Buscar

Apol etica e filosofia

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

PAP Uninter
 
 
 
 Ava Univirtus
 
 
 
 
 
 
 Ava Univirtus
 
 
 
 
 
 Voltar
 
 
 LUCILENE LUCENA
 
 
 
Avisos
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 Ética e Educação
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 Roteiro de Estudo
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 Avaliações
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 Tutoria
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 Fórum
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 Trabalhos
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 Chat
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 Rádio Web
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 Avisos
 
 
 
 
 
 
 
 
	
				
						
				Created with Raphaël 2.1.0
			
				Avaliação
	novo
 
 
 
 
 
 
		
		
		
		
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 versão para impressão
 
 
 
 
 
 
 LUCILENE DOS SANTOS LUCENA - RU: 1294881
 
 
 Nota:
 70
 
 
 PROTOCOLO: 201608071294881AD0580
 
 
 
 
 Disciplina(s): 
 
 Fundamentos Filosóficos da Educação
Ética e Educação
 
 
 	Data de início: 	
 07/08/2016
 17:59
 
	Prazo máximo entrega:	
 -
 
 
	Data de entrega:	
 09/08/2016
 13:01
 
 
 
 
 
 
 
 
 Questão 1/10
Leia a notícia a seguir.
“ONU homenageia taxista que devolveu ingressos da Copa. O taxista Adilson Luiz da Cruz, 43, foi homenageado nesta segunda-feira (8) pelo UNODC (Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime), em Brasília, por seu "exemplo de comportamento ético". Em junho, ele virou notícia depois de devolver 40 ingressos para jogos da Copa que encontrou em seu táxi. No dia da abertura do Mundial no Brasil, dois mexicanos esqueceram um pacote com as entradas no banco traseiro do veículo. Mesmo sabendo apenas o nome de um dos clientes, Adilson voltou ao hotel no Morumbi onde havia os apanhado na madrugada e conseguiu devolver os tíquetes aos verdadeiros donos. [...] Há cerca de um mês, a reportagem da Folha de S.Paulo foi contatada pela comunicação do UNODC, que estava à procura do telefone de Adilson – um dos escolhidos para receber o prêmio destinado a 'pessoas que dão grandes exemplos de comportamento ético'".
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: <http://www.gazetadopovo.com.br/esportes/futebol/conteudo.phtml?id=1519254>. Acesso em: 15 dez. 2014.
A notícia diz que a ação do taxista foi um “exemplo de comportamento ético”. Conforme o livro-base Ética empresarial na prática, podemos dizer que, filosoficamente, a expressão usada está...		A	correta, uma vez que ética e moral se confundem em casos assim.
		B	errada, pois a ética é a reflexão teórica sobre as condutas morais.
Você acertou!
A língua portuguesa incorporou a palavra de origem grega “ética” e a palavra de origem latina “moral” quase como sinônimos, mas, filosoficamente, a ética é a reflexão sobre a moral. A ética procura entender a formação de hábitos e costumes. Já a moral são as normas de comportamento aceitas e internalizadas numa determinada sociedade humana. (ALENCASTRO, p. 32-33)
		C	errada em partes, afinal não temos base para julgar sua ação.
		D	correta em partes, já que ética e moral são sinônimos para a filosofia.
		E	alinhada com o entendimento do conceito de ética como a “ciência do comportamento”. 
Questão 2/10
Leia o trecho de música a seguir:
“Autonomia”
O que eu queria, o que eu
 sempre queria
 Era conquistar a minha
 autonomia
 O que eu queria, o que eu
 sempre quis
 Era ser dono do meu nariz
 Os pais são todos iguais
 Prendem seus filhos na jaula
 Os professores com seus lápis
 de cores
 Te prendem na sala de aula
 O que eu queria, o que eu
 sempre queria
 Era conquistar a minha
 autonomia
 O que eu queria, o que eu
 sempre quis
 Era ser dono do meu nariz
Autonomia. Titãs. Álbum “Televisão” (1985)
 A música dos Titãs apresenta uma definição de “Autonomia”, muito ligada a liberdade de agir. Outra definição possível, presente no livro-base Ética empresarial na prática, é a de Jean Piaget, para quem “Autonomia” é a interiorização das normas morais e comportar-se segundo elas. Qual relação podemos fazer entre as duas definições? Assinale a alternativa correta:		A	Ambas definições são excludentes, pois não podemos agir conforme as normas e sermos “donos de nosso nariz”.
		B	A definição de Piaget não se enquadra no tema proposto pela música.
		C	Podemos relacionar o conceito de autonomia na música com o de heteronomia de Piaget.
		D	São ideias complementares, pois ser “dono do nariz” é agir por seus próprios princípios internos de conduta.
Você acertou!
Ser autônomo, para Piaget, é agir conforme as normas morais internalizadas, mas também por seus próprios princípios internos de conduta, ou seja, ser realmente “dono do nariz” e não agir só por medo da repressão de pais e professores. (ALENCASTRO, p. 39)
		E	Ser “dono do nariz”
conforme a música é agir buscando a aprovação dos outros.
 
Questão 3/10
Leia o fragmento de texto a seguir:
“Toda moral é uma longa e audaciosa falsificação, graças à qual se torna possível uma alegria perante o espetáculo da alma”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: NIETZSCHE, F. Para Além do Bem e do Mal. São Paulo: Martin Claret, 2003. p. 206.
A citação acima retoma a ideia de Aristóteles de que o bem agir e o desenvolvimento de atributos e qualidades é que levam o ser humano a ser feliz. Com base no livro Ética empresarial na prática, podemos dizer que a esses atributos e qualidades ele deu o nome de...		A	Valores
		B	Virtudesas virtudes, para Aristóteles, são atributos e qualidades que o ser humano deve cultivar para ser feliz, pois a felicidade é o fim indiscutível da ação humana. (ALENCASTRO, p 34)
		C	Normas morais
		D	Boas ações
		E	Teleologia
Questão 4/10
Leia o fragmento de texto a seguir: 
“Enquanto seus contemporâneos mais ativos, também roçados pela ‘graça educacional’; e os mestres do pensamento se esmeravam, por meio da educação, de remodelar o homem, tornando-o senão um humanista, um bom cristão, um cavalheiro, um bom cidadão, Rousseau deixa de lado o conjunto das técnicas, rompendo com todos os modelos e proclamando que a criança não tem que se tornar outra coisa senão naquilo que ela deve ser”.
Após esta avaliação, caso queira ler este artigo integralmente, ele está disponível em: SOËTARD, Michel. Jean-Jacques Rousseau. Recife: Fundação Joaquim Nabuco / Editora Massangana, 2010. p. 13,14.
De acordo com as aulas e com os conteúdos do livro-base Fundamentos filosóficos da educação, analise as sentenças a seguir sobre Rousseau:
I. Defendendo que Deus criou o homem e a natureza, para Rousseau, as relações do homem com a natureza estavam no próprio homem.
II. Um dos preceitos de Rousseau é o de que todos os homens nascem bons, porém, a sociedade os corrompe.
III. Para muitos de seus contemporâneos, Rousseau era tido como um teórico que estava sempre na contracorrente.
Agora, assinale a alternativa correta:
		A	Estão corretas as sentenças II e III apenas.
Você acertou!
O mais influente filósofo da vertente naturalista é Jean-Jacques Rousseau, pensador natural de Genebra, nascido no século XVIII. Segundo Rousseau, o homem é bom por natureza, mas a sociedade o corrompe. Em muitos aspectos, porém, ele estava na contracorrente de seu tempo e polemizava frequentemente com seus contemporâneos (livro-base, p. 48).
		B	Estão corretas as sentenças I e II apenas.
		C	Estão corretas as sentenças I e III apenas.
		D	Está correta a sentença III apenas.
		E	Está correta a sentença I apenas.
Questão 5/10
Leia o fragmento de texto a seguir:
“O problema da relação entre moral e política se põe do seguinte modo: é constatação comum, feita por quem quer que saiba um pouco de história, que nas esferas políticas são realizadas continuamente ações que a moral considera ilícitas ou, ao contrário, são permitidas ações que a moral considera imperiosas. Dessas constatação chegou-se à convicção de que a política obedece a um código de regras diferente da moral.” 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: BOBBIO, N. Elogio da Serenidade e outros escritos morais. São Paulo: Editora UNESP, 2002. p. 88.
Bobbio, nesse trecho, cita política como sinônimo de direito. Com base no trecho lido e no livro-base Ética empresarial na prática, quais relações podemos estabelecer entre direito, moral e ética? Assinale a alternativa correta:		A	O direito tem um caráter mais global do que a ética e a moral.
		B	A moral e o direito são sinônimos, o que os diferencia é a ética.
		C	A ética é a reflexão teórica e crítica sobre a moral e o direito.
Você acertou!
A ética é a instância geral e teórica capaz de promover a reflexão crítica em relação às ações humanas. Como teoria normativa pode influenciar as normas jurídicas e as ações políticas. (ALENCASTRO, p. 47)
		D	A diferença entre moral e direito está na origem divina do direito.
		E	Moral e política obedecem ao mesmo código de regras.
Questão 6/10
Leia o fragmento de texto a seguir: 
“O dicionário Houaiss define o Iluminismo como movimento intelectual do século XVIII, caracterizado pela centralidade da razão e da ciência, crítico do dogmatismo e das doutrinas políticas e religiosas tradicionais. É um pensamento que trabalha com paradoxos e dicotomias: razão e fé, luzes e sombras, ilustração e ignorância, direitos e privilégios, contrato social e absolutismo etc.”
Após esta avaliação, caso queira ler este artigo integralmente, ele está disponível em: MARRACH, Sônia. Outras histórias da educação: do iluminismo à indústria cultural. São Paulo: UNESP, 2009. p. 38.
Conforme os conteúdos do livro-base Fundamentos filosóficos da educação, Voltaire e Rousseau destacam-se entre os pensadores iluministas. Pensando nessa direção, relacione corretamente os referidos pensadores às suas proposições:
1. Voltaire
2. Rousseau
(  ) Sua obra faz alusão aos índios da América, caracterizados como seres autênticos, porém, que se corromperam no contato com o homem civilizado.
(  ) A crítica à educação da nobreza da época é tema  de sua obra, na qual propõe uma aprendizagem que enfatiza questões de ordem prática.
(  ) É contra o fato de que as crianças aprendam a ler muito cedo; afirma que isso leva ao enfraquecimento das experiências sensórias.
(  ) Temas como “bom selvagem” e “homem natural” são pressupostos que perpassam sua obra.
Agora, marque a sequência correta:		A	2 – 1 – 2 – 1.
		B	2 – 1 – 2 – 2.
Você acertou!
Rousseau: Sua obra faz alusão aos índios da América, caracterizados como seres autênticos, porém, que se corromperam no contato com o homem civilizado (livro-base, p. 53). Voltaire: A crítica à educação da nobreza da época é tema de sua obra, na qual propõe uma aprendizagem que enfatiza questões de ordem prática (livro-base, p. 51). Rousseau: Contra o fato de que as crianças aprendam a ler muito cedo; afirma que isso leva ao enfraquecimento das experiências sensórias (livro-base, p. 56).
Rousseau: Temas como “bom selvagem” e “homem natural” são pressupostos que perpassam sua obra (livro-base, p. 52).
		C	1 – 1 – 2 – 1.
		D	2 – 2 – 1 – 1.
		E	2 – 2 – 2 – 1.
Questão 7/10
Leia o trecho a seguir: 
“O cristianismo, portanto, passa a considerar que o ser humano é, em si mesmo e por si mesmo, incapaz de realizar o bem e as virtudes. Tal concepção leva a introduzir uma nova ideia na moral: a ideia do dever. Por meio da revelação aos profetas (Antigo Testamento) e de Jesus Cristo (Novo Testamento), Deus tornou sua vontade e sua lei manifestas aos seres humanos, definindo eternamente o bem e o mal, a virtude e o vício, a felicidade e a infelicidade, a salvação e o castigo. Aos humanos, cabe reconhecer a vontade e a lei de Deus, cumprindo-as obrigatoriamente, isto é, por atos de dever. Estes tornam morais um sentimento, uma intenção, uma conduta ou uma ação”.
 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: CHAUÍ, M. Convite à Filosofia. São Paulo: Ed. Ática, 2001. p. 344.
Com base no texto citado e no livro-base Ética empresarial na prática, analise as assertivas a seguir sobre a ética religiosa. 
I. Podemos dizer que é uma ética teleológica, pois importa apenas o fim – salvação – independente dos meios para isso.II. É uma ética deontológica, pois é baseada na ideais de deveres a serem seguidos: os mandamentos.III. Encaixa-se como uma ética finalista, uma vez que segue a vontade de Deus em suas leis manifestas.IV. Parte do princípio que o homem sozinho não pode realizar o bem e precisa ser guiado por atos de dever. 
Assinale a alternativa com os itens corretos.		A	Apenas as proposições I e II estão corretas.
		B	Apenas as proposições I e III estão corretas.
		C	Apenas
as proposições III e IV estão corretas.
		D	Apenas as proposições II e III estão corretas.
		E	Apenas as proposições II e IV estão corretas.Você acertou!
A ética religiosa é uma das chamadas éticas deontológicas, pois baseia-se na ideia de que existem “deveres a serem seguidos”. Esses deveres têm sua origem nos mandamentos divinos e na vontade de Deus revelada, uma vez que o homem sozinho não sabe distinguir o bem do mal. (ALENCASTRO, p. 40; 49)
 
Questão 8/10
Leia o fragmento de texto a seguir: 
“Em Emílio, tratado de Rousseau sobre a educação, o filósofo considera o desenvolvimento da criança quando seu crescimento ocorre no campo, tentando analisar os princípios subjacentes ao processo natural de maturação, partindo da infância até a fase adulta”.
Após esta avaliação, caso queira ler este artigo integralmente, ele está disponível em: COLLINSON, Diané. 50 grandes filósofos. 3 ed. São Paulo: Contexto, 2009. p. 152.
A partir da citação e dos conteúdos do livro-base Fundamentos filosóficos da educação, qual era o objetivo de Rousseau ao escrever a obra Emílio, ou Da educação?
		A	Divulgar uma inovadora proposta pedagógica a respeito da educação e formação humana.
		B	Elaborar um guia prático para educadores, a respeito da educação e formação humana.
		C	Pensar o currículo escolar a partir da discussão a respeito da educação e formação humana.
		D	Estimular o pensamento e a imaginação das pessoas a respeito da educação e formação humana.
“Apesar dessa crítica absolutamente pertinente, não podemos perder de vista o propósito de Rousseau ao escrever Emílio, ou Da educação. A obra, segundo seu autor, não pretendia apresentar um roteiro prático para pais e professores, mas sim estimular a imaginação, fazer com que as pessoas pensassem” (livro-base, p. 59).
		E	Difundir o maior número de ideias filosóficas a respeito da educação e formação humana.
 
Questão 9/10
Leia o extrato de texto a seguir:
“Marx, em 1867, já descrevia algumas das coisas do trabalho infantil. Segundo ele, como com o advento das máquinas, reduz-se a necessidade da força muscular, permitindo agora o emprego de trabalhadores fracos ou com desenvolvimento físico incompleto, mas com membros mais flexíveis. Assim, emprega-se o trabalho das mulheres e das crianças”.
Após esta avaliação, caso queira ler este artigo integralmente, ele está disponível em: KASSOUF, Ana Lúcia. O que conhecemos sobre o trabalho infantil? Nova economia. Belo Horizonte. v. 12, n. 2, maio/ago. 2007. p. 323-350. Link: <http://www.scielo.br/pdf/neco/v17n2/v17n2a05.pdf>2014. Acesso em 28 dez. 2016.
De acordo com os conteúdos do livro-base Fundamentos filosóficos da educação, a respeito da classe trabalhadora no contexto social e econômico em que Marx viveu, analise as sentenças a seguir:
I. A educação das crianças era comprometida com a sua prematura inserção no mercado de trabalho.
II. O alto grau de insalubridade afetava pouco as crianças nas minas de carvão quando comparado aos adultos.
III. O fato de que as famílias eram pobres não obrigava a inserção das crianças no mercado de trabalho.
IV. Em relação às crianças, pode-se dizer que as suas condições de trabalho nas minas de carvão eram as piores.
Agora, assinale a alternativa correta:
		A	Estão corretas as sentenças II e III apenas.
		B	Estão corretas as sentenças I e III apenas.
		C	Estão corretas as sentenças I e IV apenas.
Você acertou!
“Não podemos perder de vista o contexto social e econômico em que Marx viveu. As famílias dos trabalhadores das fábricas eram pobres, fato que obrigava não só os adultos, mas também as crianças, ao trabalho na indústria (sentença III), o que comprometia a educação escolar destas [sentença I]. A situação das crianças que trabalhavam em minas de carvão era ainda pior [sentença IV], pois, além do árduo trabalho, dos baixos salários, da longa jornada de trabalho, havia um altíssimo grau de insalubridade fator causador de irreparáveis danos à saúde dos pequenos trabalhadores [sentença II]” (livro-base, p. 98,99).
		D	Estão corretas as sentenças II e IV apenas.
		E	Estão corretas as sentenças I e II apenas.
Questão 10/10
Leia o fragmento de texto a seguir:
“O positivismo pedagógico - como o filosófico - desenvolveu-se primeiro na [sic.] França com Comte, depois rearticulou-se na Inglaterra entre Spencer e Stuart Mill, e por fim difundiu-se em toda a Europa, até na Itália”.
Após esta avaliação, caso queira ler este artigo integralmente, ele está disponível em: CAMBI, Franco. História da pedagogia. São Paulo: Editora UNESP, 1999. 469,470.
Com base na citação e nos conteúdos do livro-base Fundamentos filosóficos da educação a respeito do positivismo pedagógico, classifique as sentenças a seguir em V (verdadeiras) e F (falsas):
I. ( ) Segundo Comte, no que diz respeito aos currículos, o conteúdo a ser ensinado deve ser pensado de acordo com a idade dos estudantes.
II. ( ) A disciplina é essencial no meio educacional, uma vez que somente com ordem é possível que o progresso seja alcançado.
III. ( ) A educação positivista objetiva conscientizar os alunos do meio social em que estão inseridos, bem como questionar as ideologias postas.
Agora assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
		A	F – V – V.
		B	V – F – V.
		C	F – V – F.
		D	V – V – F.
As sentenças I e II são VERDADEIRAS, pois, “no plano educacional, o positivismo valoriza a disciplina, pois entende que é a partir da ‘ordem’ que a sociedade pode avançar rumo ao ‘progresso’” (livro-base, p. 73), bem como “desse modo, a cada idade deve corresponder uma educação adequada” (livro-base, p. 74). Já, a sentença III é FALSA, visto que, em nenhum momento no livro, nas aulas ou em outros escritos sobre o assunto, as noções de conscientização ou de questionamento das ideologias estão relacionadas a Augusto Comte.
		E	V – F – F.
 
 
 Orientações para realização da avaliação.
 
 A avaliação terá o tempo limite de 0 minutos por tentativa. Ao final desse tempo a avaliação será salva automaticamente e as questões não respondidas serão consideradas como erradas durante a correção. 
 Antes de iniciar a prova, verifique o horário de funcionamento de seu polo!
 Você está na tentativa 0. Essa avaliação permite no máximo 0 tentativa(s) e será considerada para fins de lançamento a maior nota alcançada dentre as tentativas realizadas.
 
 
 
 Aceito iniciar a avaliaçãoCancelar
 
 
 
 
 
 
 Para realizar essa avaliação é necessário estar no polo e o tutor deve autorizar o início.
 Caso você esteja no polo, chame o tutor para autorizar o início da avaliação.
 
 RU
 
 
 
 
 
 Senha
 
 
 
 
 
 
 
 
	
 
 
 
 
 	Conheça o novo AVA 
	 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 ×
 FÉ e RAZÃO
 
 Fechar
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 Voltar
ATIVIDADE PEDAGÓGICA ON-LINE - UTA FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO B FASE II 2016
 
 
 (Versão para impressão)
 
 
 
 
 
 
 
 ARLETE DA CONSOLAÇÃO DE SOUZA - RU: 1296157
 
 
 Nota:
 100
 
 
 PROTOCOLO: 201607291296157A7D84C
 
 
 
 
 Disciplina(s): 
 
 Fundamentos Filosóficos da Educação
Ética e Educação
 
 
 	Data de início: 	
 29/07/2016
 19:07
 
	Prazo máximo entrega:	
 -
 
 
	Data de entrega:	
 07/08/2016
 20:04
 
 
 
 
 
 
 
 
Questão 1/10
Considere a citação a seguir:
“O materialismo marxista é dialético porque reconhece [...] que o real é, em si mesmo, contraditório e dinâmico, a imobilidade das coisas não passando de uma ilusão ou de uma incapacidade dos nossos sentidos”.
Após esta avaliação, caso queira ler este artigo integralmente, ele está disponível em:  OLIVEIRA, Admardo Serafim de et. al. Introdução ao pensamento filosófico. 8 ed. São Paulo: Loyola, 2005. p. 47,48.
Partindo do texto, dos conteúdos das aulas e do livro-base Fundamentos filosóficos da educação, sobre o materialismo pensado por Marx e Engels, analise as proposições a seguir:
I. Uma forma de exemplificar o materialismo pensado por Marx e Engels é pensar a dialética existente no movimento de tese, antítese e síntese.
II. Diversas vezes o marxismo foi utilizado como bandeira política da esquerda, o que faz muito sentido, pois Marx e Engels eram contra a burguesia capitalista.
III. O materialismo contribuiu sobremaneira para a conscientização da classe trabalhadora na organização da luta por melhor condição de vida.
Agora, assinale a resposta correta:
		A	Estão corretas as assertivas I e II apenas.
		B	Está correta a assertiva II apenas.
		C	Estão corretas as assertivas I e III apenas.
Você acertou!
As assertivas I e III estão corretas, visto que: “O materialismo dialético é uma filosofia baseada nos escritos de dois pensadores alemães do século XIX, Karl Marx e Friedrich Engels. Para eles, a história se desenvolve de forma dialética, isto é, em um movimento de tese/antítese/síntese, configurada em uma continua luta de classes” (livro-base, p. 107); bem como “em uma época na qual a exploração da classe trabalhadora havia atingido níveis que até hoje causam horror, a filosofia marxista representou uma contribuição inestimável para a conscientização dos trabalhadores e sua consequente luta por melhores condições de vida e trabalho” (livro-base, p. 107). Já, a assertiva II é incorreta, pois: “Em outras ocasiões, o marxismo foi utilizado como bandeira de partidos de esquerda, o que é um grande contrassenso, pois Marx e Engels reiteradamente afirmaram que a atuação em partidos políticos significava a aceitação do jogo político da burguesia” (livro-base, p. 107).
		D	Está correta a assertiva III apenas.
		E	Estão corretas as assertivas II e III apenas.
Questão 2/10
Leia o texto a seguir.
“Ele [Piaget] traça um paralelo entre o desenvolvimento intelectual e o desenvolvimento da afetividade e mostra que a emergência dos sentimentos morais faz parte de um processo mais amplo: o desenvolvimento da afetividade. Já em O julgamento moral na criança nós encontramos a ideia de que as relações afetivas que se estabelecem entre os seres humanos estão na origem da ação moral: a condição primeira da vida moral é a necessidade de afeição recíproca. Assim como ele explicou por qual caminho o organismo humano constrói as estruturas mentais na interação incessante que estabelece com o meio físico e social, ele buscou explicar também o percurso que conduz o ser humano da anomia à autonomia moral.”
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: FREITAS, L. Piaget e a Consciência Moral: Um Kantismo Evolutivo? In: Psicologia: Reflexão e Crítica, 2002, 15(2), pp. 303-308.
Piaget, observando crianças, estabeleceu quatro etapas da formação da consciência moral dos indivíduos. De acordo com os conteúdos abordados nas aulas e no livro-base Ética empresarial na prática, relacione corretamente as etapas da formação da consciência moral às suas características.
	Anomia
	Heteronomia
	Socionomia
	Autonomia
(  ) Etapa em que se obedece as normas para receber recompensa ou evitar o castigo.
(  ) A criança já interiorizou as normas morais e passa agir conforme elas.
(  ) As normas morais vão se firmando por meio da relação com outras crianças.
(  ) Etapa do comportamento puramente instintivo, de fuga da dor e busca pelo prazer.		A	4, 1, 3, 2
		B	1, 2, 3, 4
		C	2, 3, 1, 4
		D	3, 4, 2, 1
		E	2, 4, 3, 1
Você acertou!
A primeira fase é a Anomia, quando a criança não tem nenhuma noção das regras morais e seu comportamento ou busca o prazer, ou foge da dor. A Heteronomia observa as regras para não ser punida, ou em busca de recompensa. Socionomia, como o nome diz, é pelo convívio social que os critérios morais vão se formando. E a Autonomia, quando as normas já estão internalizadas e elas que regem o comportamento. É a fase mais madura do comportamento moral. (ALENCASTRO, p. 36-39)
Questão 3/10
Leia o fragmento de texto a seguir: 
“O dicionário Houaiss define o Iluminismo como movimento intelectual do século XVIII, caracterizado pela centralidade da razão e da ciência, crítico do dogmatismo e das doutrinas políticas e religiosas tradicionais. É um pensamento que trabalha com paradoxos e dicotomias: razão e fé, luzes e sombras, ilustração e ignorância, direitos e privilégios, contrato social e absolutismo etc.”
Após esta avaliação, caso queira ler este artigo integralmente, ele está disponível em: MARRACH, Sônia. Outras histórias da educação: do iluminismo à indústria cultural. São Paulo: UNESP, 2009. p. 38.
Conforme os conteúdos do livro-base Fundamentos filosóficos da educação, Voltaire e Rousseau destacam-se entre os pensadores iluministas. Pensando nessa direção, relacione corretamente os referidos pensadores às suas proposições:
1. Voltaire
2. Rousseau
(  ) Sua obra faz alusão aos índios da América, caracterizados como seres autênticos, porém, que se corromperam no contato com o homem civilizado.
(  ) A crítica à educação da nobreza da época é tema  de sua obra, na qual propõe uma aprendizagem que enfatiza questões de ordem prática.
(  ) É contra o fato de que as crianças aprendam a ler muito cedo; afirma que isso leva ao enfraquecimento das experiências sensórias.
(  ) Temas como “bom selvagem” e “homem natural” são pressupostos que perpassam sua obra.
Agora, marque a sequência correta:		A	2 – 1 – 2 – 1.
		B	2 – 1 – 2 – 2.
Você acertou!
Rousseau: Sua obra faz alusão aos índios da América, caracterizados como seres autênticos, porém, que se corromperam no contato com o homem civilizado (livro-base,
p. 53). Voltaire: A crítica à educação da nobreza da época é tema de sua obra, na qual propõe uma aprendizagem que enfatiza questões de ordem prática (livro-base, p. 51). Rousseau: Contra o fato de que as crianças aprendam a ler muito cedo; afirma que isso leva ao enfraquecimento das experiências sensórias (livro-base, p. 56).
Rousseau: Temas como “bom selvagem” e “homem natural” são pressupostos que perpassam sua obra (livro-base, p. 52).
		C	1 – 1 – 2 – 1.
		D	2 – 2 – 1 – 1.
		E	2 – 2 – 2 – 1.
Questão 4/10
Leia o texto a seguir.
“As doutrinas éticas fundamentais nascem e se desenvolvem em diferentes épocas e sociedades como respostas aos problemas básicos apresentados pelas relações entre os homens, e, em particular, pelo seu comportamento moral efetivo. Por isto, existe uma estreita vinculação entre os conceitos morais e a realidade humana, social, sujeita historicamente à mudança. Por conseguinte, as doutrinas éticas não podem ser consideradas isoladamente, mas dentro de um processo de mudança e de sucessão”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: VAZQUEZ, A. Ética. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2014. p. 269. 
Considerando as ideias apresentadas, avalie as seguintes assertivas e a relação estabelecida entre elas.
I. As teorias éticas são formulações que buscam entender, refletir e interferir nos comportamentos morais de uma sociedade.
Porque:
II. A moral muda conforme a época e lugar e o seu estudo deve acompanhar essa mudança e dar novas respostas a problemas antigos, conforme a realidade vivida.
A respeito dessas assertivas, assinale a opção correta.		A	As assertivas I e II são proposições complementares.
Você acertou!
As teorias éticas são respostas aos comportamentos morais de determinada sociedade e época. Elas buscam dar sentidos novos a questões antigas como o direito a vida, ou a relação entre lei e moral, ou o certo e errado. Assim cada época vai criar uma teoria ética em conformidade com suas aspirações. (ALENCASTRO, p. 33)
		B	A assertiva I é uma proposição falsa e a II é verdadeira.
		C	As assertivas I e II são proposições falsas.
		D	A assertiva II explica a ideia expressa na assertiva I.
		E	A assertiva II contraria a ideia expressa na assertiva I.
Questão 5/10
Leia o fragmento de texto a seguir:
“O positivismo pedagógico - como o filosófico - desenvolveu-se primeiro na [sic.] França com Comte, depois rearticulou-se na Inglaterra entre Spencer e Stuart Mill, e por fim difundiu-se em toda a Europa, até na Itália”.
Após esta avaliação, caso queira ler este artigo integralmente, ele está disponível em: CAMBI, Franco. História da pedagogia. São Paulo: Editora UNESP, 1999. 469,470.
Com base na citação e nos conteúdos do livro-base Fundamentos filosóficos da educação a respeito do positivismo pedagógico, classifique as sentenças a seguir em V (verdadeiras) e F (falsas):
I. ( ) Segundo Comte, no que diz respeito aos currículos, o conteúdo a ser ensinado deve ser pensado de acordo com a idade dos estudantes.
II. ( ) A disciplina é essencial no meio educacional, uma vez que somente com ordem é possível que o progresso seja alcançado.
III. ( ) A educação positivista objetiva conscientizar os alunos do meio social em que estão inseridos, bem como questionar as ideologias postas.
Agora assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
		A	F – V – V.
		B	V – F – V.
		C	F – V – F.
		D	V – V – F.
Você acertou!
As sentenças I e II são VERDADEIRAS, pois, “no plano educacional, o positivismo valoriza a disciplina, pois entende que é a partir da ‘ordem’ que a sociedade pode avançar rumo ao ‘progresso’” (livro-base, p. 73), bem como “desse modo, a cada idade deve corresponder uma educação adequada” (livro-base, p. 74). Já, a sentença III é FALSA, visto que, em nenhum momento no livro, nas aulas ou em outros escritos sobre o assunto, as noções de conscientização ou de questionamento das ideologias estão relacionadas a Augusto Comte.
		E	V – F – F.
Questão 6/10
Leia o trecho a seguir: 
“O cristianismo, portanto, passa a considerar que o ser humano é, em si mesmo e por si mesmo, incapaz de realizar o bem e as virtudes. Tal concepção leva a introduzir uma nova ideia na moral: a ideia do dever. Por meio da revelação aos profetas (Antigo Testamento) e de Jesus Cristo (Novo Testamento), Deus tornou sua vontade e sua lei manifestas aos seres humanos, definindo eternamente o bem e o mal, a virtude e o vício, a felicidade e a infelicidade, a salvação e o castigo. Aos humanos, cabe reconhecer a vontade e a lei de Deus, cumprindo-as obrigatoriamente, isto é, por atos de dever. Estes tornam morais um sentimento, uma intenção, uma conduta ou uma ação”.
 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: CHAUÍ, M. Convite à Filosofia. São Paulo: Ed. Ática, 2001. p. 344.
Com base no texto citado e no livro-base Ética empresarial na prática, analise as assertivas a seguir sobre a ética religiosa. 
I. Podemos dizer que é uma ética teleológica, pois importa apenas o fim – salvação – independente dos meios para isso.II. É uma ética deontológica, pois é baseada na ideais de deveres a serem seguidos: os mandamentos.III. Encaixa-se como uma ética finalista, uma vez que segue a vontade de Deus em suas leis manifestas.IV. Parte do princípio que o homem sozinho não pode realizar o bem e precisa ser guiado por atos de dever. 
Assinale a alternativa com os itens corretos.		A	Apenas as proposições I e II estão corretas.
		B	Apenas as proposições I e III estão corretas.
		C	Apenas as proposições III e IV estão corretas.
		D	Apenas as proposições II e III estão corretas.
		E	Apenas as proposições II e IV estão corretas.Você acertou!
A ética religiosa é uma das chamadas éticas deontológicas, pois baseia-se na ideia de que existem “deveres a serem seguidos”. Esses deveres têm sua origem nos mandamentos divinos e na vontade de Deus revelada, uma vez que o homem sozinho não sabe distinguir o bem do mal. (ALENCASTRO, p. 40; 49)
 
Questão 7/10
Leia a notícia a seguir.
“ONU homenageia taxista que devolveu ingressos da Copa. O taxista Adilson Luiz da Cruz, 43, foi homenageado nesta segunda-feira (8) pelo UNODC (Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime), em Brasília, por seu "exemplo de comportamento ético". Em junho, ele virou notícia depois de devolver 40 ingressos para jogos da Copa que encontrou em seu táxi. No dia da abertura do Mundial no Brasil, dois mexicanos esqueceram um pacote com as entradas no banco traseiro do veículo. Mesmo sabendo apenas o nome de um dos clientes, Adilson voltou ao hotel no Morumbi onde havia os apanhado na madrugada e conseguiu devolver os tíquetes aos verdadeiros donos. [...] Há cerca de um mês, a reportagem da Folha de S.Paulo foi contatada pela comunicação do UNODC, que estava à procura do telefone de Adilson – um dos escolhidos para receber o prêmio destinado a 'pessoas que dão grandes exemplos de comportamento ético'".
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: <http://www.gazetadopovo.com.br/esportes/futebol/conteudo.phtml?id=1519254>. Acesso em: 15 dez. 2014.
A notícia diz que a ação do taxista foi um “exemplo de comportamento ético”. Conforme o livro-base Ética empresarial na prática, podemos dizer que, filosoficamente, a expressão usada está...		A	correta, uma vez que ética e moral se confundem em casos assim.
		B	errada, pois a ética é a reflexão teórica sobre as condutas morais.
Você acertou!
A língua portuguesa incorporou a palavra de origem grega “ética” e a palavra de origem latina “moral” quase como sinônimos, mas, filosoficamente, a ética é a reflexão sobre a moral. A ética procura entender a formação de hábitos e costumes. Já a moral são as normas de comportamento aceitas e internalizadas numa determinada sociedade humana. (ALENCASTRO, p. 32-33)
		C	errada em partes,
afinal não temos base para julgar sua ação.
		D	correta em partes, já que ética e moral são sinônimos para a filosofia.
		E	alinhada com o entendimento do conceito de ética como a “ciência do comportamento”. 
Questão 8/10
Leia o fragmento de texto a seguir: 
“Em Emílio, tratado de Rousseau sobre a educação, o filósofo considera o desenvolvimento da criança quando seu crescimento ocorre no campo, tentando analisar os princípios subjacentes ao processo natural de maturação, partindo da infância até a fase adulta”.
Após esta avaliação, caso queira ler este artigo integralmente, ele está disponível em: COLLINSON, Diané. 50 grandes filósofos. 3 ed. São Paulo: Contexto, 2009. p. 152.
A partir da citação e dos conteúdos do livro-base Fundamentos filosóficos da educação, qual era o objetivo de Rousseau ao escrever a obra Emílio, ou Da educação?
		A	Divulgar uma inovadora proposta pedagógica a respeito da educação e formação humana.
		B	Elaborar um guia prático para educadores, a respeito da educação e formação humana.
		C	Pensar o currículo escolar a partir da discussão a respeito da educação e formação humana.
		D	Estimular o pensamento e a imaginação das pessoas a respeito da educação e formação humana.
Você acertou!
“Apesar dessa crítica absolutamente pertinente, não podemos perder de vista o propósito de Rousseau ao escrever Emílio, ou Da educação. A obra, segundo seu autor, não pretendia apresentar um roteiro prático para pais e professores, mas sim estimular a imaginação, fazer com que as pessoas pensassem” (livro-base, p. 59).
		E	Difundir o maior número de ideias filosóficas a respeito da educação e formação humana.
 
Questão 9/10
Leia o excerto a seguir:
“Alguns se vangloriam dos seus vícios; e tu pensas que busca remédio quem enumera os seus vícios como se fosse virtudes?”
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: SENECA. Aprendendo a Viver. Cartas Lucílio. Porto Alegre: L&PM, 2008. p. 31.
Sêneca faz uma contraposição entre vícios e virtudes e a ação humana. Com base no livro Ética empresarial na prática, podemos definir o homem virtuoso como...		A	aquele que age puramente por instinto, sem reflexão.
		B	alguém movido pelo excesso em suas ações.
		C	alguém capaz de refletir e escolher o que é mais adequado.Você acertou!
O homem virtuoso seria aquele que é movido por uma sabedoria prática, capaz de refletir e escolher sobre o que é mais adequado para a sua vida e para a sociedade e que busca o equilíbrio entre o excesso e a deficiência.
		D	aquele que está longe de um equilíbrio entre excesso e deficiência.
		E	alguém que é movido por uma sabedoria passiva, sem reflexo na prática.
Questão 10/10
Considere a seguinte citação: 
“A filosofia existencialista não trata de pedagogia, mas, ao enfatizar que o conhecimento só tem valor quando capaz de realizar as escolhas estabelecidas pelo próprio existente, deu uma visão mais fecunda à educação. Justamente por discutir a conclusão de Sartre de que o homem é condenado à liberdade, o existencialismo fornece várias sugestões para procedimentos pedagógicos”.
Após esta avaliação, caso queira ler este artigo integralmente, ele está disponível em: NISKIER, Arnaldo. Filosofia da educação: uma visão crítica. São Paulo: Loyola, 2001. p. 215.
De acordo com a citação e com os conteúdos do livro-base Fundamentos filosóficos da educação a respeito do legado de Sartre para a educação, classifique as proposições a seguir em Verdadeiras (V) e Falsas (F):
 
I. ( ) Numa perspectiva sartreana, é possível dizer que não há relação estabelecida entre professor e aluno que não seja baseada no autoritarismo.
II. ( ) Os indivíduos, quando engajados de fato num projeto, segundo Sartre, conseguem superar a situação de conflito que os envolvem naturalmente.
III. ( ) O legado de Sartre para a educação pode ser classificado como sendo problemático devido às diversas e conflitantes interpretações feitas de suas obras.
Agora, assinale a sequência correta:
		A	V – F – F.
		B	F – F – V.
		C	 V – V – F.
		D	F – V – V.
		E	V – F – V.
Você acertou!
As proposições I e III são verdadeiras: “O legado de Sartre para a filosofia da educação é extremamente problemático em função das várias e conflitantes interpretações que têm sido feitas de sua obra. Nas relações interpessoais, Sartre vê a figura do ‘outro’ como alguém que limita a liberdade do indivíduo [...]. Assim, a relação entre professor e aluno é sempre marcada pelo autoritarismo do professor e pela perda de liberdade do aluno, e, portanto, da própria humanidade” (livro-base, p. 129). Já, a proposição II é falsa, visto que “O indivíduo identifica-se com o projeto em cuja realização está constantemente engajado. Por tal razão e porque dois projetos nunca coincidem, a única relação possível entre dois indivíduos é o conflito (livro-base, p. 129).

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando