Buscar

ANÁLISE DE IMPACTOS AMBIENTAIS

Prévia do material em texto

Segundo a Resolução Conama 001/86, o conceito de impacto ambiental é relativo as atividades humanas que afetam direta ou indiretamente os aspectos abaixo, exceto:
	As atividades sociais e econômicas.
	A saúde, a segurança, e o bem estar da população.
	As condições estéticas e sanitárias ambientais.
 Certo	As empresas públicas e/ou privadas.
	A qualidade dos recursos ambientais.
Podemos citar como principais causas dos impactos ambientais globais, exceto:
	chuva ácida.
	desmatamento florestal.
	inversão térmica.
 Certo	sistema de tratamento de esgoto.
	poluição por agrotóxico.
Uma indústria siderúrgica está em fase de licenciamento ambiental para instalar uma unidade no interior de Goiás. O Estudo de Impacto Ambiental (EIA) realizado identificou alguns impactos relacionados à fase de operação deste empreendimento, como geração de resíduos sólidos de várias tipologias e também o aumento do número de vagas de empregos para região. Sobre este EIA está correto afirmar que:
	Todos os impactos ambientais são negativos, por isto não cabe mencionar o aumento do número de vagas de empregos.
	A geração de vagas de empregos não deve ser mencionada, pois não tem relação direta com o funcionamento da indústria.
	Somente devem ser relatados os impactos ambientais que afetem a biota.
	Os impactos ambientais negativos devem ser omitidos de qualquer EIA.
 Certo	Os impactos ambientais podem ser positivos ou negativos, então cabe mencionar a geração de resíduos sólidos e o aumento do número de vagas de empregos como impactos relacionados.
Os recursos naturais, após seu uso, podem ser renováveis, isto é, voltar a ser disponíveis, ou não-renováveis, isto é, nunca mais ficarem disponíveis. Assinale a alternativa verdadeira.
	Como recurso não renovável temos o exemplo do combustível fóssil, que depois de ser utilizado para mover um automóvel ainda é útil para a natureza.
 Certo	Como recurso não renovável temos o exemplo do combustível fóssil, que depois de ser utilizado para mover um automóvel está perdido para sempre.
	O capim, evidentemente, é um recurso não renovável (biomassa).
	Um recurso renovável não pode se tornar um recurso não renovável.
	O capim, evidentemente, não é um recurso renovável pois não é biomassa.
As queimadas em florestas tropicais brasileiras estão ligadas à maneira como a ocupação humana vem ocorrendo. Na região amazônica, a ocupação acontece a partir de pulsos migratórios que visam o garimpo e/ou a abertura de fronteiras agrícolas. Um dos episódios mais importantes registrados foi o incêndio de 1998, em Roraima, no qual queimadas usadas para limpar pastagens, savanas e restos de floresta derrubada escaparam ao controle humano e acabaram por destruir uma enorme área, em torno de 40 mil km2, ou cerca de 20% do estado, cuja área é de 225.116 km2. Os efeitos ao meio ambiente foram dramáticos e aqueles referentes à saúde humana só não se tornaram dramáticos também porque o estado têm uma população de apenas 250 mil habitantes. O risco de ocorrência de eventos semelhantes é grave, pois a mesma situação verificada em Roraima se reproduz ao longo do grande arco de desmatamento ao sul da Amazônia, de Rondônia ao Maranhão (Nascimento et al., 2000). As queimadas, porém, não estão restritas à Amazônia; em quase todo o país são utilizadas para limpar pastagens e restos de colheitas. Além disso, são usadas para facilitar colheita nas extensas, áreas cobertas por canaviais, sobretudo no estado de São Paulo e na Zona da Mata Nordestina. RIBEIRO, H., ASSUNÇÃO, J.V., Efeito das Queimadas na Saúde Humana, Disponível em <:http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0103-40142002000100008&script=sci_arttext>. Acesso em 20 de agosto de 2014. As queimadas contribuem para o agravamento de um fenômeno conhecido por:
 Certo	Efeito Estufa
	Chuva ácida;
	Corrosão
	Diminuição da camada de ozônio
	Erosão
Determinados gases integrantes da atmosfera, de origem natural ou antrópicos (produzidos pelo homem) contribuem significativamente para a potencialização do efeito estufa. Entre eles destaca-se o dióxido de carbono (C02) proveniente dos veículos das queimadas. Sobre as emissões geradas nestas atividades está correto afirmar que:
 Errado	Os impactos ambientais globais são decorrentes apenas de impactos gerados por atividades antrópicas.
	Os impactos locais nunca podem ter impacto global.
	Os impactos ambientais globais são decorrentes apenas de impactos gerados por fenômenos da natureza.
	Os impactos locais são sempre mais relevantes do que os impactos globais.
 Certo	Os impactos ambientais locais quando acumulados podem ocasionar impactos globais.
Com relação aos impactos ambientais considerados no âmbito da legislação, qual deles não se aplica aos instrumentos legais de controle da poluição ambiental?
	desmatamento de florestas.
	controle de pragas agrícolas.
	captação de água para uso industrial.
 Certo	erupções vulcânicas.
	exploração de recursos pesqueiros.
A poluição do solo advém da disposição inadequada de resíduos, entre eles os de origem industrial e agrícola. Sobre a poluição ocasionada pelo uso indiscriminado de defensivos agrícolas e fertilizantes sintéticos está correto afirmar que:
	Causa contaminação de solo e águas subterrâneas, configurando um impacto local.
 Certo	Causa contaminação do solo e águas subterrâneas, contribuindo para a formação de impactos globais.
 Errado	Causa prejuízos somente à própria plantação, configurando um impacto local.
	Causa contaminação localizada apenas no solo, configurando um impacto local.
	É irrelevante, pois não há impactos visuais associados.

Continue navegando