Buscar

quimica - 4 final

Prévia do material em texto

UFF - Universidade Federal Fluminense
PUVR – Pólo Universitário de Volta Redonda
Prática nº. 04: 
Reações Químicas em soluções
09/11/2011
Disciplina: Química Experimental I
Turma:VC
Nomes:
Arthur Coelho Abrantes
Vinícius de Almeida Barreto
Professor: Gilmar Clemente Silva
Introdução
Uma reação química se destinge de uma mudança física pela profundidade da modificação que gera, por seu caráter permanente e pela quantidade de energia envolvida. Ao se levar em consideração à forma com que os átomos se organizam.
Objetivo
Estudar reações químicas em meio aquoso. Sendo que estas reações são as seguintes: Reação de Precipitação, Dissolução exotérmica e endotérmica, Reação de formação de gás e Reação redox. 
Parte Experimental
Materiais e reagentes utilizados
	Os materiais que foram utilizados para os experimentos foram:
-pipeta de 25mL
-pipeta de 10mL
-pisseta
-conta gotas
-tubo de ensaio
-papel de filtro
-funil de vidro
	Os reagentes usados para os experimentos foram:
-ácido sulfúrico
-hidróxido de sódio
-água
-cloreto de amonio
-fenolftaleína
-alaranjado de metila
-ácido clorídrico diluído
-solução de nitrato de prata
-aparas de magnésio
-cloreto de sódio
- ferricianeto de potássio
- K3[Fe(CN)6]
-solução aquosa de glicose
-nitrato de prata
-amonia
-prego de ferro
Procedimento Experimental
Na primeira parte do experimento, que é a de dissolução exotérmica e endotérmica, pega-se um tubo de ensaio e coloca-se aproximadamente 5mL de água. Em seguida adiciona-se 15 gotas de ácido sulfúrico concentrado.
Então pega-se outro tubo de ensaio e coloca-se aproximadamente 5mL de água. Em seguida adiciona-se 3 pérolas de hidróxido de sódio.
Dividi-se a solução preparada com ácido sulfúrico, em duas partes iguais. E em seguida em um dos tubos adicione 2 gotas de fenolftaleína e no outro a mesma quantidade de alaranjado de metila.
Então dividi-se a solução preparada com hidróxido de sódio, em duas partes iguais. E em seguida em um dos tubos adicione 2 gotas de fenolftaleína e no outro a mesma quantidade de alaranjado de metila. 
Pega-se dois tubos de ensaio e em um deles é colocado pequena quantidade de cloreto de amônio. No outro é colocado uma quantidade idêntica de nitrato de sódio. Em ambos os tubos é adicionado em torno de 5 mL de água.
Na segunda parte, que é a reação de precipitação, é colocado em um tubo de ensaio, ácido clorídrico diluído mais solução de nitrato de prata. Então a mistura obtida na primeira parte do experimento(água mais acido sulfúrico) é filtrada com um pequeno funil de vidro contendo papel de filtro dobrado, sobre o tubo de ensaio, após a filtração é deixado o sistema montado no mesmo local, de modo que o resíduo obtido no papel de filtro (Cloreto de Prata) fique exposto à luz.
Na terceira parte do experimento, que é a reação de formação de gases, em um tubo de ensaio contendo 1mL de ácido clorídrico 1M é adicionado aparas de magnésio.
A quarta parte do experimento, que é de redox, foi divido em duas partes: Corrosão sob tensão mecânica e a preparação do espelho de prata.
Na parte de corrosão sob tensão mecânica é preparado 50 g de solução de NaCl a 3%, 100 mL de solução de HCl a 0,5 mol/L e 50 mL de solução de H2SO4 a 4% em volume, e em seguida é adicionado 10 gotas da solução de K3[Fe(CN)6] e 5 gotas da solução de fenolftaleína à solução de NaCl e então é homogeneizada a solução. Então é limpado mecanicamente o prego curvo com a lã de aço. E de capado com a solução de HCl e então enxaguado. Após isso o prego é colocado dentro da placa de petri, e coberto completamente com a solução de NaCl. Após estes procedimentos não pode “pertubar” a solução.
	Na parte da preparação do espelho de prata, colocado em um tubo de ensaio, previamente limpo, 2 mL de AgNO3 0,1 mol/L e a seguir, 2 gotas de NaOH 2 mol/L. Então é dissolvido o precipitado pardo com gotas de NH3 ~15 mol/L (concentrada). É adicionado 2 mL de solução aquosa de glicose 2% (p/v), recém-preparada, e então é agitado. Em seguida, é colocado o tubo de ensaio em um béquer com água mantida a 60ºC durante 10 minutos, sendo que a solução contida no tubo deve ficar totalmente imersa a banho maria.
	
Resultados e Discussões
	Na primeira parte do experimento ao adicionar acido sulfúrico, houve na reação liberação de calor, portanto aqueceu levemente o tubo de ensaio(permanecendo aquecido por um grande período de tempo).
	Ao adicionar hidróxido de sódio, aparentemente não houveram muitas mudanças, mas o que foi notório foi a aparição de muitas bolhas.
	Na adição de fenolftaleína permaneceu incolor, mas com adição de alaranjado de metila tornou a mistura num tom avermelhado.
	Na adição de fenolftaleína ficou rosado a mistura, e com adição de alaranjado de metila deixou a mistura com a cor amarelo. E ambos após um tempo foram se tornando incolores.
	No tubo onde se encontrava o cloreto de amônio quando foi adicionado água, o recipiente apenas esfriou.
	No tubo onde se encontrava o nitrato de sódio quando foi adicionado água, apenas esfriou, porém, em relação ao tubo com cloreto de amônio e água, ele ficou com uma temperatura levemente maior.
	Na segunda parte do experimento com a mesma quantidade de reagentes, formou um resíduo branco ao fundo e um pouco na superfície. Sendo que inicialmente o precipitado estava branco e após ser filtrado. E após passar um tempo exposto à luz ele foi escurecendo ficando então com uma tonalidade roxa. E a energia fornecida pela luz pode acelerar a reação de redução da prata, sendo assim, deixando ela com a tonalidade roxa 
	Na terceira parte do experimento ao adicionar as aparas de magnésio ao tubo de ensaio, estas que estavam com uma tonalidade cinza passaram a dissolver. O recipiente foi esquentando e borbulhando, e além disso perdeu sua tonalidade acinzentada e adquiriu uma tonalidade esbranquiçadas, além de diminuir o tamanho. Sendo assim, este processo é irreversível.
	Na quarta parte(da corrosão sob tensão mecânica), inicialmente a reação(solução aquosa) tinha a tonalidade verde claro. Após um tempo ao redor do prego começou a aparecer uma cor azul na reação, e em outros pontos a cor rosa, assim como é mostrada na figuras abaixo:
 
				Figura 1 – Corrosão do prego
 
				Figura 2 – Corrosão do prego
	Sendo que os tons de azul são devido a reação de Fe2+ com o ferricianeto de potássio.
	E na parte de preparação do espelho de prata, ao adicionar o NaOH, a mistura ficou marrom, e então quando foi adicionado o hidróxido de amônio foi tudo dissolvido e voltou a ficar incolor.
	Ao fundo, foi formado varias bolinhas de sólidos e depois quando a mistura foi esquentando começou a dissolver e acumular na parede do tubo, em forma de prata. E mais próximo da superfície ficou um pouco amarelado (no vidro).
Conclusões
	Através de reações foram observadas características que são específicas de cada elemento,como as modificações de cores,a precipitação,reações exotérmicas endotérmicas,e também a liberação de gases.
Questionário
Escreva todas as reações químicas envolvidas nos itens II.1, II.2, II.3 e II.4a.
Item II.1
H2SO4 + H2O →H3O+ + HSO4-
NaOH+H_2 O→Na+ + OH-
Do item II.2
AgNO3 + HCl → AgCl + HNO3
Do item II.3
2HCl + Mg à MgCl2 + H2
Do item II.4ª
2AgNO3 + NaOH → Ag2O + NaNO3 + HNO3
HNO3 + NaOH → NaNO3 + HOH
2AgNO3 + 2NaOH → Ag2O + H2O + 2NaNO3
Bibliografia
 Usamos como referencia o livro a seguir:
Ubsberco e Salvador – Química volume 1 – Editora Saraiva
BROWN, Theodore L. et al (2005), Química – A Ciência Central, São Paulo, Pearson education do Brasil, 9ª edição

Continue navegando