Buscar

Análise de Cenários e Riscos

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Parte superior do formulário
			Avaliação: GST0897_AV_201408329141 (AG) » ANÁLISE DE CENÁRIOS E RISCOS
	Tipo de Avaliação: AV
	Aluno: 201408329141 - FRANCISCO CARLOS NEY DA SILVA MELO
	Professor:
	GENESIO GREGORIO FILHO
	Turma: 9001/AA
	Nota da Prova: 8,0    Nota de Partic.: 2   Av. Parcial 2  Data: 16/09/2016 10:19:44
	
	 1a Questão (Ref.: 201409182880)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Prefeitura aposta em "verdinhos" para fazer controle de trânsito
Desde 2008, a prefeitura vem mudando a fiscalização e a ordenação do tráfego. Uma das principais novidades foi a contratação de oito empresas terceirizadas para prestar esse serviço com os chamados "verdinhos", apelido dado aos novos agentes.
Os contratos, que somam R$ 65 milhões por ano, incluem 727 profissionais e o aluguel de 84 motocicletas. Assim, o município desembolsa em média, a cada mês, cerca R$ 7.400 para cada "verdinho". Segundo a CET-Rio, esse valor inclui, além de salários, uniforme completo, lanterna, equipamentos dos motociclistas como capacetes e botas e custos com encargos, férias, demissões, curso de treinamento no Senai.
Fonte: http://oglobo.globo.com/rio/prefeitura-aposta-em-verdinhos-para-fazer-controle-de-transito-6487514#ixzz45uU9CkDK
 
O trecho de reportagem acima versa sobre um profissional que hoje auxilia o controle de transito na Cidade do Rio de Janeiro. Diante do exposto disserte sobre os riscos aos quais estão expostos esses agentes e como esses riscos podem comprometer sua saúde e, consequentemente, sua capacidade de trabalho.
		
	
Resposta: Geralmente, as escala de trabalho desses agentes é de longa duração, então passarão muito tempo de pé, o que poderar-lhes causar problemas na coluna (RISCOS ERGONÔMICOS). Estarão inalando, constantemente, poeira e gases toxicos emitidos pelos carros (RISCOS QUIMICOS). Exposição ao sol (RISCOS FÍSICOS) e também há a probabilidade de serem atropelados por um motorista imprudente(RISCOS DE ACIDENTE).
	
Gabarito:
O aluno deverá abordar os riscos elencados na NR09 e estabelecer sua relação como a atividade de controle de transito, descrevendo e ilustrando com exemplos cotidianos como os profissionais do setor público ou privado que exercem tal função estão expostos a riscos físicos, químicos, biológicos, ergonômicos e de acidente.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201408603597)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Tendo em vista o necessário planejamento de segurança para um grande evento esportivo que irá ocorrer em sua cidade, você escolheu a análise SWOT para revelar os pontos fortes, fracos, oportunidades e ameaças, sendo uma adequada ferramenta para dar boa sustentabilidade as proposições de qualquer caso. Assim, aponte um ponto forte e um ponto fraco de sua instituição, bem como uma oportunidade e uma ameaça ao evento.
		
	
Resposta: FORTALEZA x CEARÁ Ponto Forte: O Clássico Rei não é um evento inédito no nosso estado, nossa instituição tem uma vasta experiência em grandes jogos. Ponto Fraco: Faltam recursos financeiros para contratação de segurança privada para a área interna do evento. Oportunidade: O contrato de Serviço dará para manter a instituição fora do vermelho por muito tempo e causará boa impressão. Ameaça: A rivalidade entre as torcidas é enorme,e o evento acontecerá em uma área litorânea, isso almenta a possibilidade de chuvas, almentando as dificuldades para a realização do evento.
	
Gabarito: Resposta: Ponto forte: treinamento. Ponto fraco: inexistência de armamento não letal. Oportunidade: visibilidade com aporte financeiro para instituição. Ameaça: ataques ao evento.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201408594828)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	"Estamos diante de algo pelo qual passamos todos os dias quando saímos às ruas, ou mesmo quando estamos em casa, e podemos afirmar que é um fenômeno de abrangência ampla, de cunho positivo ou negativo e que pode afetar os objetivos de um projeto". A presente colocação faz referência ao conceito que denominamos como:
		
	 
	Risco
	
	Segurança Pública
	
	Perigo
	
	Riscos variáveis
	
	Atividade perigosa
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201408525944)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Ao planejar um evento em uma cidade, você verifica que será grande o número de carros e outros agentes poluentes durante a semana do citado evento, que acontecerá no inverno. É importante levar isto em consideração no planejamento porque:
		
	
	Por conta do fenômeno chamado inversão térmica. as pessoas tendem a ficar mais próximas umas das outras, o que permite maior facilidade na transmissão de doenças, acarretando riscos biológicos.
	
	Por conta do fenômeno chamado inversão térmica, a temperatura irá ficar mais baixa, o que acarreta riscos físicos.
	
	Por conta do fenômeno chamado inversão térmica, as noites são muito frias e os dias, muito quentes. Esta tamanha amplitude nas temperaturas produzem riscos físicos.
	
	Por conta do fenômeno chamado inversão térmica, as pessoas que estiverem hospedadas em locais mais elevados, estarão expostas a radiação ultravioleta de larga escala, o que acarreta riscos físicos.
	 
	Por conta do fenômeno denominado inversão térmica, ocorrerá uma elevação na taxa de poluentes no ar, o que caracterizaria riscos químicos.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201408525948)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Leia as afirmações abaixo: I - Para realizarmos a análise de cenário de forma técnica, é necessário seguir uma metodologia. II - A análise de cenário é, sem dúvida, um tema de grande relevância e interesse e diz respeito a todas as áreas de segurança. III - Jamais será preferível correr um pequeno risco para que um maior possa ser evitado ou mitigado. Podemos afirmar que:
		
	
	Somente a afirmação II está correta.
	
	Todas as afirmações estão corretas.
	
	Somente as afirmações II e III estão corretas.
	
	Somente as afirmações I e III estão corretas.
	 
	Somente as afirmações I e II estão corretas.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201408537129)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Podemos dar como exemplo de risco biológico:
		
	
	Levantamento e transporte manual de peso, monotonia, repetitividade, responsabilidade, ritmo excessivo, posturas inadequadas de trabalho, trabalhos em turnos.
	
	Arranjo físico inadequado, iluminação inadequada, incêndio e explosão, eletricidade, máquinas e equipamentos sem proteção, queda e animais peçonhentos.
	 
	Fungos, vírus, parasitas, bactérias, protozoários, insetos.
	
	Poeiras, fumos, gases, vapores, névoas, neblinas.
	
	Ruído, calor, frio, pressões, umidade radiações ionizantes e não ionizantes, vibrações.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201408537145)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Os Policiais Militares Sicrano e Beltrano atendem a uma ocorrência de deslizamento de terra no Morro do Bamba. Ao chegarem ao local, percebem a necessidade do envolvimento de várias agências Estaduais no resgate e atendimento às vítimas do evento. Em que nível este evento pode ser classificado, de acordo com o impacto e o número de pessoas afetadas?
		
	
	Nível I.
	
	Nível II.
	
	Não pode ser classificado em qualquer nível.
	 
	Nível III.
	
	Nível IV.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201408930190)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Os Guardas Municipais Fulano e Sicrano discutem a respeito das definições de alerta, pré-alerta e alarme. Fulano afirma que alerta e pré-alerta estão sob o mesmo feixe de significados. Sicrano afirma que são diferentes, vez que pré-alerta seria a fase onde são realizadas as primeiras medidas previstas para enfrentar um evento adverso. Podemos afirmar que:
		
	 
	Sicrano está absolutamente correto.
	
	Ambos estão corretos.
	
	Ambos estão errados.
	
	Sicrano está parcialmente correto, vez que pré-alerta e alerta são diferentes mas o primeiro significa a adoção de medidas por parte da comunidade quando da ocorrência de um eventoadverso.
	
	Fulano está absolutamente correto.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201408603573)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Diante de um grande evento esportivo que ocorrerá na sua cidade, você usa a metodologia SWOT para revelar pontos fortes, fracos, oportunidades e ameaças. Com base na metodologia, é correto afirmar que:
		
	 
	A inexistência de armamento não letal, em sua instituição, é um ponto fraco.
	
	A excelente remuneração recebida pelos integrantes de sua instituição é uma oportunidade.
	
	A visibilidade dada ao evento trará aporte de recursos para sua instituição. Isto é um ponto forte.
	
	A falta de treinamento do efetivo de sua instituição é uma ameaça.
	
	Um atentado terrorista ocorrido em um voo com destino ao Brasil é um ponto fraco.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201408549082)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	A cidade de Serrópolis foi vítima de deslizamento de terra em vários de seus bairros, durante a ocorrência de fortes chuvas. Ao realizar o planejamento para o ano seguinte, o Bombeiro Militar Beltrano, Chefe da Defesa Civil do município, resolveu fazer um Estudo de Caso, abordando quais são os problemas recorrentes e que mesmo com adoção de medidas corretivas, não foram solucionados. Podemos afirmar que:
		
	
	Beltrano deve acrescentar ao seu estudo os problemas que aconteceram apenas no ano anterior.
	
	Beltrano está absolutamente errado.
	
	Beltrano deve estudar apenas quais são os problemas que poderão ocorrer.
	 
	Beltrano está absolutamente correto.
	
	Beltrano não deve realizar Estudo de Caso se os problemas ainda estão ocorrendo.
	
	
	Período de não visualização da prova: desde 09/09/2016 até 21/09/2016.
Parte inferior do formulário

Outros materiais