Buscar

Hérnia de Disco

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

HIDROTERAPIA NO TRATAMENTO CONSERVADOR DA HÉRNIA DE DISCO LOMBAR
Introdução
A coluna é uma das regiões mais complexas do corpo humano. É composta por vários ossos, articulações, ligamentos e músculos, todos eles envolvidos no movimento espinhal. Tem uma responsabilidade imensa, pois exerce papel de suporte ao tronco e a cabeça dotada de flexibilidade.
A hérnia de disco lombar é mais comum entre as vertebras L4-L5 e L5-S1, além disso, a dor é uma das indisposições mais comum conhecidas pelo homem.
Efeitos físicos, fisiológicos e terapêuticos da água
A água possui algumas propriedades físicas importantes que contribuem com benefícios da aplicação terapêutica, como a densidade, gravidade específica, pressão hidrostática e flutuação.
Já os efeitos fisiológicos, vai ser a junção dos efeitos físicos da agua, com os exercícios nela exercido. Porém os efeitos irão depender da temperatura da água, duração do tratamento e o tipo e intensidade do exercício.
E o efeito terapêutico será o resultado benéfico dessa combinação.
Definição
A hérnia de disco lombar ocorre quando parte de um disco intervertebral sai de sua posição normal e comprime as raízes dos nervos que se ramificam a partir da medula espinhal e que emergem da coluna espinhal, havendo um rompimento desse Ânulo fibroso e o conteúdo gelatinoso interno, chamado de núcleo pulposo, saindo através de uma fissura na membrana.
Incidência
A hérnia discal lombar é o diagnóstico mais comum dentre as alterações degenerativas da coluna lombar. Na população mundial cerda de 2% a 3% da população sofre com os sintomas, tendo como maioria os homens com 80%, entre 30 á 50 anos. Mas também á incidência entre mulheres, adolescentes, idosos e até crianças.
Complicações
Entre as possíveis complicações da hérnia de disco estão:
Dores nas costas ao longo prazo e piora progressiva dos sintomas; 
Perda de movimentos ou de sensibilidades nas pernas e nos pés;
Perda da funcionalidade de intestino e bexiga;
Raramente lesão medular permanente.
Sintomas
O primeiro sintoma da hérnia de disco lombar é uma dor aguda, em queimação e em pontada, que irradia para parte lateral ou posterior da perna ate abaixo do joelho. 
As manifestações de dor, com ou sem radiação para o dermátomo correspondente, acompanhada de sinal de Lasegue e Tensão do Ciático positiva, comprometimento de reflexos, diminuição de força a alterações de sensibilidade estão presentes, mas são variáveis de caso a caso.
Sintomas
A dor varia também com a mudança de posição. A posição de decúbito lateral associada à flexão de quadril alivia a dor ciática de L5-S1. A pressão no disco intervertebral aumenta na posição sentada e inclinada, e diminui na posição de pé ou deitada, explicando porque a maioria dos pacientes sente alívio na postura ereta ou deitada. No entanto, alguns pacientes sentem alívio na posição em pé ou sentado e piora em decúbito. 
Causas
As principais causas estão ligadas aos trabalhos que exigem muitos esforços físicos repetitivos e com postura inadequada. Porem alguns estudos reportam uma forte pré-disposição genética na etiologia da degeneração do disco vertebral. Alterações na hidratação e no colágeno também são fatores importantes no desenvolvimento da hérnia discal, por reduzirem o efeito amortecedor.
Quadro Clínico 
O quadro clínico da hérnia de disco é uma dor, de inicio aguda na região da coluna lombar e que se que vai se irradiar em direção a perna até chegar ao pé. Além da dor o paciente pode se queixar de formigamento e falta de força no membro afetado. Este quadro é conhecido como lombociatalgia, pois a dor é ao longo do nervo ciático, estes são os sintomas mais frequentes na hérnia de disco.
Prognóstico 
O prognóstico da hérnia de disco será bom se feito um diagnostico rápido e preciso e um bom tratamento. Também ira depender de cada paciente de como estará sua hérnia de disco e de como ira reagir à terapia. Importante saber que em caso de tratamento convencional, medicamentoso, não resolverem o problema, o mais indicado será o tratamento cirúrgico.
Tratamento
O tratamento na hidroterapia é baseado no principio de Arquimedes e na correção da lordose. A flutuação auxilia no aumento dos espaços intervertebrais. O paciente é orientado a permanecer em retroversão pélvica, retificando a lordose lombar ajudando no aumento dos espaços entre as vertebras e alívio da compressão radicular. Orienta-se também a retificação da lordose cervical, mantendo a coluna alinhada. Os exercícios de reeducação postural agem alongando a musculatura paravertebral de toda a coluna e são realizados em concordância com a respiração.
A reeducação postural permite o relaxamento do diafragma, ao mesmo tempo pela subida do centro tendíneo na expiração e pelo estiramento de suas inserções lombares devido à correção da lordose. 
A respiração correta produz um equilíbrio na musculatura lombar e abdominal devido as suas inserções nas vertebras tóraco-lombar e de sustentação de vísceras, por isso verifica-se a importância da reeducação respiratória proporcionando uma facilitação na recolocação das estruturas músculo-esqueléticas de forma a se obter uma estabilidade postural na região lombar. 
Conclusão
O tratamento conservador da hérnia de disco lombar necessita de mais evidencias cientificas. Porém vários tratamentos são propostos, dentre eles a hidroterapia, tratamento considerado mais adequado para a hérnia de disco, pois as propriedades físicas da água, principalmente a flutuação, possuem repercussões positivas em relação á hérnia proporcionando alívio da dor, melhora da postura e mobilidade, normalização dos sinais neurológicos e da qualidade de vida.
Percebe-se a importância da postura na prevenção da hérnia de disco. As orientações de posicionamento funcional para as atividades de vida são essenciais para evitar as recidivas. Assim como um diabético necessita de insulina diariamente, o paciente com hérnia de disco lombar, ou qualquer outra patologia da coluna, deve cuidar da sua coluna diariamente.
Referências Bibliográficas
BARBOSA, J. A. Hérnia de Disco;
HENNEMANN, S. A.; SHUMACHER, W. Hérnia de Disco Lombar: revisão de conceitos atuais;
JUNIOR, R. B. Coluna Vertebral: diagnóstico e tratamento das principais patologias;
NORM, A.; HANSON, B. Exercícios aquáticos terapêuticos.
OBRIGAGO!!!!

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando