Buscar

Alternativas aos Agrotóxicos e Descobertas Químicas

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Química
Química na agricultura
AV7
Agrotóxicos
Estes produtos foram desenvolvidos durante a Primeira Guerra Mundial e extremamente utilizados na Segunda Guerra Mundial, como arma química. Após o término da guerra, estes passaram a ser usados como defensivo agrícola.
Classificação
		Alternativas para substituir Agrotóxicos 
Drenagem Grande parte dos insetos procria em águas paradas. A drenagem adequada dessas águas diminui a proliferação de pragas e, portanto, permite a diminuição do uso de agrotóxicos.
Policultura O plantio de diversos tipos de vegetais num mesmo campo de cultivo propicia maior equilíbrio de populações de pragas e de seus predadores do que nas monoculturas. Com isso, a plantação fica menos sujeita a ataques de pragas.
Corredores agrícolas Têm tido grande sucesso no controle de pragas as técnicas agrícolas que, em vez de desmatar totalmente a área para o plantio, mantêm intacta grande parte da mata nativa do local. As plantações são feitas em corredores ao longo da vegetação natural. Além de preservar mais o meio ambiente, essa técnica reduz drasticamente o uso de agrotóxicos.
Controle biológico de pragas Essa técnica consiste em introduzir, nos campos de cultivo, seres vivos que são predadores das pragas, mas não dos vegetais da plantação. Por exemplo, certas vespinhas controlam pragas do tomateiro e do milho.
Feromônios Uma vez identificada a praga e a substância sexo atrativa, constroem-se armadilhas para atraí-las para determinado local. 
Nutrientes inorgânicos
Eutrofização
Rápido crescimento de populações de algas que, dispondo de grandes concentrações de nutrientes, multiplicam-se rapidamente e passam a recobrir superfícies de lagos e rios, diminuindo a entrada de luz na água e, portanto, prejudicando a fotossíntese de vegetais que vivem em profundidades maiores. 
Eutrofização
Descobertas e invenções de substâncias, misturas e transformações químicas AV#7
Descobertas e invenções
Fala-se em descoberta quando se observa e se controla algo que já existia, mas não se sabia dessa existência; fala-se em invenção quando algo novo é criado, diferente daquilo que existia. Assim, por exemplo, o ser humano descobriu e aprendeu a controlar o fogo, mas inventou dispositivos que pudessem provocá-lo, como os fósforos de segurança. 
Borracha
A borracha natural é uma espécie de goma mole e pegajosa quando está em temperaturas mais altas, e dura e quebradiça, quando em temperaturas baixas. Ela se forma espontaneamente quando a seiva, chamada de látex, é expelida pela seringueira (Hevea brasiliensis), uma árvore nativa da Amazônia. 
Vulcanização
 É a temperatura e o tempo de aquecimento ideais para obter a melhor qualidade possível para a borracha
Descoberta dos fósforos
O fósforo branco é altamente inflamável, espontaneamente, em presença de oxigênio, produzindo fogo e fumaça bastante tóxica, constituída por P2O5 (pentóxido de difósforo) sólido disperso no ar. Por isso, deve ser mantido isolado do ar. O fósforo vermelho é mais estável e o preto mais ainda, porém de obtenção muito mais difícil e mais cara. 
Síntese da Uréia
Ao aquecer a mistura para tentar cristalizar o composto esperado, obteve cristais de outro que conhecia bem: a ureia, uma substância tipicamente orgânica. 
Síntese da Uréia
Corante do Jeans
A popularização das roupas Jeans se deve, não só ao tecido com que são confeccionadas, mas principalmente ao corante indigo blue empregado em seu tingimento. 
Testando seu Conhecimento!
Atenção!
Faça todas as atividades do livro. Qualquer dúvida pergunte ao professor. Utilize fontes alternativas livros , revista , internet para ampliar seu conhecimento!

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando