Buscar

A economia aberta resumo arthur lewis

Prévia do material em texto

Acumulação de capital.
Quando a acumulação de capita alcança a oferta de trabalho, os salários começam a subir acima do nível de subsistência e o excedente do capitalista é afetado adversamente.
O autor diz ao longo do texto que quando a capacite de oferta de mão de obra é tingida, a uma perda do excedente do capitalista via salários.
Então é necessário que esse vazamento seja suprido, através da imigração de mão de obra ou exportação de capital para países onde há excedente populacional disposta a trabalhar a salários baixos.
A imigração - quando a baixo volume, eleva os salários do pais cedente em relação ao pais cessionário. (Menos gente disponível ao trabalho eleva os salários), quando em maiores proporções, faz com que o nível de salários no pais cessionário diminua aos níveis dos países cedentes.
[p. 448 exemplo]
A exportação de capital é uma saída mais fácil ao capitalista.
Reduz o capital fixo no interior, reduzindo a demanda por trabalho mantendo o preço dos salários estáveis ou não aumentam.
Geralmente os países que optam por exportar seu capital escolhem países que possuem abundância do fator trabalho a baixos salários e ricos em recursos naturais. (Américas) p 452
Por que os países exportam capital para outros?
Quando há um crescimento de capital per capita, tende a diminuir a rendimento do capital, inversamente o progresso técnico tende a eleva-lo (o rendimento do capital). p 451
Quando nos países desenvolvidos, já fora alcançada o limite de seus recursos naturais, ou quando a acumulação de capital se igualar a oferta de trabalho. Restando lhes agora investir em técnicas de produção. Para investir em países subdesenvolvidos abundante em trabalho e com maior rentabilidade ao capital. p 450
Na realidade, os países tendem a exportar seu capital por vários motivos, mas o centro é a taxa de rentabilidade do capital. Logo se for de mais lucro instalar uma indústria de roupas no brasil do que na argentina, de certo o capital irá ao brasil. p. 452
EFEITOS
O país que importa capital mantém os salários baixos em razão da rentabilidade no país que importou esse capital. p 453a
Alteração dos termos de intercambio p 453b
Quando o K é aplicado em produção de bens “ que interessam os trabalhadores (pode) beneficia-los p 453c
Onde é mais rentável?
Para fazer investimentos, pode ser mais rentável exportar capital para países onde já exista um grau elevado de indústrias do que para novos. Em razão de suprir as demandas de instalação do novo investimento.
Salário de subsistência x Rentabilidade de K
O capital tem maior rentabilidade quando é aplicado em países onde os salários são de subsistência.
Quando o setor de subsistência é atrasado em nível técnico.
Quando o setor de subsistência (alimento) avança em progresso técnico, causando distúrbios nos termos de troca em desfavor ao setor capitalista, ve se o capital oportunidades de sair daquele país ou localidade.
Como elevar os salários de subsistência – devem se aumentar a produtividade em todas às economias (subdesenvolvidas) em seus setores de subsistência que produzam alimentos. Dado que seus salários são dados em termo de uma unidade de alimento. 
Para se elevar os salários de subsistência é necessário que a produtividade dos setores de subsistência se eleve como um todo, caso contrário, o capital tenderia a migrar para onde houvesse maior probabilidade de retorno, consequentemente países menos produtivos e com oferta ilimitada de mão de obra.
O que ganham os países tropicais com a importação de capital de países centrais?
Ganham uma fonte de empregos e arrecadação de impostos, a acumulação de capital fixo no pais torna mais próximo o dia em que a demanda por trabalho se iguala a oferta, (embora isso não venha a aumentar os salários em nenhum pais tropical, enquanto não comece a aumentar em todos, uma vez que, de outro modo, o capital tornaria a se transferir para onde houvesse excedente populacional).
 O que os países subdesenvolvidos não ganham é um aumento dos seus salários reais, devido ao aumento da sua produtividade, todo o benefício irá para o consumidor estrangeiro nas primeiras fases. Nas ultimas fases p. 456 top. Poderão lucrar os seus camponeses se imitarem as técnicas capitalistas e elevaram assim a produtividade dos seus setores de subsistência. Alterando a composição dos termos de troca a favor do produto do setor de subsistência.
Conclusão.

Continue navegando