Buscar

Atividade de Autodesenvolvimento Direito e Legislação

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Atividade de Autodesenvolvimento
Trabalho desenvolvido para a disciplina Direito e Legislação, apresentado à Anhanguera Educacional como exigência para a avaliação na Atividade de Autodesenvolvimento.
1a) Qual a espécie de vínculo do casal: casamento ou união estável? 
O casal Luiz Fernando e Rafaela Eduarda moram juntos a três anos, onde passaram a frenquentar juntos lugares públicos, passeios e com o mesmo circulo de amizades, no decorrer desta união, nasceu o primeiro filho do casal, que hoje esta com um ano de idade. O casal seguiu os deveres de companherismo, devendo um ao outro, fidelidade e lealdade, respeito e assitência, sustenção e educação dos filhos.
Conforme o novo Código Civil no artigo 1.723 preve que o casal Luiz Fernando e Rafaela Eduarda, vive em uma união estável informal, sem nenhum papel oficial assinado, que é a união entre pessoas, embora não ligados entre si pelo vinculo matrimonial, vivem como se fossem casados, de forma duradoura, publica e com a clara intenção de constituir uma família, devendo a lei facilitar sua conversão em casamento.
2a) Rafaela tem direito à metade do valor da BMW? 
Aplica-se à união estável, salvo estipulação em contrato escrito pelos companheiros, o regime de comunhão parcial de bens (Art. 1725) este é o regime estabelecido por lei. O regime parcial de bens determina que os bens adquiridos antes da união estável, não serão considerados bens comuns entre os cônjuges, a comunhão será considerada aos bens futuros o que virão a ser conquistado durante a união estável.			
O carro de marca BMW de Luiz Fernando foi adquirido a 5 anos atrás ou seja antes do relacionamento com a Rafaela Eduarda, conforme rege a lei, posso concluir que em caso de separação dos cônjuges, a senhora Rafaela não possui direito sobre o veiculo. 
Referências Bibliográficas: 
http://graduacaordr.aeduvirtual.com.br/201601/mod/multimediaroomtwo/view.phid=3036http://www.reginabeatriz.com.br/escritorio/noticias/noticia.aspx?id=294

Continue navegando