Buscar

Provas Legislação trabalhista e prevideciaria

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1. Avaliação I - Redação Individual (299325)
Legislação Trabalhista e Previdenciária (RHU04)
Prova: 3696190
QUESTÃO:
1. Sobre a avaliação das relações de trabalho, o empregador tem inerente à sua qualificação, enquanto detentor do gerenciamento de uma atividade econômica por sua própria conta e risco, algumas situações que lhe proporcionam um poder de direção. Este poder de direção pode ser de organização, disciplinar e de controle. Identificando como esses aspectos influenciam as atividades laborais, levando em consideração um caso concreto de seu cotidiano que represente o poder de direção do empregador, escreva uma redação com o tema: O PODER DE ORGANIZAÇÃO, O PODER DISCIPLINAR E O PODER DE CONTROLE.
RESPOSTA ESPERADA:
Na relação de trabalho e emprego, o empregador detém algumas funções que lhe são inerentes enquanto ¿donos do negócio¿, dono do empreendimento. No cotidiano, o empregador no exercício dessas prerrogativas as utiliza e se utiliza de poderes para que estas sejam objetivas. O empregador, para isto, define, enquanto poder de organização, de que forma constituirá sua empresa, individual, limitada, sociedade anônima; o horário que sua empresa funcionará; as funções que seus empregados exercerão; os cargos que cada qual ocupará, os salários que receberão, além de poder instituir um regimento ou regulamento interno na empresa.
O poder de controle do empregador está na forma que este controla a forma de produção dos bens que coloca no mercado de consumo, o meio utilizado para esta situação, o controle do horário de seus colaboradores, a produção efetuada, as eventuais faltas de seus empregados etc.
O poder disciplinar possibilita que o empregador aplique punições estabelecidas em normas e regulamentos da empresa, em textos de lei, em acordos ou convenções coletivas para os colaboradores que não cumprem com as obrigações ou deveres que lhe são inerentes no exercício de suas funções.
O exercício desses poderes tem como objetivo final permitir que o empregador tenha sucesso com sua empresa, organização, empreendimento.
2. Avaliação II - Individual e sem Consulta (299327)
Legislação Trabalhista e Previdenciária (RHU04)
Prova: 3696226
X = Questão Cancelada
	01
	02
	03
	04
	05
	06
	07
	08
	09
	10
	A
	D
	B
	C
	B
	C
	C
	C
	D
	A
3. Avaliação Final (Discursiva) - Individual e sem Consulta (299326)
Legislação Trabalhista e Previdenciária (RHU04)
Prova: 3696241
QUESTÃO:
1. Os elementos essenciais para a celebração de um contrato de trabalho estão previstos no Código Civil, sendo eles: agente capaz, objeto lícito, manifestação da vontade e forma regular ou não proibida em lei. Conhecendo estes elementos, conceitue cada um deles e exemplifique.
RESPOSTA ESPERADA:
Agente capaz: aquele indivíduo que legalmente responde por seus atos. Uma exceção é o trabalho do menor aprendiz, para o qual existe uma permissão legal autorizando o empregador a contratar o menor nessas condições, observadas algumas condicionantes, a partir dos 14 anos. 
Objeto lícito: o objeto do contrato não pode ser proibido por lei, ou ainda impossível de ser realizado, caso assim o seja, o contrato deverá ser tido como nulo. 
Manifestação da vontade: o contrato é assinado por ato da vontade de duas partes: empregado e empregador; não podem haver quaisquer atos de coação, erro, dolo; deve ser de livre aceitação; se não houver respeito a estes pressupostos, ele pode ser considerado com defeito, ou vício de consentimento, que poderá levar a caracterizá-lo como nulo, ou anulável. 
Forma regular ou não proibida: o contrato de trabalho não exige qualquer forma, não precisa ser escrito, pode ser tácito, podendo ser livremente ajustado, desde que não sejam contrários à lei que trata deste contexto. Ex.: Não posso contratar menor com 14 anos se não for na condição exclusiva de aprendiz.
QUESTÃO:
2. Juca precisou afastar-se de seu emprego para cumprir o serviço militar obrigatório. Contudo, está muito receoso, haja vista ter ouvido falar que será demitido por conta desse afastamento, pois a empresa deixou de depositar seu salário. Feitas essas considerações, responda às seguintes questões: pode Juca ser demitido da empresa durante o período de cumprimento do serviço militar? O que ele deverá fazer caso queira retornar ao antigo cargo exercido na empresa, após a baixa do serviço militar?
RESPOSTA ESPERADA:
Não pode a empresa demitir Juca durante o cumprimento do serviço militar obrigatório. Para que Juca possa retornar ao antigo cargo exercido, deverá notificar o empregador desse intento, através do envio de telegrama ou carta registrada.
QUESTÃO:
3. O trabalhador que labora para a empresa recebe em contrapartida a esses serviços prestados o salário, cuja importância não pode ser inferior ao mínimo estabelecido por lei. Dentre os vários salários previstos na legislação trabalhista, encontramos a descrição do salário normativo e do salário profissional. Conceitue-os.
RESPOSTA ESPERADA:
Salário profissional: o salário profissional faz referência ao valor mínimo que deve ser recebido e/ou pago ao trabalhador que integra determinada categoria profissional. Um dos exemplos é dos profissionais em radiologia.
Salário normativo: o salário normativo é aquele fixado em sentença proferida em dissídio coletivo pelos tribunais do trabalho. Tem como objetivo impedir que os empregadores contratem empregados com salário inferior ao fixado na sentença formalizada pelo Tribunal do Trabalho.
4. Avaliação Final (Objetiva) - Individual e sem Consulta (299328)
Legislação Trabalhista e Previdenciária (RHU04)
Prova: 3696267
X = Questão Cancelada
	01
	02
	03
	04
	05
	06
	07
	08
	09
	10
	11
	12
	13
	14
	15
	C
	C
	D
	D
	A
	A
	A
	C
	D
	B
	B
	B
	B
	C
	D

Outros materiais