede empréstimo ao cliente, e em troca ganha desconto na compra do carro novo, mesmo sabendo que o cliente estava com restrições que impossibilitava o empréstimo. Conclui-se que Alice agiu de maneira ética, se beneficiando ao conceder empréstimo ao cliente já endividado, causando possível prejuízo ao banco.
III - Alice não concede o empréstimo ao cliente, pois o mesmo estava com o nome com restrições, e perde o desconto na compra do carro. Conclui-se que Alice agiu de maneira ética, pois não se beneficiou ao conceder empréstimo para o cliente já endividado.
Respostas possíveis:
	
	A
	As afirmações (i) e (ii) são verdadeiras.
	
	B
	Somente a afirmação (iii) é verdadeira.
	
	C
	As afirmações (i) e (iii) são falsas.
	
	D
	Somente a afirmação (i) é verdadeira.
	
	E
	As afirmações (I), (II) e (III) são verdadeiras.
Questão 3/5
Leia o trecho do relatório de ética e transparência da Natura: "a aprovação da nova lei brasileira anticorrupção (12.846/13) significou um importante passo para o País no desenvolvimento de um mercado mais íntegro e ético, ao tornar mais rígido o controle dos crimes de corrupção e suborno praticados ou favorecidos por organizações privadas. A nova legislação valoriza a implementação de códigos de conduta nas empresas, a existência de canais para o endereçamento de denúncias de irregularidades, ações de treinamento e de sensibilização de seus colaboradores, dentre outros." A elaboração de códigos de conduta ou código de ética por parte das empresas tem por objetivo concretizar os princípios, a visão e a missão da empresa ou da profissão, colaborando para uma sociedade mais justa.
http://www.natura.com.br/sites/default/files/static/relatorio/7_2_etica_e_transparencia.html
A partir destas informações, assinale entre as definições a seguir aquela que CORRESPONDE ao código de ética nas empresas:
(i) O Código de Ética um documento elaborado em formato de texto com ordens definidas que norteiam os indivíduos quanto às suas posturas e atitudes ideais.
(ii)Visa, dentre outros instrumentos o incentivo à voluntariedade e à humanização, em vista da criação de algumas atividades profissionais, é redigido, analisado e aprovado pela sua entidade de classe, organização ou governo competente, de acordo com as atribuições da atividade desempenhada, proporcionando benefícios éticos para a sociedade.
(iii) Esta ordem enquadra os indivíduos a uma conduta determinada exclusivamente com a boa imagem do indivíduo.
Respostas possíveis:
	
	A
	As afirmações (i) e (ii) são falsas
	
	B
	As afirmações (i) e (iii) são verdadeiras
	
	C
	Somente a afirmação (iii) é verdadeira
	
	D
	As afirmações (ii) e (iii) são falsas
	
	E
	Somente a afirmação (ii) é verdadeira
Questão 4/5
Leia o texto a seguir:
	Texto expositivo
 
Característica dos artigos científicos, também aparece nos livros didáticos. É um texto fechado, sem espaço para várias interpretações. "Baseado em comprovações obtidas por meio de experiências, o autor deixa claro o caminho que fez para chegar à conclusão, comprovando ou refutando uma hipótese inicial", diz Marcos Engelstein. O livro didático tem a vantagem de simplificar o discurso científico. Mas, para fazer os alunos avançarem, é preciso colocá-los em contato com textos que circulam no meio acadêmico, mais complexo.
 
http://revistaescola.abril.com.br/ciencias/pratica-pedagogica/conhecer-questionar-textos-expositivos-instrucionais-525607.shtml
 Pode-se afirmar em relação ao texto expositivo
	
	A
	Típico das experiências práticas que caracteriza-se por uma sequência de instruções que, se mal interpretadas, podem levar a conclusões incorretas.
	
	B
	Ao aproximar o conteúdo escolar dos fatos cotidianos, reportagens de jornais e revistas (sobretudo as de divulgação científica) possibilitam discussões sobre saúde, alimentação, meio ambiente e tecnologia. 
	
	C
	É usado para conhecer de maneira breve informações sobre determinado tema. Esse tipo de texto é apresenta dados e referências, sem interferência de subjetividade, desde sentimentos, sensações, apreciações do autor ou opiniões.
	
	D
	Apresenta informações sobre um objeto ou fato específico, sua descrição e a enumeração de suas características. Esse deve permitir que o leitor identifique, claramente, o tema central do texto.
Questão 5/5
A estrutura de um artigo científico tem certo rigor, porém dependo do assunto, quem produz o texto, para quem e para que ele pode variar de forma. Em relação a finalidade do artigo cientifico marque a afirmação correta:
	
	A
	Instruir a escrita de um relatório científico.
	
	B
	Persuadir o leitor do ponto de vista defendido pelo autor.
	
	C
	Expor um conteúdo de natureza científica. 
	
	D
	Descrever
experiências pessoais.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais