Buscar

Desenvolvimento do Modo de Produção Capitalista

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201301804230)
	3a sem.: DIVISÃO DO TRABALHO E RELAÇÕES SOCIAIS DE PRODUÇÃO.
	Pontos:0,0 / 0,8
	Com o aumento da produtividade e o desenvolvimento de novos métodos de cultivo do solo, ocorreu uma expansão gradual das atividades agrícolas, pois o homem acabou por produzir mais do que precisava para sobreviver. As atividades passaram a ser mais divididas. Qual fato importante se desenvolve a partir dessa divisão? Assinale a alternativa que mais adequada a seguinte questão:
		
	
	A emergência do capitalismo e, consequentemente, do trabalho assalariado.
	
	O surgimento da manufatura e a divisão da sociedade em classes sociais. 
	
	O fim do Absolutismo e o surgimento do trabalho livre.
	
	Tem início o processo de especialização do homem, ou seja, passam a surgir artesãos, na produção artesanal entre outros.
	
	A extinção das corporações de ofício mediante o aparecimento do trabalho servil. 
	2a Questão (Ref.: 201301804249)
	5a sem.: ACUMULAÇÃO DE RIQUEZA E TRABALHO
	Pontos:0,8 / 0,8
	Segundo Marx, o modo de produção capitalista,ao mesmo tempo que aumenta o controle do homem sobre a natureza, intensifica o processo de alienação,na medida em que o trabalhador não detém o controle sobre o seu trabalho e sobre o produto deste. Assim, na produção capitalista a relação entre as pessoas aparece como relação entre:
		
	
	sujeitos.
	
	classes.
	
	coisas.
	
	poderes.
	
	indivíduos.
	
	3a Questão (Ref.: 201301814964)
	7a sem.: Refilantropização Social
	DESCARTADA
	Segundo IAMAMOTO, as mudanças no mercado profissional do trabalho desafiam profundamente todos os cidadãos e, em especial, os assistentes sociais, repercutindo no mercado de trabalho especializado. A autora destaca como impacto dessas mudanças, a transferência das responsabilidades do Estado para a sociedade civil. Comente de forma crítica o processo de refilantropização social. 
		
	
Resposta: 
	
Gabarito: - Inserção do chamado "terceiro setor" no interior do processo de reestruturação do capital frente as políticas neoliberais.-Pretexto em torno da crise e escassez de recursos para justificar a retirada do Estado da sua responsabilidade social e a expansão dos serviços comerciais ou desenvolvidos pelo terceiro setor.- As políticas sociais universais, não-contratualistas e constitutivas de direito de cidadania são acusadas pelos neoliberais de propiciarem o esvaziamento dos fundos públicos, sem retorno e que estende a toda população indiscriminadamente.- Como solução parcial da crise capitalista, o neoliberalismo visa a reconstituição do mercado, reduzindo ou até eliminando a intervenção social do Estado em diversas atividades, sobretudo, na desresponsabilização da intervenção na resposta às sequelas da questão social.- A manutenção da políticas sociais e assistência estatais fornecida gratuitamente pelo Estado, no contexto da estratégia liberal, exige um duplo processo complementar de focalização e descentralização, sendo fundamentalmente dirigido as populações mais carentes.- A refilantropização social, em que grandes corporações econômicas passam a se preocupar e a intervir na questão social dentro de uma perspectiva de filantropia empresarial.- A funcionalidade do chamado terceiro setor ao projeto neoliberal, consiste em torna-lo instrumento para justificar e legitimar o processo de desestruturação da seguridade social e desresponsabilização do Estado na intervenção social; O fato do Estado ser responsável pela questão social significa que é toda a sociedade que tem essa responsabilidade numa forma de "solidariedade sistêmica".- O "terceiro setor" tornando instrumento da estratégia neoliberal, assume a função de transformar o padrão de respostas às seqüelas da ¿questão social em atividades localizadas e de auto-responsabilidade dos sujeitos portadores das carências; atividades desenvolvidas por voluntários ou implementadas em organizações sem garantia de permanência, sem direito. Transfere-se, o sistema de solidariedade universal em solidariedade individual. 
	
	4a Questão (Ref.: 201301804267)
	10a sem.: O MODELO FORDISTA DE PRODUÇÃO
	Pontos:0,8 / 0,8
	Como conseqüência do intenso processo de inovações tecnológicas em curso no mundo capitalista podemos apontar:
		
	
	A introdução de antigos métodos de organização e gestão nas empresas. 
	
	O não incentivo à terceirização como estratégia de gestão do trabalho.
	
	O controle do trabalhador sobre o produto do seu trabalho.
	
	A expansão do trabalho artesão e aumento da demanda por mão-de-obra.
	
	A flexibilização crescente dos processos de produção, exigindo um trabalhador capaz de realizar múltiplas tarefas.
	
	5a Questão (Ref.: 201301804313)
	6a sem.: O PROCESSO DE ACUMULAÇÃO PRIMITIVA DO CAPITAL
	Pontos:0,8 / 0,8
	Qual o país da Europa que no século XVIII que a Revolução Industrial se desenvolveu primeiro?
		
	
Resposta: A Inglaterra
	
Gabarito: R: A Inglaterra
	
	6a Questão (Ref.: 201301815473)
	1a sem.: Expressões da Questão Social
	Pontos:0,0 / 0,8
	Segundo IAMAMOTO, "a questão social é expressão do processo de produção e reprodução da vida social na sociedade burguesa, da totalidade histórica concreta". Apreender a realidade numa perspectiva de totalidade é um esforço metodológico que exige:
		
	
	Apreender os nexos causais entre a aparência e a essência dos fenômenos que compõem a realidade social
	
	Articular as múltiplas expressões da realidade social a partir da combinação de movimentos de dedução.
	
	Articular de modo coerente todos os aspectos ideológicos, econômicos e sociais presentes na realidade social de forma a favorecer a delimitação do grau de interdependência entre eles.
	
	Organizar idealmente a dinâmica da realidade, articulando as suas expressões empíricas ao todo social.
	
	Apreender o processo social como contraditório, reconstituindo no plano do pensamento o seu movimento real em suas dimensões universais, particulares e singulares.
	7a Questão (Ref.: 201301804225)
	3a sem.: DIVISÃO DO TRABALHO E RELAÇÕES SOCIAIS DE PRODUÇÃO.
	Pontos:0,0 / 0,8
	A transição do feudalismo para o capitalismo é um tema recorrente tanto nas Ciências Sociais em geral, como no Serviço Social em particular, tendo em vista que a sociedade capitalista emergente engendrou problemas inéditos que passaram a ser objeto destas duas disciplinas. Assinale a alternativa que apresenta duas pré-condições fundamentais que possibilitaram a gênese do sistema capitalista: 
		
	
	O desenvolvimento das manufaturas centralizadas que incorporou o artesanato e a unificação da moeda que eliminou os particularismos feudais.
	
	A acumulação primitiva de capital através do comércio no seu mais amplo sentido e a formação de uma classe trabalhadora livre, sem propriedades. 
	
	A revolução científica do século XVI que colocou a ciência a serviço da produção e a gênese do Estado Absolutista que destruiu o Estado Feudal. 
	
	A reforma protestante que eliminou a teoria da usura e o movimento iluminista que municiou intelectualmente a burguesia contra a ideologia feudal. 
	
	A Revolução Industrial que introduziu a mecanização e a Revolução Francesa que pôs a burguesia no poder. 
	
	8a Questão (Ref.: 201301878683)
	3a sem.: ACUMUALÇÃO DE RIQUEZA E TRABALHO
	Pontos:0,8 / 0,8
	Com o surgimento do capitalismo o trabalhador deixa de ser explorado por um senhor particular para ser explorado pela classe dos capitalistas. A responsabilidade da manutenção e reprodução do trabalhador e de sua família passa a depender da:
		
	
	Continuidade da exploração do trabalho escravo .
	
	Submissão da mão de obra livre no mercado dominado pelo capital. 
	
	Substituição dos meios de produção no mercado dominado pelo capital.
	
	Reprodução do trabalho no mercado dominado pelo capital.Venda da sua força de trabalho no mercado dominado pelo capital.
	
	9a Questão (Ref.: 201301804250)
	5a sem.: ACUMULAÇÃO DE RIQUEZA E TRABALHO
	Pontos:0,0 / 0,8
	Quanto mais o trabalhador se desgasta trabalhando , tão mais poderoso se torna o mundo objetivo,alheio que ele cria diante de si, tão mais pobre se torna ele mesmo, seu mundo interior, [e] tanto menos [otrabalhador] pertence a si próprio (MARX, apud ANTUNES, 2004). Nesta perspectiva, podemos afirmar como resultado das relações de produção no sistema capitalista, EXCETO:
		
	
	A vida social é resultado das relações de produção, do modo como o homem produz a sua vida. 
	
	A mais-valia, que é o trabalho não pago ao trabalhador, que pode ser representado na produção de uma mercadoria.
	
	Surge o fetichismo da mercadoria, que só pode ser explicado pelo processo de valorização da mercadoria,quando esta deixa de ter um valor de troca para ter um valor de uso.
	
	A alienação, onde o trabalhador é expropriado dos meios de produção; a terra, as ferramentas, a matéria prima já não pertencem mais ao trabalhador.
	
	O trabalhador passa a produzir mercadoria não mais para as suas necessidades reais, mas para satisfação da sociedade de consumo, isto é, para venda e troca da mercadoria, de forma efêmera e ilusória.
	
10a Questão (Ref.: 201301804255)
	6a sem.: O PROCESSO DE ACUMULAÇÃO PRIMITIVA DO CAPITAL
	Pontos:0,0 / 0,8
	Marx destaca que ao comprar a mercadoria ¿força de trabalho¿ o capitalista passa a utiliza por mais tempo do que precisa para a manutenção do trabalhador. Este excedente é denominado como:
		
	
	Forças produtivas.
	
	Mais-valia relativa.
	
	Meio de produção.
	
	Capital.
	
	Mais-valia absoluta.
	
	11a Questão (Ref.: 201301804266)
	10a sem.: O MODELO FORDISTA DE PRODUÇÃO
	Pontos:0,8 / 0,8
	No tocante aos princípios centrais do taylorismo, como propostos por Frederick Winslow Taylor na obra Princípios de Administração Científica, marque a alternativa correta.
		
	
	O taylorismo teve como ênfase a estrutura das empresas e a motivação psicológica do trabalhador.
	
	O taylorismo consistiu em um conjunto de princípios críticos e contrários ao estudo científico do processo de produção econômica.
	
	O taylorismo implicou maior autonomia decisória aos trabalhadores responsáveis pela execução das tarefas produtivas.
	
	O chamado sistema taylor de produção proporcionou aos trabalhadores maior tempo livre nos processos de execução das tarefas produtivas.
	
	Os princípios tayloristas estabelecem uma separação clara entre, de um lado, as fases de planejamento, concepção e direção do processo produtivo e, de outro, as tarefas de execução.

Outros materiais