Buscar

Acumulação capitalista exe.2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Acumulação capitalista:
Exercício aula 2
1.O Manifesto de 1848, de Marx e Engels (2008), estipula um sentido particular para o termo burguês. A opção que melhor expressa este conceito é:
R: Burguês é sinônimo de detentor do capital, de capitalista que, graças à posse de um capital importante, faz trabalhar apreciável número de assalariados. 
2.Em O Dezoito Brumário, de Luís Bonaparte, Karl Marx (2008) sustenta que ... os homens fazem sua própria história, mas não a fazem como querem; não a fazem sob circunstâncias de sua escolha e sim sob aquelas com que se defrontam diretamente, legadas e transmitidas pelo passado.
MARX, K. O Dezoito Brumário de Luís Bonaparte. In Manuscritos econômicofilosóficose outros textos escolhidos. (Seleção de textos: José Arthur Giannotti). São Paulo, Abril Cultural, 1978. p. 329. Coleção Os Pensadores.
Sobre essa concepção de “fazer histórico”, marque a alternativa correta.
R: A sociedade é o resultado da práxis humana, que expressa, a partir de cada causalidade, os projetos ou as visões de mundo que prevaleceram nas lutas de classe. 
3.Considerando que a produção e a circulação de bens e de serviços são o resultado da combinação de trabalho, matéria-prima e instrumentos de produção,assinale o que for correto:
R: Para Karl Marx, no capitalismo, os trabalhadores encontram-se alienados pelo fato de não se apropriarem dos resultados do seu trabalho nem controlarem o processo produtivo.

Outros materiais