Buscar

Aparelho Reprodutor Masculino Histologia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Aparelho Reprodutor do Masculino
- O aparelho reprodutor masculino é composto pelos testículos, ductos genitais, glândulas assessorias e pênis.
- Os ductos genitais e as glândulas acessórias produzem secreções que por contrações do músculo liso transportam os espermatozoides para o exterior.
Testículos: Cada testículo é envolvido por uma grossa cápsula de tecido conjuntivo denso que é chamada de túnica albugínea, ela é espessada da superfície dorsal dos testículos formando o mediastino que ira dividi-lo em lóbulos. Cada lóbulo vai ter entre1 á 4 túbulos seminíferos ( que produz o espermatozoide) que se alojam como novelos e são envolvidos por tecido conjuntivo frouxo vascularizado e rico em nervos e de células intersticiais.Os testículos se desenvolvem em posição retroperitoneal e depois se deslocam para a bolsa escrotal que é responsável por manter os testículos a uma temperatura abaixo da intra-abdominal .
Túbulos seminíferos: São túbulos enovelados. Cada testículo tem entre 250 á 1.000 túbulos. Os túbulos estão seminíferos estão dispostos em alças e suas extremidades se continuam com tubos curtos chamados de túbulos retos que se conectam a partir de um labirinto de canais anastomosados em forma de rede, que são revestidos por um epitélio simples pavimentoso ou cúbico, formando a rede testicular que se liga a ductos eferentes que se conectam a ductos epididimários ou epidídimos.Sua parede é composta por varias camadas de células de epitélio germinativo ou de epitélio seminífero( que apresenta dois tipos de células diferentes: as células de Sertoli e as que constituem a linhagem espermatogenética,originadas do saco vitelino do embrião ) envolto por uma lamina basal e por uma bainha de tecido conjuntivo, que por sua vez, é formado por fibroblastos e na sua camada mais interna, por células mioides achatadas e contrateis com características de tecido muscular.
Espermatogênese: É a produção de espermatozoide. Ele é um processo de diviso celular por mitose e meiose. Ele começa com as células espermatogônias e vão se dividindo gerando células filhas, que iram continuar a se dividir e gerar células iguais (do tipo A) ou diferenciadas (do tipo B), histologicamente não conseguimos diferenciar; o tipo B origina espermatócitos primários que são as maiores células da linhagem espermatogênica. Estas células por suas vez se dividem formando células menores chamadas de espermatócitos secundários, que continuam a se dividir formando ágoras as células espermátides.
Espermiogênese: È o processo de diferenciação das células espermatozoides, fase final. Tudo começa com a transformação das células espermátides em células espermatozoides e inclui os processos de formação do acrossomo; condensação e alongamento do núcleo; desenvolvimento do flagelo e perda da maior parte do citoplasma. Este processo pode ser dividido em três etapas:
1 - Complexo de Golgi: È uma estrutura bastante complexa que apresenta pequenos grânulos pró-acrossômicos, que posteriormente se fundem formando um único grânulo acrossômico que fica no interior da vesícula acrossômica que é limitada pela membrana; os centríolos migram para perto da superfície iniciando a formação do axonema. 
2 - Etapa do acrossomo: A vesícula e o grânulo acrossômico se estendem sobre a metade anterior do núcleo e passam a ser chamada de capuz acrossômico e posteriormente de acrossomo. O acrossomo contem enzimas hidrolíticas ( hialuronidase, neuraminidade, fosfatase e protease ), estas enzimas são capazes de digerir as estruturas que envolvem ovo zigoto; o que ira desencadear uma serie de reações chamada de reação acrossômica. O flagelo ira crescer a partir doe um dos centríolos.
3 - Etapa de maturação: Uma boa parte do citoplasma das espermátides é desprendida, formandos os corpos residuais, que são fagositados pelas células de Sertoli liberando os espermatozoide no lúmen que são transportados pelo fluido testicular (formados pelas células de Sertoli e células da rede testicular) que é composto por esteroides, proteínas, íons e uma proteína ligante de andrógeno que transporta testosterona.
Células de Sertoli: São piramidais, sendo que a sua superfície basal adere à lâmina basal dos túbulos e suas extremidades apicais estão não lúmen dos túbulos. Estas células apresentam sem sua superfície numerosos recessos. As células de Sertoli adjacentes são unidas por junções ocludentes e formam a barreira hematotesticular, que apresentam um com compartimento chamado de compartimento basal que é formado por tecido conjuntivo se comunicando com o resto do organismo. Existe um compartimento chamado de compartimento adluminal, que inicia a espermatogênese e apresenta espermatócitos e espermátides. Os espermatozoides são liberados dos recessos por movimentos do ápice destas células com a participação de microtúbulos e microfilamentos. Suas principais funções são a de suporte, proteção e suprimento nutricional dos espermatozoides em desenvolvimento; fagocitose; secreção (secreta os hormônios sexuais, proteínas ligantes e enzimas transportadoras); proteção do hormônio antimulleriano e a barreira hematotesticular.
Fatores que influenciam a espermatogênese:
Hormônios: São os fatores mais importantes; os principais hormônios são o FSH e o LH. Eles são responsáveis por: promover a síntese e a secreção de proteína ligante de andrógeno e age nas células intersticiais, estimulando a produção de testosterona.
Temperatura: O processo só ocorre em temperaturas abaixo da corporal, 37◦C e os testículos tem uma temperatura de 35◦C que precisa ser mantida.
Outros Fatores: Desnutrição, alcolismo e outras substâncias levam a alterações. Irradiações e sais de cádmio são tóxicos para as células da linhagem espermatogênica
Tecido Intersticial: Ele é importante para a nutrição das células dos túbulos seminíferos, transporte de hormônios e produção de andrógenos. As células intersticiais, são as produtoras de testosterona, são arredondadas ou poligonais e que núcleo central e um citoplasma eosinófilo rico em pequenas gotículas de lipídios. Os espaços entre os túbulos seminíferos são preenchidos por tecido conjuntivo, nervos, vasos sanguíneos e linfáticos. O tecido conjuntivo apresenta diversas células como fibroblastos, células conjuntivas indiferenciadas, mastócitos e macrófagos. As atividades e a quantidade das células são controladas pelos hormônios.
Ductos intratesticulares: Eles são a junção dos túbulos retos, da rede testicular e dos ductos deferentes, que iram conduzir os espermatozoides e fluidos. O seguimento principal é revestido por um epitélio de células cuboides apoiados em uma envoltura de tecido conjuntivo denso. A rede testicular é altamente anastomosada de canais revestidos por um epitélio de células cuboide. Os ductos deferentes são formados por um grupo de células epiteliais cuboides não ciliadas (que absorvem fluidos secretados pelos túbulos seminíferos) que se alterna com comum grupo de células cujos cílios batem em direção ao epidídimo. Uma delgada camada de células musculares lisas orientadas circularmente existe em volta da lamina basal do epitélio.
Ductos genitais extratesticulares: São eles que levam os espermatozoides do testículo para o meato do pênis e é composto: 
1- Ducto epidídimo: é bastante enovelado; se junta ao tecido conjuntivo circunvizinho e vasos sanguíneos formando o corpo e a cauda do epidídimo e é formado por epitélio pseudoestratificado, composto por células basais arredondadas e por células colunares, que são cobertas por longos e ramificadas microvilos de formas irregulares (esterocilios). Suas células epiteliais se apoiam em uma lâmina basal que é envolvida por células musculares lisas e por tecido conjuntivo frouxo.
2- Ducto deferente: È caracterizado pelo lúmen estreito e pela espessa camada de músculo liso. Sua mucosa forma dobras longitudinais e a maior parte é coberta por um epitélio colunar pseudoestratificado com estereocílios. A lâmina própria da mucosa é uma camada de tecido conjuntivo rico em fibras elásticas e a camada muscularconsiste em camadas internas e externas longitudinais separadas por uma camada circular. 
3- Uretra: vai esvaziar seu conteúdo. O segmento que entra na próstata é chamado de ducto ejaculatório e sua mucosa é bem semelhante a do deferente, porem, não é envolvida por músculo liso.
Glândulas acessórias: São essenciais para a função reprodutiva do homem.
Vesículas Seminais: A mucosa é pregueada e forrada por epitélio cuboide ou pseudoestratificado colunar, suas células epiteliais são ricas em grânulos de secreção e sua lâmina própria é rica em fibras elásticas e é envolvida por uma espessa camada de músculo liso.
Próstata: Ela é divida em três zonas: zona central, zona de transição e zona periférica. As glândulas tubuloalveolares são formadas por tecido epitelial cuboide alto ou pseudoestratificado colunar, que apresentam um estroma fibromuscular em volta das glândulas. A próstata é envolvida por uma cápsula fibroelástica rica em músculo liso.
Glândulas bulbouretrais: Conhecidas também como glândulas de Cowper situam-se na porção membranosa da uretra, são tubuloalveolares, revestidas por epitélio cúbico simples excretor de muco e suas células são musculares e lisas.
Pênis: Os principais componentes são a uretra e três corpos cilíndricos de tecido erétil, sendo este conjunto envolvido por pele. Os corpos cavernosos do pênis ( são dois deles) se localizam na parte dorsal do pênis, já o corpo cavernoso da uretra ou corpo esponjoso fica localizado ventralmente. A maior parte da uretra peniana é revestida pó epitélio pseudoestratificado colunar, que na glande se transforma em estratificado pavimentoso. O prepúcio é uma dobra retrátil da pele que contem tecido conjuntivo com músculo liso em seu interior. São encontradas glândulas sebáceas. Os corpos cavernosos são envolvidos por uma camada resistente de tecido conjuntivo denso, a túnica albugínea. O tecido erétil que compõe os corpos cavernosos do pênis e da uretra tem uma grande quantidade de espaços venosos separado por trabéculas de fibras de tecido conjuntivo e células musculares lisas. A ereção ocorre quando impulsos vasodilatadores do parassimpático causam o relaxamento da musculatura dos vasos penianos e do músculo liso dos corpos cavernosos.

Outros materiais