Buscar

RESUMO DE LUZ E SOMBRA

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA
INSTITUTO DE PSICOLOGIA
IPSA08 – TEORIAS E SISTEMAS PSICOLOGICOS I– PSICANÁLISE
 
 
 
 
NEYDSON BARBOSA DOS SANTOS
 
 
 
 
RESUMO DO TEXTO LUZ E SOMBRA.FREUD E O ADVENTO DA PSICANÁLISE.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Salvador
2016
NEYDSON BARBOSA DOS SANTOS
 
 
 
 
 RESUMO DO TEXTO LUZ E SOMBRA.FREUD E O ADVENTO DA PSICANÁLISE.COMPREENDENDO A HISTÔRIA E PROFISSÃO DE SIGMUND FREUD.
 
 
 
Trabalho acadêmico apresentado à UFBA – Universidade Federal da Bahia, em cumprimento da disciplina IPSA08 – Teorias e Sistemas Psicológicos I – Psicanálise como instrumento de avaliação parcial da Graduação em Bacharel Interdisciplinar em Artes com Área de concentração em subjetividade.
 
 
Orientador: Profa.Maria Angélia Teixeira.
 
 
  
                                                                  SALVADOR
2016
RESUMO DE LUZ E SOMBRA.FREUD E O ADVENTO DA PSICANÁLISE.
 
            Na figura de seu fundador Sigmund Freud (1856-1939) convergem varias tendências da cultura européia dos séculos XVIII,XIX também XX.
	Freud nasceu em Freiberg (atual Pribor,na república tcheca)mais sua familia voltou para Viena quando tinha 3 anos de idade.A capital austriaca,foi pois seu lar durante praticamente a vida toda.Ele so deixa a cidade após a ocupação nazista ,em 1938,ja doente e idoso,instala-se em Londres, onde vem a falecer em Setembro do ano seguinte.
	Basta ler sua correspondência com Wilhem fliess 1858-1928 para atentar o cuidado com que freud se dedicava a observação e investigação dos proprios processos psiquico,com abundançia de detalhes,ele descreve seus sonhos,atos falhos e lembrança infantis,alem das disposiçoes fisicas,variações de humor e inibições intelectuais.
	Tomemos por exemplo o caso dos sonhos analisados sistematicamente apartir de 1895 de seu proprios sonhos que Freud escreve A interpretação dos sonhos (1900) um dos principais livros de sua obra.
	O mesmo vale para o celebre conceito de complexo de Édipo:Freud escuta certos conteudo referente a sexualidade infantil no discuro de seus pacientes;conhece também produções culturais que veiculam o mesmo tipo de conteudo,como a tragédia Édipo Rei,de sofocles sobre o destino do rei de tebas, que assassinou o pai e casou-se com a mãe.
	Mas a analise empreendida por Freud de suas proprias lembranças infantis foi decisiva para que chegasse a reconhecer que estava diante de um complexo de fantasias e sentimentos de caracter universal.
	Freud nasceu de uma familia judia.Agnostico e não obedecesse a nenhuma pratica religiosa.
Em termos mais sociologicos,a condição judaica é um dado relevante na medida em que explica certos momentos da trajetoria profissional de Freud.
	Freud temia que a psicanalise fosse encarada como uma “ciência judaica” por causa do grande número de judeus por volta de 1910. 
	A educação judaica lhe proporcionou um solido conhecimento da Biblia como um todo(referência a ela não cessam na sua obra).
	Isso sem contar o humor judaico que Freud tanto apreciava e lhe forneceu abundantemente comercial para livros como “O chiste e suas relações com o inconsciente”(1904).
	Formação Humanistica,periodo Liceu 1865-1874 foram decisivos para e afeições que a psicanalise viria tomar.
	A vertente humanistica e literaria da formação de Freud acaba se mesclando e servindo de contra-ponto a uma tendência que entra em cena quando do ingresso na Faculdade de Medicina 1873.Os estudos universitario introduzem o jovem Freud na fortissima tradição da ciência experimental e positivista hegemônica entre mestres.
	Demostrou interesse pelos estudos filosoficos ,frequentou o seminário FRANZ BRENTANO 
durante cerca de tres anos.
	O marco decisivo nesse trajeto é o estagio entre 1876 e 1882 no instituto de fisiologia de dirigido porErnest Brucke(1819-1892).Esse médico fisiologista é um dos gandes nomes do positivismo germânico,ardente defensor do fisicalismo.
	Freud foi aluno de Theodor Meymert (1833-1892)lider sicanalista que hoje chamamos de organicista tendia a reduzir fenomenos psicologicos e psicopatologicos a seu substrato orgânico.(no caso cerebral).
	Já encaminhado para a clinica de molestia nervosa e interrado pelo fenômeno de histeria,Freud vai a Paris (1885-1886)estudar com Jean Martin Charcot(1825-1893)expoente maior na Psiquiatria dinâmica Francesa, afirma a prioridade das manifestações clinicas sobre os modelos teoricos e a pesquisa experimental bem como privilegia a centralidade dos fatos psiquicos na causação das patologias mentais.
	Os primordios da teoria e da tecnica psicanalisticas.
	Os estudos sobre histeria(1895)nessa época Freud e Breuer empregavam a hipnose para obter acesso a materiais que pudessem estar na origem dos sintomas.
	Freud,porém,tinha algumas ressalvas em relação a hipnose:nem todos os pacientes eram hipnotizaveis e a eliminação dos sintomas revelara-se provisoria e parcial.
	Por isso,aparti de 1896 Freud passa a empregar o metodo da associação livre que sera considerada a regra fundamental do tratamento psicanalitico:ele solicita que seus pacientes que,deitado em um divã e de costa para o psicanalista digam livremente tudo o que lhe vier a mente sem qualquer tipo de sensura ou inibição,mesmo que as ideias sejam absurdas ou triviais.Freud verifica que tais ideias,na verdade,vão se encadeando e se remete as outras,de modo a ir formando cadeias associativas que tendem a se enticruzar.
	Em ultima instância ,o trabalho da interpretação é desfazer a deformação a que foram submetidos os conteudos reprimidos.A interpretação só pode ser formulada por associação livre
produzido pelo sujeito no sonho,lapso ou sintoma.
	Freud afirma inumeras vezes que entende a sexualidade infantil em um sentido “amplo”,e não simplismente como o conjunto de atividades ligadas a genitalidade e a finalidade procriativa dai,inclusive de reconhecer a existência de uma sexualidade infantil.
       REFERÊNCIAS:
FERREIRA,A.A.L;VILELA,ANA MARIA JACO;PORTUGAL,FRANCISCOTEIXEIRA.historia e percursos.NAU EDITORA.RIO DE JANEIRO,2005 IN:Luzes e sombras.Freud e o advento da psicanalise,371(...).

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais