Buscar

Administração e Mercado de Trabalho

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

ADMINISTRAÇÃO E MERCADO DE TRABALHO
Podemos destacar como atividades do administrador nas empresas as opções abaixo, EXCETO:
Desenvolver os trabalhos técnicos específicos de cada setor.
As organizações são grupos estruturados de pessoas que se juntam para alcançar objetivos comuns. Independentemente de sua forma e atividade, as organizações partilham algumas características. Assinale a seguir a alternativa que contenha duas destas características.
Estrutura organizacional e propósito ou finalidade
A Lei 4769, de 9 de setembro de 1965, criou a profissão de Administrador no Brasil e definiu o seu campo de atividade profissional, dentre outras providências. Para a atuação legal, em território brasileiro, o Administrador deve possuir:
Graduação em curso de Bacharelado em Administração reconhecido pelo Ministério da Educação e registro profissional expedido pelo CRA (Conselho Regional de Administração).
Para o desempenho de suas funções, como administrador de uma empresa, Pedro acreditava que era importante apenas desenvolver o seu bom senso e suas habilidades interpessoais e de comunicação. Você, como um bom administrador, sabe que, para que tenhamos um ambiente de trabalho de alto desempenho, isto não é suficiente. É preciso, além disso, desenvolver habilidades:
Técnicas, conceituais e de decisão.
A globalização tem sido um dos desafios para a administração das empresas. Os administradores sabem que a globalização é um fenômeno:
irreversível
Os responsáveis pela decisão de como e onde aplicar os recursos organizacionais de modo que os objetivos e as metas sejam alcançados são os:
Administradores
Pedro Junqueira, como Diretor de Novos Negócios da ALEDARAP S.A., está sondando o mercado, com o objetivo de comprar uma empresa concorrente, para expandir os negócios de sua organização. Quando concentra seus esforços nesta atividade, podemos afirmar que Pedro está desempenhando o papel de:
Empreendedor, pois está identificando oportunidades que potencializem o desenvolvimento de sua organização.
Administração é a habilidade de se conseguir fazer as coisas através:
Das pessoas, com melhores resultados.
Aprendemos na aula online que: Experiência, conhecimento dos princípios de administração, habilidade em lidar com as pessoas e muita responsabilidade são indispensáveis. Um bom administrador deve ter, acima de tudo, alto grau de compreensão de si próprio e da sua equipe. Esta afirmação reforça, de modo específico:
O perfil exigido do Administrador
Clara Diniz é Presidente de uma empresa brasileira de grande porte. No desempenho de sua função, Clara precisa diariamente usar as habilidades requeridas do Administrador. Podemos afirmar que, para bom resultado no cargo de Presidente, Clara:
Usa mais as habilidades conceituais para analisar e interpretar situações abstratas e complexas e compreender como as partes influenciam o todo.
Quais as três categorias em que são divididos os dez papéis específicos do administrador, segundo Mintzberg?
Interpessoal, informacional e decisorial.
Em pesquisa destinada a compreender o papel dos administradores, Henry Mintzberg estudou um grupo de altos executivos em sua atuação diária. Quanto às suas conclusões, assinale a opção correta.
Os administradores têm pouco tempo para refletir antes de decidir e que suas atividades são muito variadas, não rotineiras e de pequena duração.
Clara Diniz assumiu recentemente o cargo de Diretora de Recursos Humanos da ALEDARAP LTDA. Clara quer mostrar sua competência e deseja fazer as coisas acontecerem na empresa, por meio da atuação de sua área. Para isso, Clara deverá:
Descobrir quais são os principais problemas que afetam os recursos humanos da empresa, buscar as soluções para os mesmos e implantar estas soluções.
Aprendemos nas aulas de Administração e Mercado de Trabalho e no livro didático que o Administrador deve fazer acontecer. Com esta afirmação, os autores Heilborn e Lacombe quiseram dizer que:
O Administrador deve ter como principal qualidade a iniciativa para conseguir soluções para as dificuldades encontradas e para colocar estas soluções em ação.
O Administrador precisa se preparar para administrar. Para que esta preparação se realize, aprendemos na aula online que:
Há uma permanente necessidade de se fazer a vinculação da nossa experiência prática com os princípios teóricos que aprendemos.
Sabemos que parte do sucesso ou insucesso de uma organização está associado a qualidade da gestão do administrador, portanto ele precisa ser um:
Generalista e, em cima dessa base, deve construir uma especialização.
Dizem os satíricos que especialista é o que sabe cada vez mais sobre cada vez menos, de modo que, no limite, acaba sabendo tudo sobre nada. O generalista, ao contrário, é o que sabe cada vez menos sobre um campo cada vez mais abrangente, de modo que, no limite, acaba sabendo nada sobre tudo. Independentemente desta sátira, a melhor afirmação sobre ser generalista ou especialista é:
Os administradores devem ser generalistas, mas devem alinhar conhecimento especializado e experiência para solucionar problemas
O gestor especialista configura qual das seguintes situações?
conhecimento específico de uma área de atuação particular
Administração é uma prática universal. É o processo de fazer com que as atividades sejam realizadas eficientemente, com e através das pessoas. No entanto, as características distintas das culturas nacionais condicionam o modelo de gestão adotado. Acerca dos estilos de gestão espalhados pelo mundo e nas características da cultura brasileira, julgue os itens seguintes como Verdadeiro (V) ou Falso (F) e marque a opção correta. ( ) o norte-americano detém um estilo mais individualista e pragmático. ( ) já o administrador japonês, reflete uma gestão baseada no consenso e planejamento. ( ) o brasileiro detém concentração de poder. ( ) a flexibilidade é um dos traços mais marcantes da cultura de gestão brasileira.
V, V, V, V.
De acordo com Sobral e Peci (2008, p. 6), os administradores são classificados pelo nível que ocupam na organização e pelo âmbito das atividades pelas quais são responsáveis. Quanto ao nível institucional, eles podem administrar nos seguintes níveis:
Estratégico, tático e operacional
Dentre os diversos papéis desempenhados pelos administradores em uma organização, o papel de disseminador é caracterizado quando o gestor utiliza redes de comunicação interna para partilhar as informações com os subordinados. A partir da afirmativa, assinale a alternativa CORRETA. 
A sua atuação pode ser exemplificada por atividades como: reuniões formais ou informais com o grupo; telefonemas e e-mails informativos; divulgação de memorandos e newsletters
I - As organizações são grupos estruturados de pessoas que se juntam para alcançar objetivos comuns. II - Todas as organizações têm um propósito, que é a finalidade da organização na sociedade. III - As organizações são compostas apenas de pessoas. IV - A estrutura delimita qual é o comportamento e quais são as responsabilidades de cada um dos seus membros. Estão corretas as afirmativas:
I, II e IV
Observe a afirmação e em seguida assinale a alternativa que melhor qualifica os papéis desempenhados pelos administradores: "Os administradores desempenham uma variedade de papéis para alcançar os objetivos organizacionais".
Os administradores exercem vários papéis que podem ser agrupados em decisórios, informacionais e interpessoais.
Sobral e Peci (2008, p. 17) mostra que a cultura brasileira apresenta alguns traços do estilo brasileiro de se administrar; um deles é o Estilo Postura de Espectador. Identifique as características deste estilo, dentre os itens a seguir:
Reflete a passividade e conformação dos liderados perante o líder, pouca iniciativa.
A importância da Administração no Brasil (para vencer alguns desafios), dentre outros aspectos, dáse:
(SOBRAL E PECI, 2008):
a) No Brasil, 50% dos novos negócios falham nos dois primeiros anos de atividade, e entre
as principais razões dessa elevada mortalidade empresarial estão as falhas gerenciais na condução dos negócios.
b) Os custos de uma administração ruim não se limitam a um desperdício de recursos financeiros e materiais, mas também acarretam elevados custos para a sociedade.
c) Apenas 15% dos herdeiros dos maiores empresários do século passado permanecem no mundo dos negócios.
d) 66% das empresas privadas brasileiras que estavam na lista das 50 maiores há 30 anos desapareceram do ranking. Assim, a sequência que representa as alternativas corretas, conforme o enunciado, é:
a (V), b (V), c (V), d (V)
Aprendemos nas aulas e temos visto pelas notícias na mídia que o mundo moderno está cobrando dos administradores uma postura transparente em suas atividades à frente das organizações. Para atender a esta cobrança, os administradores devem adotar comportamentos baseados em:
Ética.
O Administrador tem ganhado maior importância a cada dia nas organizações brasileiras. Parte dessa importância é atribuída ao alto índice de mortalidade das empresa no Brasil: aproximadamente 50% das empresas brasileiras falham nos dois primeiros anos de atuação (SOBRAL e PECI, 2008). A principal causa desse alto índice de mortalidade empresarial pode ser atribuída:
Às falhas gerenciais.
Aprendemos nas aulas de Administração e Mercado de Trabalho que as organizações são criadas para atender às necessidades de seus clientes e consumidores. Desta forma, havendo mudança nos hábitos ou nas necessidades dos clientes e consumidores, estas organizações terão que se adaptar a novas realidades. Para conseguirem esta adaptação, as organizações devem ser:
Ágeis e flexíveis.
Sabe-se que a importância da administração como campo de conhecimento teórico está relacionada à relevância das organizações para a sociedade contemporânea. Assinale a seguir a alternativa que contenha a justificativa mais adequada para essa afirmação.
As organizações permitem a realização de objetivos sociais, privados e nacionais e a possibilidade de realização a seus membros.
Aprendemos no livro didático que o Brasil apresenta um elevado índice de mortalidade precoce de empresas. As pesquisas feitas pelo SEBRAE agrupam as causas em quatro categorias. Alguns elementos que compõem a categoria FALHAS GERENCIAIS são:
Falta de capital de giro, problemas financeiros, falta de conhecimentos gerenciais
Podemos perceber no ambiente que nos cerca um profundo desenvolvimento tecnológico, além de uma crescente facilidade nos meios de transporte. Estes fenômenos tornaram a comunicação muito rápida e criaram o chamado mundo plano, um mundo sem fronteiras. Este quadro é uma característica da: 
Globalização 
A aplicação sistemática de conhecimentos científicos para criação de um novo produto, processo ou serviço é chamada: 
tecnologia 
A globalização é um desafio a ser vencido com boa administração principalmente para 
todas as empresas 
Desenvolvimento e intensificação da tecnologia da informação e dos transportes, ênfase no conhecimento e não mais nas matérias-primas básicas, formação de espaços pluriregionais, internacionalização do sistema produtivo, do capital e dos investimentos são características que nos permitem afirmar que: 
A globalização é um fenômeno mundial e irreversível 
Aprendemos que a globalização da economia veio para ficar e que está eliminando fronteiras, ultrapassando as diferenças de línguas e costumes e criando um admirável mundo novo. Assinale a afirmativa que melhor expressa a globalização dos mercados: 
A produção de tênis Nike na Ásia. 
A globalização tem sido um dos desafios para a administração das empresas. Os administradores sabem que a globalização é um fenômeno: 
irreversível 
Sabemos que a Revolução Industrial encerrou o sistema de produção agrária fazendo surgir o sistema industrial de produção. Atualmente, temos assistido à migração da força econômica da área industrial para o setor de serviços, no qual o fornecimento de produtos físicos é limitado ou restrito. Assinale abaixo o mercado que podemos considerar como sendo exclusivamente um mercado de serviços: 
Consultoria Empresarial. 
Aprendemos na aula online que, dentre os complexos e variados desafios que preocupam as cúpulas das organizações hoje, estão: 
Como enfrentar competidores globais e como fazer alianças estratégicas com os concorrentes 
Vivemos em uma sociedade na qual a única certeza é a constante e veloz mudança. Isto resultou em mudanças de paradigmas que afetaram as relações de trabalho, o perfil do emprego, o estilo de gerenciar etc. Quanto à mudança no perfil do emprego, podemos afirmar que na atualidade as organizações buscam por profissionais que possuam conhecimentos, habilidades e comportamentos que os tornem importantes para ela e contribuam para o sucesso. Assim, as organizações buscam por profissionais que possuam: 
Empregabilidade 
Os livros de Administração, bem como nossa própria observação da realidade, revelam que o mundo está mudando em grande velocidade e as organizações acompanham este movimento de mudanças. Estes novos tempos exigem novos parâmetros para que os administradores consigam conduzir suas organizações em meio a ambientes de : 
Imprevisibilidade e instabilidade 
Para algumas pessoas, a tecnologia é a vilã da história: a máquina substituiu o homem, provocando o desemprego estrutural. Tomando como premissa essa afirmação indique a alternativa que melhor descreve a ação alternativa para o trabalhador que tem sua atividade substituída pela máquina: 
As pessoas são reeducadas, treinadas ou capacitadas para exercerem outras atividades 
A empresa XYZ é líder em seu mercado mas está enfrentando um grande desafio pela entrada de novos competidores no seu setor de atuação. O desafio torna-se ainda mais complexo, uma vez que a empresa XYZ não possui políticas de valorização e capacitação do seu pessoal. Baseado nos conhecimentos obtidos durante essa disciplina, indique o caminho que a empresa XYZ deve tomar para enfrentar esse desafio. 
Deve valorizar o seu capital humano por meio de capacitações e de uma política de valorização do conhecimento, alavancando seu desempenho. 
"Utilização de recursos para atender às necessidades do presente sem comprometer a capacidade das gerações futuras em atender as suas próprias necessidades." Este conceito refere-se a: 
Sustentabilidade; 
Responsabilidade social é o grau de obrigações de uma organização em assumir ações que protejam e melhorem o bem-estar da sociedade na medida em que ela procura atingir seus próprios interesses. Refere-se ao grau de eficiência e eficácia que uma organização apresenta no alcance de suas responsabilidades sociais. A organização socialmente responsável é aquela que procura medir os custos dos programas sociais e o retorno dos investimentos em programas sociais. Assinale entre as alternativas a seguir aquela que fornece uma identidade à organização com perfil de responsabilidade social. 
Incorpora objetivos sociais em seus processos de planejamento
McDonalds mudou a embalagem dos seus sanduíches para que menos lixo seja produzido. Eles também usam papel reciclado para embalagem de seus produtos. McDonalds afirma que está fazendo esse tipo de ação, a fim de tornar a Terra um "lugar melhor para comer." A partir dessas informações, podemos concluir que McDonalds acredita em: 
Responsabilidade social corporativa
O Museu de Arte Moderna, a Fundação Padre Anchieta, a Cruz Vermelha e o Greenpeace são exemplos de organizações não lucrativas. Essa comunidade de organizações inclui hospitais, igrejas, escolas, museus, orquestras sinfônicas, corais, centros culturais ou de artes, entidades filantrópicas e beneficentes e outras milhares de organizações, locais, regionais, nacionais e mundiais que visam objetivos de serviços sociais em oposto ao desempenho lucrativo das empresas. Essas organizações foram classificadas por Peter Drucker como: 
Terceiro setor da economia 
Célia, sócia-diretora da empresa Paz e Amor,
utiliza os recursos com eficiência para atender às necessidades atuais de sua empresa de modo que não comprometa a capacidade de gerações futuras. Podemos afirmar que Célia está adotando uma prática que visa: 
Sustentabilidade 
Todo administrador deve trazer sinergia para sua organização. Sinergia é um trabalho ou esforço para realizar uma determinada tarefa muito complexa, e poder atingir seu êxito no final. Sinergia é o momento em que o todo é maior que a soma das partes. A responsabilidade social, quando bem aplicada pelas lideranças pode ocasionar o sentimento sinérgico ocasionando: 
Aumento da produtividade, comprometimento, e consequentemente uma melhoria no ambiente de trabalho. 
Com a grande competitividade das empresas japonesas, na década de 1980, muitos padrões organizacionais foram desafiados, e as questões sobre liderança no mercado contrastadas com grandes margens de lucro passaram a ser frequentes nos meios empresariais de todo o mundo. Com a crescente globalização dos negócios, durante os anos 1990, a realidade organizacional passou a ser a da sobrevivência a qualquer custo. Nos próximos anos, em função da instabilidade global crescente, qual deve ser a posição mais apropriada das organizações? 
Ser flexível e acompanhar as mudanças de cenários, adaptando-se a eles mais rapidamente que seus concorrentes. 
A empresa XLM, que trabalha com planejamento estratégico para 4 anos, incorpora objetivos sociais em seus processos de planejamento, aplica normas comparativas de outras organizações em seus programas sociais procurando medir os custos destes programas e o retorno dos investimentos em programas sociais. Com estes procedimentos, pode-se dizer que esta empresa trabalha buscando ser: 
Socialmente responsável
Das situações abaixo, qual caracteriza uma mudança que está ocorrendo diante da nova ordem organizacional?
A ênfase na hierarquia é reduzida, e aumenta a importância da integração entre diferentes áreas e setores.
Qual das seguintes características descreve da melhor forma uma empresa de sucesso num contexto de
globalização?
Promove a inovação tecnológica em toda a organização
Aprendemos que as empresas ocupam diferentes posições no ranking de seu mercado. A posição avançada de um concorrente em relação aos outros concorrentes de mercado é denominada de:
Competitividade
De acordo com Chiavenato existem quatro tipos de mudanças dentro das organizações. Marque abaixo a opção que NÃO se refere a uma dessas mudanças:
mudanças políticas e econômicas;
Nogueira (2007) revelanos em seu livro "Teoria Geral da Administração para o Século XXI" que Peter Drucker
(19092005) apontava cinco operações principais no trabalho do administrador, com destaque para a fixação
dos objetivos, que pode ser entendida como a fase do processo administrativo em que ocorre a:
Definição de metas e responsabilidades
Hoje em dia, a dinâmica e a complexidade do ambiente organizacional colocam inúmeros desafios aos administradores. Assinale a alternativa que NÃO apresenta um desafio do Administrador:
Os administradores não precisam saber motivar seus subordinados, mesmo quando o ambiente é incerto e caótico, pois estes são automotivados.
Baseado nas recompensas e trabalho dos administradores assinale a(s) alternativa(s) correta(s): I A carreira de administrador possui benefícios que se limitam apenas a recompensas materiais. II A administração é uma atividade que oferece outros incentivos, uma vez que os administradores desempenham o papel mais importante para a organização. III Os administradores têm a oportunidade de lidar com uma diversidade de pessoas e experiências, enriquecendo assim sua visão do mundo.
II e III.
São os administradores que criam as condições para que seus subordinados desempenhem suas funções e, dessa forma, para que os objetivos da organização possam ser alcançados. O maior desafio que um administrador enfrenta numa organização em crescimento é:
desenvolver uma equipe eficaz de administração de topo
Maria Idalina é administradora e foi contratada pela Fênix S.A., com uma remuneração a princípio não satisfatória. Mas Maria Idalina continua estudando e acaba de concluir um MBA em Administração Estratégica. Ela sabe que seu desenvolvimento na empresa vai depender da sua atuação e que sua performance será avaliada para uma possível promoção salarial. Podemos então AFIRMAR:
A medida que Maria Idalina sobe na hierarquia e, por conseguinte, sua autoridade e responsabilidade aumentam, também a sua remuneração se eleva.
De acordo com o estudo O Retorno da Educação no Mercado de Trabalho, divulgado em 28/01/2010, pela FGV
(Fundação Getúlio Vargas), quais profissões estão no topo da lista de mais bem pagas do país:
Administradores e Médicos.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais