Buscar

Teste 1 Filosofia Politica

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Questão 1/2
Leia o texto abaixo:
“O mito surge a partir da necessidade de explicação sobre a origem e a forma das coisas, suas funções e finalidade, os poderes do divino sobre a natureza e os homens. Ele vem em forma de narrativa, criada por um narrador que possua credibilidade diante da sociedade, poder de liderança e domínio da linguagem convincente, [...] mas adequando a estrutura do mito de uma forma que tranquilize os ânimos e responda às necessidades do coletivo”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: SANTOS, Paula Perin dos. Origem e Função dos Mitos.:Disponível em: <http://www.infoescola.com/filosofia/origem-e-funcao-do-mito/>. Acesso em: 05 jun.2016.
Considerando a distinção entre mito e filosofia, conforme a sua leitura do livro- base da disciplina Filosofia Política, é correto afirmar:
	A	
O nascimento da filosofia entre os gregos significou a ruptura definitiva com os mitos, a forma explicativa baseada em fabulações ilusórias.
	B	
A busca por explicações racionais, distanciadas da mera doxa (opinião) e baseada no logos (conhecimento) é o fundamento da ruptura entre os pré-socráticos e as mitologias.
	C	
O mito tem caráter pedagógico, não visa explicar o porquê das coisas. Essa passa a ser a função da filosofia. Ainda assim, filósofos da Antiguidade recorriam às narrativas mitológicas.
	D	
A filosofia estabelece a ruptura com os mitos, uma vez que as explicações divinas sobre a natureza e os homens perdem poder explicativo na Antiguidade grega.
	E	
O abandono de explicações mitológicas, por parte dos filósofos na Antiguidade clássica, foi a pré-condição do desenvolvimento científico.
Questão 2/2
Leia o fragmento do Livro VII de A República de Platão:
“Observa Gláucon, que não haverá injustiça em obrigar os nossos filósofos, com palavras razoáveis, a que cuidem dos animais e os protejam. Nós lhe diremos que é natural que em outras cidades os homens de sua classe não participem da política, porque se formam sozinhos e contra a vontade de seus respectivos governos; [...]) Mas a vós outros pusemos nós no mundo para serdes chefes da colmeia, rei de vós mesmos e do resto da cidade, melhor e mais completamente educados que aqueles e mais capazes, portanto, de participar dos assuntos públicos e da Filosofia”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: PLATÃO. Diálogos III. A República. Livro VII. Ediouro. São Paulo: 1999, p. 157.
Considerando a citação acima, o debate sobre a virtude em Platão e o que você leu no livro-base da disciplina, Filosofia Política, é correto afirmar que:
	A	
O homem filósofo em Platão nasce com a alma, a virtude inata e, quando aceita a sua natureza, é estimulado a cumprir sua função de dirigente na cidade.
	B	
Platão, assim como Sócrates, considera que o ensino da virtude é a tarefa do filósofo. Todos podem aprender e ser dirigentes da cidade.
	C	
Platão repudia quaisquer concepções aristocráticas, segundo as quais a política só deve ser praticada por pessoas especializadas.
	D	
Platão critica a tese de Sócrates de que não é o desejo que faz o filósofo. É a sua natureza que o transforma em mais capaz que outros de participar da vida pública.
	E	
Platão afirma que todo filósofo pode ser um criador de animais e qualquer cidadão comum pode ser um filósofo.

Continue navegando

Outros materiais