Buscar

Fundamentos metodológicos exe.2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Fundamentos metodológicos:
Exercício aula 2
1.A matriz teórico-metodológica positivista restringe a teoria ao âmbito do verificável, da experimentação e da fragmentação. Tal matriz foi dominante no Serviço Social até o início dos anos oitenta. A proposta da profissão, segundo esta vertente, apresenta a seguinte configuração:
R: A proposta aponta para praticas ajustadas a um perfil manipulatório com crescente burocratização das atividades profissionais.
2.O positivismo foi uma das grandes correntes de pensamento social, destacando-se, entre seus principais teóricos, Augusto Comte e Émile Durkheim. 
Sobre a concepção de conhecimento científico, presente no positivismo do século XIX, é correto afirmar:
R:  A ciência social tem como função organizar e racionalizar a vida coletiva, o que demanda a necessidade de entender suas regras de funcionamento e suas instituições forjadas historicamente. 
3.A palavra “Sociologia” foi usada, pela primeira vez, pelo teórico francês Augusto Comte, nas primeiras décadas do século XIX no seu Curso de Filosofia Positiva, à base do pensamento positivista, que influenciaria vários outros pensadores. Nele Comte afirmou que “...no fundo, nada há de real a não ser a humanidade”; essa máxima repercute no seu conceito de Sociologia, o qual consiste em:
R: Aplicar às ciências sociais os métodos da matemática, para deduzir leis que devem reger o desenvolvimento e o destino da sociedade.

Outros materiais