Buscar

PROVADiscuesiva ética e educaçao especial 96

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Disciplina(s):
Ética e a Estética na Educação
Educação Especial e Inclusiva
Data de início:	08/09/2016 19:59
Prazo máximo entrega:	08/09/2016 21:14
Data de entrega:	08/09/2016 20:59
Questão 1/5
Leia o trecho a seguir:
“Na ética religiosa, os princípios que orientam a conduta das pessoas são extraídos das doutrinas que fundamentam as religiões, sendo, portanto, uma ética perenialista e não situacionista, razão por que seus princípios são mais rígidos e dificilmente admitem mudanças históricas”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: KUCHENBECKER, V. O homem e o sagrado. Canoas: ULBRA, 2004. p. 194.
Com base no texto e no livro-base Ética empresarial na prática, defina ética religiosa.
Nota: 20.0
É uma ética delimitada por parâmetros religiosos: os mandamentos de Deus têm o caráter de imperativos supremos. Os princípios que orientam a conduta das pessoas são extraídos das doutrinas e livros sagrados, o que a torna uma ética que muda muito pouco ao longo do tempo (perenialista e não situacionista) (p. 40).
Resposta:
A ética cristã pode ser considerada uma ética religiosa ,já que os princípios religiosos nos ensinam a não matar,é uma ética voltada aos princípios divino ,uma ética onde os princípios que orientam a conduta das pessoas são extraídos das doutrinas que fundamentam as religiões.
Questão 2/5
Leia a citação a seguir:
“A organização da produção, a estrutura da família, a estrutura das instituições que expressam ou governam as relações sociais, as formas características pelas quais os membros da sociedade se comunicam”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: WILLIANS, R. The Long Revolution. Londres, 1961. In EAGLETON. T. A Ideia de Cultura. São Paulo, Editora UNESP. 2005. p. 57.
De acordo com o livro-base Ética empresarial na prática, as coletividades humanas dão origem ao que comumente se denomina cultura. Com relação a essa afirmação, responda à seguinte questão: como podemos definir cultura?
Nota: 20.0
cultura é a totalidade dos produtos desenvolvidos pela atividade humana, sejam materiais ou simbólicos. A cultura engloba todo o conhecimento que uma sociedade tem de si mesma, sobre outras sociedades, sobre o meio material em que vive e sobre a sua própria existência. Isso inclui suas expressões artísticas, práticas religiosas, modos de produção e organização política (p. 29).
 
Resposta:
Tudo aquilo que caracteriza a existência social de um povo ou nação ,ou então de grupos no interior de uma sociedade,tudo aquilo que a sociedade cria para solucionar os seus problemas ,por exemplo as vestes ,as moradias ,as formas de se comunicar etc.
Questão 3/5
“Falar sobre formação continuada de professores é sempre um desafio. Embora existam opiniões divergentes sobre como ela deve acontecer, uma coisa é certa: a formação superior não é suficiente para preparar um professor, pois essa construção se faz na prática e na reflexão sobre a prática, como nos alerta Paulo Freire. Esse profissional, como todos os outros, precisa de atualização constante ao longo de sua carreira. Os cursos são importantes e necessários, pois, de certa forma, suprem as deficiências da formação inicial e permitem que os professores troquem experiências com outros educadores, desenvolvendo, assim, a aprendizagem ao longo da vida de forma colaborativa”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: <https://gladislsantosbr.wordpress.com/2012/12/28/formacao-continuada-docente-relato-de-uma-experiencia/>. Acesso em: 03 ago. 2016.
Com base nas informações do trecho acima e no conceito de formação continuada apresentado no livro-base Fundamentos para Educação Especial, explique o que é formação continuada.
Nota: 16.0
Formação continuada: “refere-se à situação do profissional que já atua na docência na educação infantil, no ensino fundamental e médio e que participa de eventos promovidos por instituições de ensino superior, secretarias de educação ou órgãos da comunidade, com o intuito de aperfeiçoamento teórico-prático ou mesmo conhecimentos específicos necessários a novas demandas na sala de aula” (p.198).
Resposta:
A formação continuada refere-se a situação do profissional que já atua na docência na educação infantil ,ensino fundamental e ensino médio e que participa de eventos promovidos por instituições de ensino superior ,secretaria de educação ou órgãos da comunidade,com intuito de aperfeiçoamento técnico-pratico,essa formação fornece o conhecimento necessário para que os professores possam desempenhar as suas funções docente. 
Questão 4/5
Leio o trecho a seguir:
“Um aluno que troca fonemas na fala ou letras na escrita necessita de estratégias que lhe permitam perceber a diferença sonora e gráfica das unidades para superar essa dificuldade; uma criança cega desde o nascimento necessitará aprender um conteúdo diferente das demais para que possa aprender a ler e a escrever a escrita braile, mas isso requer material próprio e apoio especializado; um aluno com deficiência física necessita de cadeira de rodas ou muletas para locomover-se; uma criança que perde seus pais tragicamente em um acidente pode ter problemas emocionais, os quais interferem momentaneamente em sua aprendizagem, necessitando uma atenção individualizada e assim por diante”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: FERNANDES, S. Fundamentos para educação especial. Curitiba: Ibpex, 2011. p. 138.
Utilizando partes do trecho acima e com base nos conceitos apresentados no livro-base Fundamentos para Educação Especial, diferencie uma necessidade especial educativa permanente de uma temporária.
Nota: 20.0
Necessidades especiais educacionais temporárias: supridas em determinado período de tempo. Um aluno que troca fonemas na fala ou nas letras da escrita necessita de estratégias que lhe permitam perceber a diferença sonora e gráfica das unidades para superar essa dificuldade; uma criança que perde seus pais tragicamente em um acidente pode ter problemas emocionais (p. 139).
Necessidades especiais educacionais permanente: acompanha o aluno em toda sua vida inclusive no contexto escolar (p. 139).
Uma criança cega desde o nascimento necessitará aprender um conteúdo diferente das demais para que possa aprender a ler e a escrever a escrita braile, mas isso requer material próprio e apoio especializado; um aluno com deficiência física necessita de cadeira de rodas ou muletas para locomover-se.
Resposta:
Uma criança cega desde o nascimento necessitará aprender um conteúdo diferente das demais para que possa aprender a ler e escrever a escrita em braile,a cegueira faz com que o aluno cego precise de um atendimento educacional especializado e permanente e através desse atediamento educacional e assim consiga ser independente,já a necessidade temporária é aquela que o aluno necessitará por um período curto de tempo de atendimento educacional especializado,uma criança que perde seus pais tragicamente em um acidente pode ter problemas emocionais ,os quais interferem momentaneamente em sua aprendizagem ,uma criança que os seus pais se separam também necessitará de atendimento educacional temporário.
Questão 5/5
Leia o depoimento de uma professora sobre sua experiência no processo de inclusão de alunos com deficiência:
“Eu olho assim e digo: meu Deus do céu eu vou conseguir? Vou desistir. Eu não vou querer entrar mais nesse barco furado não. Cadê a ajuda? Cadê o direcionamento? [...]. Assim é tá indo muito bem, mas foi muito difícil. Eu esperei que chegasse alguém pra me orientar. Eu tava a deriva. Aí eu disse: eu não vou ficar esperando não. Ai apareceu um curso de extensão em educação especial, ai eu fui fazer”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: <http://www.fundaj.gov.br/geral/educacao_foco/inclusaoednealaeda.pdf>. Acesso em: 03 ago. 2016.
A autora do livro-base Fundamentos para Educação Especial tambémaponta quatro dificuldades enfrentadas pelos professores no processo de inclusão. Quais são elas?
Nota: 20.0
Despreparo dos professores para se relacionar e ensinar alunos com deficiência. Desconhecimento de conteúdos e metodologias de ensino específicas.
Insegurança no estabelecimento de interações cotidianas mais elementares: aproximação, comunicação.
Ausência ou inexistência de critérios para avaliar o aproveitamento escolar desses alunos (p. 196).
Resposta:
Despreparo dos professores para se relacionar e ensinar os alunos com deficiência .
Desconhecimento de conteúdos e metodologias de ensino especiais.
Insegurança no estabelecimento de interação,comunicação.
inexistência de critérios de avaliação para com alunos que necessitará de uma avaliação diferenciada.

Outros materiais