Buscar

Sistema Respiratório Anatomia Humana

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Sistema Respiratório
- Sistema respiratório consiste em nariz, faringe, laringe, traqueia, brônquios e pulmões. Estruturalmente o sistema respiratório consiste em duas partes: (1) parte superior do sistema respiratório inclui nariz, faringe e estruturas associadas; (2) parte inferior do sistema respiratório inclui laringe, traqueia, brônquios e pulmões. Funcionalmente, está dividido em duas partes: (1) parte condutora consiste em uma série de tubos e cavidades interconectados tanto fora quanto dentro dos pulmões, incluindo nariz, faringe, laringe, traqueia, brônquios. Bronquíolos e bronquíolos terminais; a função dessas estruturas é filtrar, aquecer e umedecer o ar, conduzindo-o para os pulmões. (2) parte respiratória consiste em tecidos no interior dos pulmões nos quais ocorrem as trocas gasosas; esses tubos e tecidos incluem os bronquíolos respiratórios, ductos alveolares, sacos alveolares e alvéolos, e são os principais locais de troca gasosa entre o ar e o sangue.
--- Nariz: é um órgão especial na entrada para o sistema respiratório, que é dividido em parte externa e parte interna, denominada cavidade nasal. A parte externa do nariz, a porção do nariz recoberta com músculo e pele visível na face, é uma extensão de osso e cartilagem com uma parede divisória interna e duas passagens de entrada (narinas). Em resumo as estruturas interiores do nariz têm três funções: (1) aquecimento e filtração do ar que entra no nariz; (2) detecção dos estímulos olfatórios (odor); e (3) modificação das vibrações da fala à medida que passam pelas grandes câmaras ocas de ressonância. Ressonância refere-se ao prolongamento, amplificação ou modificação do som por meio de vibração. Os ossos nasais projetam-se anteriormente para formar o esqueleto ósseo superior ou “ponte” (dorso) da parte externa do nariz, na qual os óculos repousam.
--- Faringe: é um tubo afunilado que começa nos cóanos (abertura nasal posterior) e se estende até o nível da cartilagem cricóidea, a cartilagem mais inferior da laringe. Sua parede é composta de músculos esqueléticos e é revestida por túnica mucosa. Funciona como uma via de passagem para o ar e o alimento, fornece uma câmara de ressonância para os sons da fala e aloja as tonsilas, que participam nas reações imunológicas contra corpos estranhos. Dividida em três regiões: parte nasal da faringe, parte oral da faringe e parte laríngea da faringe. A parte oral da faringe tem funções, respiratória e digestória porque é uma via de passagem comum para ar, alimento e líquidos.
--- Laringe: é uma via de passagem curta que conecta a parte laríngea da faringe à traqueia. Situa-se na linha mediana do pescoço, anterior à 4° até a 6° vértebras cervicais (C-C6). Composta por nove peças de cartilagem, três impares (cartilagens tireoidea, epiglótica e cricóidea) e três que ocorrem em pares (cartilagens artenóidea, cuneiforme e corniculada).
--- Traqueia: via de passagem tubular para o ar, localizada anteriormente ao esôfago e se estende da laringe até a margem superior da quinta vértebra torácica (T5), onde se divide em brônquios principais direito e esquerdo.
--- Brônquios: na margem superior da quinta vértebra torácica, com a divisão da traqueia em brônquios principais direito e esquerdo, que seguem para o pulmão direito e esquerdo respectivamente. Ao penetrar nos pulmões, os brônquios principais se dividem para formar brônquios menores – brônquios lobares (secundários), um para cada lobo do pulmão. (O pulmão direito têm três lobos; e o pulmão esquerdo, dois) Os brônquios lobares (secundários) continuam a se ramificar, formando brônquios ainda menores, chamados de brônquios segmentares (terciários) que se dividem nos bronquíolos. Os bronquíolos por sua vez, se ramificam repetidamente, e os menores se ramificam em tubos ainda menores, chamados bronquíolos terminais. Os bronquíolos terminais representam a extremidade da zona de condução do sistema respiratório. Como essa ramificação extensa da traqueia até os bronquíolos terminais se assemelha a uma árvore invertida, ela é chamada coletivamente de árvore bronquial.
--- Pulmões: são órgãos coniformes pareados, situados na cavidade torácica. Os pulmões estão separados um do outro pelo coração e outras estruturas do mediastino. Cada pulmão é e envolvido por uma túnica serosa bilaminada protetora, chamada pleura (pleura parietal + pleura visceral). Estendem-se desde o diafragma até ligeiramente acima das clavículas e se situam contra as costelas anterior e posteriormente. Em consequência do espaço ocupado pelo coração (incisura cardíaca – concavidade que aloja o ápice do coração que se projeta), o pulmão esquerdo é aproximadamente 10% menor do que o direito. O pulmão direito é mais espesso e mais largo, mas é também relativamente mais curto do que o esquerdo, porque o diafragma é mais alto do lado direito para acomodar o fígado, que se situa abaixo dele. Os pulmões apresentam lobos separados por fissuras. Ambos os pulmões apresentam uma fissura oblíqua, que se estende inferior e anteriormente; o pulmão direito também apresenta uma fissura horizontal. A fissura oblíqua no pulmão esquerdo separa o lobo superior do lobo inferior. O pulmão direito apresenta três lobos e o esquerdo dois lobos. Os pulmões apresentam estruturas denominadas bronquíolos respiratórios, que contém alvéolos desenvolvendo-se a partir de suas paredes. Os bronquíolos respiratórios, por sua vez, subdividem-se em diversos ductos alveolares, compostos de epitélio simples pavimentoso.
- Alvéolos são invaginações caliciformes revestidas por epitélio simples pavimentoso e sustentada por uma membrana basal elástica fina; um saco alveolar consiste em dois ou mais alvéolos que compartilham uma só abertura. Associados à parede alveolar encontram-se os macrófagos alveolares, fagócitos nômades que removem finas partículas de poeira e outros fragmentos nos espaços alveolares.
- Os pulmões recebem sangue por meio de dois conjuntos de artérias: as artérias pulmonares e bronquiais.
- Respiração é a troca de gases entre a atmosfera, o sangue e as células do corpo. Ocorre em três estágios básicos:
-- Ventilação Pulmonar: primeiro processo, a ventilação pulmonar, ou respiração, consiste na inspiração e expiração de ar, constituindo-se na troca de ar entre a atmosfera e os espaços aéreos dos pulmões.
-- Respiração (pulmonar) Externa: é a troca gasosa entre os espaços aéreos dos pulmões e o sangue nos capilares pulmonares através da membrana respiratória. O sangue recebe O2 e perde CO2.
-- Respiração (tecidual) interna: troca gasosa entre o sangue nos capilares sistêmicos e as células teciduais. O sangue perde O2 e recebe CO2.

Continue navegando