Buscar

Lima Barreto Ensaio Aline Santos

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

UNIVILLE - Universidade da Região de Joinville
Curso: Letras – 2º ano
Disciplina: Estudos Culturais – Temas Transversais 
Aluna: Aline Santos
Tema: Estudos culturais na educação
	 “Os Estudos Culturais estão profundamente preocupados com a relação entre cultura, conhecimento e poder”
 Giroux (1995, p. 86)
Em uma sociedade encontra-se grande variedade cultural, devido a porcentagem de miscigenação presente na coletividade. As diversidades de grupos geram preconceitos entre si, e numa convivência escolar, como na educação, os estudos culturais interferem diretamente na relação aluno-professor, comportamental, disciplinar e curricular. É preciso a investigação desses fatores para tornar a escola um espaço de convivência democrática. 
 Os estudos culturais surgem para investir contra a hierarquia de valores, na tentativa de democratizar as relações culturais, a fim de entender o comportamento e a relação de ideias criadas e compartilhadas na vivência cotidiana, questionando as relações de poder e dominação, para que a abertura da chamada tendência elitista da concepção de cultura, não interfira, tornando o ambiente justo e agradável nas relações coletivas, onde não seja projetada uma ideologia de inferioridade e superioridade, mas sim, de aceitação da diversidade. 
Na educação, os estudos culturais contribuem para desconstrução de preconceitos e injustiças, priorizando o entendimento respeitoso a diferenças encontradas em conjunto, desenvolvendo consciências críticas quanto ao processo de imposição das culturas e visões de mundo. 
Raciocinar, entender, praticar maneiras de admitir o diverso, o diferente, é assunto árduo de trabalhar, pois todos constroem seus juízos e esquecem de entender o juízo do outro, “o outro é subjugado ou eliminado na violência das oposições binárias”. (Giroux, 1999: 23). A importância dos estudos culturais na educação das escolas é vital, nela possibilitando a convivência entre identidades culturais e sociais múltiplas, questionando as relações de poder e valorizando o respeito e conhecimento com a diversidade para uma convivência justa.

Outros materiais