Buscar

A origem do Mc Donalds

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

A origem do McDonald’s
Foto: Wordpress
Em 1937, os irmãos Dick e Mac McDonald abrem uma barraca de cachorro-quente chamada Airdome em Arcádia, Califórnia. Durante 3 anos, já em 1940, os irmãos mudam a barraca Airdome para San Bernardino, também na Califórnia, onde eles abrem um restaurante McDonald´s na Rota 66, em 15 de Maio. O cardápio se baseava em 25 itens, a maioria deles, churrasco. 
O primeiro hambúrguer McDonald´s custou US$0,15, e como era comum na época, contrataram 20 garçons que sobre patins, entregavam o pedido do cliente no carro. Isso se tornou popular, e muito lucrativo, fazendo um tremendo sucesso, e aumentando cada vez mais o número de clientes. Quando notaram que a maior parte dos lucros vinha dos hambúrgueres, os irmãos fecharam o restaurante por diversos meses, para criar e implantar um inovador sistema de serviço rápido, uma espécie de montagem em série para os hambúrgueres.   
Quando o restaurante foi reaberto em 1948, passou a vender somente hambúrgueres, milk-shakes e batatas fritas, se tornando um extremo sucesso, cuja fama foi espalhada de boca em boca. Após alguns anos, em 1953, os irmãos McDonald começaram a criar franquias de seus restaurantes, com Neil Fox abrindo a primeira franquia, e o segundo restaurante foi aberto em Phoenix, Arizona, o primeiro a usar o estilo baseado nos arcos de ouro. 
No mesmo ano, o restaurante original foi reconstruído baseado nesse estilo. Ainda em 1953, o quarto restaurante foi aberto em Downey, na Califórnia, na esquina da Lakewood com Florence Avenue, onde funciona até hoje, sendo o mais velho restaurante em funcionamento. Em 1954, durante uma visita ao McDonald’s, Ray Kroc, o empreendedor das máquinas de milk-shake, ficou fascinado com a extraordinária capacidade e popularidade da franquia. 
Outros que visitaram a rede, e acabaram se inspirando na ideia, foram James McLamore, fundador da marca rival Burger King, e Glen Bell, fundador do restaurante Taco Bell. Depois de ver o restaurante em operação, Kroc propôs aos irmãos McDonald, que já vendiam franquias, a vendê-las fora da localização original da empresa (Califórnia e Arizona), sendo dele próprio a primeira franquia. Kroc trabalhou muito para vender a marca McDonald's. Ele tentou até mesmo se impor em sua amizade dos tempos de guerra, com Walt Disney, na esperança de abrir um McDonald's na Disneylândia, que estava prestes a ser inaugurada. Mas o projeto não se realizou. 
Ray Kroc fundou o McDonald's Systems, Inc. no dia 2 de março de 1955, e ainda abriu, em 15 de abril, no subúrbio de Chicago, na cidade de Des Plaines, em Illinois, o nono restaurante da marca. Somente no primeiro dia, o total de vendas foi de US$366.12.  A biografia da companhia costuma se referir a essa data como o início da empresa, que já tinha 15 anos, tirando os irmãos McDonalds da história da rede, dando maior valor ao fundador Kroc, porém a empresa considera o restaurante de McDonalds o número 1. 
Início dos anos 60: Uma das ideias de marketing de Kroc foi a sua decisão de vender hambúrgueres do McDonald's para famílias e crianças. Uma franquia em Washington, D.C. patrocinou um show infantil chamado Bozo's Circus (Circo do Bozo). Bozo era um personagem franqueado, interpretado (em Los Angeles) por Willard Scott. 
Depois que o show foi cancelado, Goldstein contratou Scott, para interpretar o novo mascote do McDonald's, "Ronald McDonald". Nos três primeiros comerciais de televisão o personagem era destacado. Ronald McDonald acaba se espalhando para o resto do país, por meio de uma campanha de marketing, e mais tarde decidiu-se que Scott e sua versão original da fantasia, já não eram mais adequadas para o papel. Um elenco completo de personagens da "McDonaldland" acabou sendo desenvolvida.
Ainda nos anos 60, Kroc mudou o nome de sua empresa para Corporação McDonald's. E assim, com o passar dos anos, essa rede de restaurantes, foi crescendo e se espalhando por todo o mundo. O McDonald’s fez grande sucesso pelo mundo, e continua fazendo até hoje, apesar de existir varias outras redes similares, e continua sendo um dos mais frequentados.
Leia Mais: http://www.gazetadebeirute.com/2013/05/a-origem-do-mcdonalds.html#ixzz3loPRaRLc 
Under Creative Commons License: Attribution Non-Commercial Share Alike
 
1.
 
A teoria da administração científica pode ser utilizada para analisar o caso do
McDonald’s, pelo fato de esta teoria ter como características:
 - tem um foco de análise a organização como um todo;- considera a administração como uma profissão capaz de ser treinada e desenvolvida,incentivando o treinamento e o estudo dos funcionários, podendo ser promovido até otopo da gerência;-
os pressupostos motivacionais são de natureza material, como o ‘Destaque do mês’
que homenageia um profissional de alto desempenho, com um bônus de 25% do seusalário.A teoria da burocracia também possui características que são compatíveis com
algumas características do caso do McDonald’s, como:
 - concepção de uma forma racional e eficiente de organização sob as condições deexistência de atividades rotineiras.2.
 
Princípios da escola clássica da administração que se manifesta na administração do
McDonald’s:
 - Especializar funções e separar poderes de forma a obter o máximo proveito doindivíduo e da coletividade em uma organização;- Estabelecer responsabilidades via recompensa ou sanção;-
Premiar e recompensar os serviços prestados por meio de prêmios (o ‘Destaque domês’);
 - Incentivar o espírito de equipe e harmonia do pessoal como fontes de vitalidade paraa empresa.3.
 
O McDonal’s utiliza a força de trabalho pouco qualificada da mesma maneira que éespecificada no movimento de administração científica, em que existe o ‘homem
comum, que, por meio de um treinamento adequado, poderia executar a tarefaespecificada, em que tem uma padronização de como deve ser feito, alem do tempoexato concebido para a execução. Estes tipos de trabalhos, pode ser desempenhadospor trabalhadores pouco qualificados, que são passíveis de serem treinadosrapidamente e a baixo custo.4.
 
Nesse caso
, o McDonald’s usa o ‘Destaque do mês’ como motivação dos funcionários,
em que se homenageia um profissional de alta performance, eleito por seus colegas, éhomenageado com uma foto num quadro de destaque, alem de receber um bônus de25% sobre o salário médio de sua função. A adoção dessa prática garante umambiente de trabalho especial.5.
 
A teoria dos sistemas diz que a organização é um sistema aberto em contínuainteração com o ambiente onde se insere, para recolher os insumos e contribuir com
 
produtos e serviços.
No caso do McDonald’s, tem
-se o reflexo desta teoria, pois esta organização nãoproduz nenhum dos ingredientes que utiliza em seus produtos, ou seja, depende dosinsumos do contexto onde se insere.Para otimizar os processos com a redução do tempo e do custo de transporte entrefornecedor e o distribuidor dos insumos, criou-se o Food Town no Brasil, em que reúnefornecedor e distribuidor lado a lado.

Outros materiais