Buscar

Diatópica Sul - variações linguísticas

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Diatópica Sul
Variação linguística da região sul do brasil
Conceito
Dialeto é a modalidade de uma língua caracterizada por determinadas peculiaridades fonéticas, gramaticais ou regionais. Cientificamente este conceito é conhecido por “variação diatópica” ou “variedade dialetal”. Em suma, se trata de um dialeto regional, que é a forma como uma língua é realizada numa região específica.
A influência de várias culturas deixou no português marcas que destacam a riqueza de vocabulários e de pronúncia. O sotaque é derivado da colonização daquele lugar.
Santa Catarina:
O sotaque cantado tem influência forte da imigração de portugueses da Ilha dos Açores 
Rio Grande do Sul:
Cidades cujas fronteiras com Argentina e Uruguai sofrem diretamente a influência geográfica da região, utilizam expressões tipicamente da fronteira com povos de língua espanhola. O que diferencia do sotaque da capital e de outras cidades, é a herança linguística deixada por imigrantes alemães e italianos.
Dialeto Gaúcho
O Dialeto Gaúcho é um dialeto do português falado no Rio Grande do Sul, e em parte do Paraná e de Santa Catarina. Fortemente influenciado pelo alemão, italiano, espanhol e guarani, especialmente nas áreas próximas à fronteira com o Uruguai, possui diferenças lexicais e semânticas muito numerosas em relação ao português padrão. Foi publicado um dicionário “gaúcho brasileiro” pelo filólogo Batista Bossle, listando as expressões regionais e seus equivalentes na norma culta.
Culinária Sulista
Devido a colonização italiana na região, disseminou-se pratos como a polenta, frango, massas e bebidas como o vinho. Por isso existem restaurantes italianos variados em Curitiba (PR), por exemplo.
A cozinha alemã também fez tradição com o café colonial, e devido a imigração alemã surgiu a Oktoberfest, um dos maiores festivais germânios do Brasil que acontece na cidade de Blumenau (SC).
Comidas mais consumidas no Sul
Churrasco
Carro chefe na alimentação de todos os estados do Sul.
Chimarrão
Mais consumido em SC e RS, mas no PR se consome mais o Tererê que é uma versão fria da bebida.
Pão cuca
Um pão doce que pode ter vários recheios, é parte da rotina dos Gaúchos.
Economia
Diferente do restante do país, a região Sul apresenta um clima subtropical que restringia o plantio de cultivos típicos de clima quente, como a cana-de-açúcar ou o café.
Até a primeira metade do século XX, a agropecuária permaneceu como principal atividade econômica. Atualmente, a região apresenta a segunda maior concentração industrial do país. Fatores que contribuíram para o desenvolvimento industrial na região Sul foram as reservas de matérias-primas e o potencial de geração de energia.
A maior usina hidrelétrica é a do rio Paraná, no estado do Paraná.
Usina Hidrelétrica de Itaipu | Paraná | Capacidade: 14.000 MW
IDEB – Índice de desenvolvimento da Educação Básica
O IDEB representa a iniciativa pioneira de reunir em um só indicador dois conceitos igualmente importantes para a qualidade da educação: fluxo escolar e médias de desempenho nas avaliações.
Os valores em fundo verde são as metas atingidas, e a meta é chegar em 6,0 até o ano de 2022.
Paraná
4 – 5 série
8 – 9 ano
3 série EM
Santa Catarina
4 - série
8 – 9 ano
3 série EM
Rio Grande do Sul
4 – 5 série
8 – 9 ano
3 série EM
Aspectos Culturais
A região Sul possui uma cultura muito rica, justamente por ter recebido tanta influência de variadas colônias de imigrantes.
São muitas as formas de manifestações culturais da região, mas as que mais se destacam são: a culinária, a música, a dança e a literatura.
Música
	Na música típica/tradicional, as que se destacam são as músicas gaúchas, compostas praticamente pelo bugio, vanerão, xote, chimarrita, além de outras músicas folclóricas.
Em Santa Catarina temos o estilo chamado de música de bandas, que possui grande influência gaúcha e se assemelha com as marchinhas.
No Paraná também há influência muito forte do estilo gaúcho, mas também há o domínio bem acentuado da música sertaneja em regiões mais ao norte do estado.
Na música popular temos vários artistas do Sul que alcançaram expressão nacional e internacional, como por exemplo:
• Elis Regina e Engenheiros do Hawaii (RS)
• Nuno Roland e Reino Fungi (SC)
• Chitãozinho e Xororó; Karol Conka (PR)
Dança
	As danças típicas sulistas possuem grande pluralidade de influências e são bastante expressivas; são realizadas individualmente ou em grupo.
No Rio Grande do Sul, as danças receberam influências dos imigrantes e da proximidade com a fronteira do Brasil. As principais são o Vanerão (Vaneirão), a Chula, a Milonga e a Chimarrita.
Em Santa Catarina, as mais comuns são a Dança do Vilão, Boi de Mamão e Balainha.
No Paraná, além de ter em comum com Santa Catarina a dança Balainha, que é feita com pares de dançarinos que utilizam um arco com flores, o outro tipo de dança bastante conhecido na região é o fandango, que possui muitos passos variados e que é acompanhada por instrumentos como a gaita e o violão.
Literatura
	No Sul além da literatura folclórica de contos, lendas e etc., como em especial “O Negrinho do Pastoreio”, há muitos escritores que se destacaram no cenário literário:
Alcides Maia, primeiro sulista a ser membro da Academia Brasileira de Letras, nascido em São Gabriel (RS); 
Caio Fernando Abreu (RS)
Helena Kolody (PR)
Mário Quintana (RS)
Cruz e Sousa (SC)
	Entre outros.
Referências Bibliográficas:
http://brasilescola.uol.com.br/brasil/cultura-personalidades-regiao-sul.htm
http://regiao-sul.info/cultura-do-sul.html
http://brasilescola.uol.com.br/brasil/historia-economica-regiao-sul-influencia-das-migracoes-europeias.htm
http://ideb.inep.gov.br/
CUNHA, Celso; CINTRA, Luís F.Lindley. Nova gramática do português contemporâneo. 5°ed. Rio de Janeiro: Lexikon, 2008.
http://letrasmarques2013.blogspot.com.br/
http://ibge.gov.br/home/estatistica/populacao/censo2000/default_migracao.shtm

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais