Buscar

SIMULADO SISTEMA DE INFORMAÇÃO GERENCIAL

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

SIMULADO – SISTEMA DE INFORMAÇÃO GERENCIAL
Questão 1/5
Lidamos com os conceitos de dados, informações e conhecimento, o tempo todo, seja em nossa casa, na empresa onde trabalhamos, nas escolas, etc. Alguns termos relacionados, como processamento de dados, sistemas de informação, gestão de conhecimento, arquitetura da informação, coleta de dados, base de conhecimentos, entre outros, fazem parte de nosso cotidiano. 
Mas qual a diferença entre dados, informação e conhecimento?
Questão 2/5
O conceito de sistema é subjacente ao campo de sistemas de informação. De modo geral, sistema é um conjunto de partes interagentes e interdependentes que, conjuntamente, formam um todo unitário com determinado objetivo e efetuam determinada função (OLIVEIRA, 2002, p. 35). Quatro elementos auxiliam na compreensão de sua natureza que são as entradas, processamento, saídas e feedback ou retroalimentação. 
Descreva esses (4) quatro elementos de um sistema.
Questão 3/5
Em cada atividade gerencial, o principal papel do gestor é tomar decisões, que afetarão, em menor ou maior grau, o desempenho da organização e gerenciar é fazer com que as pessoas ‘façam o que precisa ser feito’. O gestor não é aquele que executa as tarefas diretamente, mas aquele que assegura que elas sejam realizadas pela sua equipe de acordo com os objetivos traçados. As atividades de um gestor, de acordo com Peter Drucker (Drucker, 1972) se resumem em 5 categorias que são: Estabelecer objetivos; Organizar atividades; Motivar e comunicar; Medir e Desenvolver pessoas. 
Descreva cada uma dessas categorias.
Questão 4/5
O banco de dados é o coração de todo sistema de informação, pois é ele que cuida de seu bem mais precioso – a própria informação. O Data Warehouse tem por objetivo consolidar e padronizar as informações provenientes dos diferentes bancos de dados de maneira que possam ser utilizadas para análise gerencial e tomada de decisões (LAUDON e LAUDON, 2010). Também, de acordo com esses autores, Data Marts são subconjuntos de um DW, onde existe uma porção resumida ou bem focalizada dos dados da empresa em um banco de dados separado, e geralmente é destinado a um grupo específico de usuários. 
Descreva o que é um Data Warehouse.
Questão 5/5
Os Sistemas Gerenciadores de Banco de Dados (SGBD´s) fornecem uma interface de conexão ao banco de dados, a qual permite a comunicação do sistema de informação com o mesmo. Um usuário requisita os processos de um sistema de informação, e este interage com o SGBD emitindo solicitações de consultas ou modificações, e o SGBD retorna os dados necessários. Em nosso SGDB digitamos o comando select * from empresas e nos aparece a seguinte relatório:
	cod_empresa
	empresa
	cidade
	uf
	n_func
	faturamento
	1
	empresaX
	Natal
	RN
	150
	5000000
	2
	empresaY
	Florianópolis
	SC
	100
	9000000
	3
	empresaZ
	Curitiba
	PR
	200
	7000000
	4
	Norteadora Alimentos
	Foz do Iguaçu
	PR
	 
	8000000
	5
	Industrial Almeida
	Esteio
	RS
	234
	11000000
	6
	Industrial Natalão
	Natal
	RN
	144
	3500000
	7
	Mundial Instaladores
	 
	PR
	321
	12000000
	8
	Emp NorteSul
	Belém
	PA
	111
	5000500
Com base nesse relatório, descreva os dados constantes em uma COLUNA bem como os dados constantes em um REGISTRO.

Outros materiais