Buscar

Resumo - Latim

Prévia do material em texto

TRABALHO DE LÍNGUA LATINA
Parte I: Resumo do texto As Categorias de Gênero, Número e Caso, da Gramática de Língua Latina, de Ernesto Faria.
Logo no início do texto, o autor esclarece que as declinações latinas indicam a classificação das palavras segundo três categorias: gênero, número e caso.
Quanto ao gênero, o latim possui três tipos:
a) Masculino: palavras referentes ao homem ou a animais machos. Exemplos: homo (homem); lupus (lobo). Também são masculinos os nomes de rios, ventos, montanhas, meses do ano e divindades masculinas.
b) Feminino: palavras referentes à mulher ou a animais fêmeas. Exemplos: mulier (mulher); lupa (loba). Também são femininos os nomes de cidades, países, árvores e divindades femininas.
c) Neutro: aplicado a palavras que se referem a seres inanimados, não sendo masculinas nem femininas. Exemplos: templum (templo); bellum (guerra). Também “são do gênero neutro os nomes de frutos e metais, bem como as palavras indeclináveis, infinitivos verbais, e termos e frases usados como se fossem substantivos” (FARIA, p. 62).
Contudo há outras exceções às regras acima, pois o gênero natural nem sempre corresponde precisamente ao gênero gramatical. Enquanto o gênero natural “se baseia nas diferenças de sexo”, “o gênero gramatical é uma simples relação que une o substantivo ao adjetivo a que ele se refere” (FARIA, p. 60). Assim, temos que as palavras mensa (mesa), ager (campo) e templum (templo) são, pela ordem, feminina, masculina e neutra porque só podem vir acompanhadas de adjetivos dos respectivos gêneros: bona mensa, bônus ager, bonum templum.
Há também nomes de animais que tem gênero fixo, independente do sexo do animal. Exemplos: anser (ganso) é sempre masculino e aquila (águia) é sempre feminino.
Quanto ao número, as palavras podem estar no singular ou no plural.
Uma diferença importante da língua latina para outras línguas, como o Português, está no fato de que o gênero, o número e a função sintática da palavra na frase são indicadas pelo caso. Assim, as palavras declináveis [substantivos, adjetivos, pronomes e numerais] são flexionadas em seis casos, a saber:
a) Nominativo: é o caso do sujeito e, em decorrência, do predicativo do sujeito, aposto do sujeito e aposto do predicativo do sujeito.
b) Vocativo: indica uma interpelação, um termo à parte na frase.
c) Acusativo: indica o objeto ou o complemento direto do verbo. Também pode indicar a extensão no tempo ou no espaço, além de caracterizar o termo de um movimento, com o auxílio das preposições.
d) Genitivo: é o caso do complemento nominal. Subdivide-se em genitivo adnominal que tem várias funções, entre elas o genitivo possessivo (patronímico, de qualidade, de preço e de matéria) e genitivo partitivo que pode aparecer junto ao verbo ou “ao nome que indique ideia de divisão, depois de comparativos e superlativos, de alguns pronomes ou advérbios” (FARIA, p. 63).
e) Dativo: indica a pessoa ou coisa a quem se destina um objeto (função do objeto ou complemento indireto da oração).
f) Ablativo: é o caso do adjunto circunstancial ou adverbial.
Desse modo, considerando que é o caso (e não a posição na frase) que indica a função sintática de uma palavra, a ordem de construção da frase é mais livre em latim do que em outras línguas. 
Ernesto Faria faz ainda um complemento ao estudo das categorias a respeito da divisão dos gêneros comentando que essa divisão, inicialmente baseada em critérios naturais de gêneros é ilógica e não segue sempre esse padrão, havendo oposição entre gênero natural e gênero gramatical. Explica, também, que inicialmente o critério se baseava na distinção entre seres animados (masculino/feminino) e inanimados (neutro). Contudo, essa diferença ocorria apenas nos casos nominativo e acusativo.
Com relação aos nomes de animais, há vários com apenas um gênero aplicado a ambos os sexos e outros que tem uma única forma, tanto para masculino quanto para o feminino. Também em relação aos nomes de parentesco, não há particularidades que indiquem seu gênero. Há ainda os adjetivos de segunda classe , como fortis, -e, que não fazem distinção entre masculino e feminino.
O neutro, em geral, é o gênero dos seres inanimados, ainda que nem todos eles pertençam a esse gênero.
Todas essas distinções, entretanto, eram subjetivas e dependiam da forma como as pessoas compreendiam a realidade do mundo. Por isso, com o passar do tempo, o gênero neutro acabou desaparecendo das línguas românicas, sendo suas palavras em geral assimiladas pelo gênero masculino. 
Dessa maneira, permaneceram nas línguas românicas os gêneros masculino e feminino, que apesar de terem sofrido algumas confusões, estas não foram tão importantes para determinar o fim da diferença entre esses gêneros.
�
Parte II: Exercícios 
1. Em cada caso, marque a opção de palavra que completa a frase e justifique sua escolha:
a) Aquilae _____________ sunt.
( ) magna		( ) magnas		( x ) magnae		( ) magnam
Justificativa: O substantivo “aquilae” é do gênero feminino, e está no caso nominativo plural da primeira declinação. Portanto, o adjetivo, que é de primeira classe, deve concordar em gênero e número com o substantivo.
b) ______________ hominem trahunt.
( ) Exemplum 	( x ) Exempla	( ) Exemplo		( ) Exemplis
Justificativa: Na frase, observa-se que há um verbo no plural e que a palavra “hominem” está no acusativo. Portanto, é necessário completá-la com um sujeito (palavra no caso nominativo) e que esteja no plural para concordar com o verbo. Como a palavra que completa a frase é do gênero neutro da 2ª declinação, deve-se observar o paradigma e constatar que a frase é completada por “exempla”.
2. Decline as palavras abaixo, dando o significado, o gênero e a declinação a que pertencem:
a) Vinum, -i
		Sing.		Plural
Nom.		vinum		vina
Ac.		vinum		vina
Abl.		vino		vinis
Significado: vinho 		Declinação: 2ª		Gênero: neutro
b) Cornu, -u
		Sing.		Plural
Nom.		cornu		cornua
Ac.		cornu		cornua
Abl.		cornu		cornibus
Significado: chifre 		Declinação: 4ª		Gênero: neutro
c) Aquila, -ae
		Sing.		Plural
Nom.		aquila		aquilae
Ac.		aquilam	aquilas
Abl.		aquila		aquilis
Significado: águia 		Declinação: 1ª		Gênero: feminino
d) Leo, -ones
		Sing.		Plural
Nom.		leo		leones
Ac.		leonem	leones
Abl.		leone		leonibus
Significado: leão 		Declinação: 3ª		Gênero: masculino

Continue navegando