Buscar

Cerebelo - controle da postura e equilíbrio e modulação dos movimentos voluntários

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Cerebelo
O cerebelo possui várias conexões celulares compostas por células de Purkinje (inibitórias) e células nucleares profundas (responsáveis por sinais de saída do cerebelo – eferentes). As fibras aferentes cerebelares contam com fibras do tipo “trepadeiras”, que possuem um pico complexo de potencial de ação: início de transmissão sináptica intensa com diminuição subsequente da intensidade do sinal. Também há fibras musgosas, que são responsáveis pelas sinapses com células granulares e, depois, com células de Purkinje. Fibras musgosas possuem picos de potenciais de ação simples.
Via cerebelar celular de ativação:
A aferência da via cerebelar de ativação é iniciada com as fibras musgosas fazendo sinapse com as células granulares que vão para a camada molecular cerebelar. Tais fibras também se conectam com células nucleares profundas, tendo efeito excitatório. Elas também aferem para o cerebelo trazendo fibras originadas das olivas bulbares. Elas penetram na camada molecular, dando origem às fibras eferentes cerebelares. As fibras trepadeiras fazem sinapse com as células nucleares profundas, ativando-as.
A eferência ocorre após a penetração das fibras na camada molecular. A saída ocorre pelas células de Purkinje, essencialmente inibitórias. Estas células conectam-se com as células nucleares profundas que são estimuladas pelas fibras trepadeiras e musgosas. Após tal integração sináptica, as fibras partem do cerebelo seguindo seu percurso anatômico.

Outros materiais