Buscar

CENÁRIOS APLICADOS

Prévia do material em texto

ENGENHARIA AMBIENTAL E SANITÁRIA 
ATIVIDADE 1 
 Referente aos conteúdos: PROCESSOS MIGRATÓRIOS e
VIDA URBANA RURAL E PATRIMONIO
Disciplina extracurricular: CENÁRIOS APLICADOS
Data de entrega: até 11/05
PROCESSOS MIGRATÓRIOS
Texto 1: 
Pesquisas recentes mostram que ocorreu uma diminuição no processo migratório no Brasil. O maior fluxo ainda continua sendo do Nordeste em sentido ao Sudeste. O Nordeste ainda continua exportando muitas pessoas, mas os números agora são bem menores. Esses dados são apresentados pelo IBGE, no censo de 2010, indicando uma redução nas migrações internas no país.
Disponível em:< http://veja.abril.com.br/noticia/brasil/ibgecomprova- queda-da-migracao-no-brasil>. Acesso em 27 de dezembro de 2013
Texto 2:
O impacto sobre São Paulo dos migrantes nordestinos, que chegaram à cidade no meio do século XX, foi tão grande quanto os efeitos produzidos pelos imigrantes que vieram da Europa, do Oriente Médio e da Ásia em décadas anteriores. Nos dois casos, os que dominavam a cidade incentivaram a vinda desses trabalhadores e suas famílias (...). Entretanto, os efeitos sociais e políticos foram sempre mais difíceis de digerir como demonstram os casos recentes de uma prefeita da cidade e de um presidente da República, nascidos no Nordeste, e objetos em São Paulo de preconceitos nada sutis.
(Adaptado de Paulo Fontes, Um Nordeste em São Paulo – Trabalhadores migrantes em São Miguel Paulista (1945-66). Rio de Janeiro: FGV, 2008. p.13.)
Utilizando os textos 01 e 02 de apoio, elabore um texto dissertativo explicando como o processo migratório no Brasil contribuiu para a formação da sociedade brasileira (mínimo de 10 linhas).
O processo migratório no Brasil contribuiu significativamente para a formação da sociedade brasileira de diversas maneiras, tais como na mescla de culturas, no crescimento econômico, na Integração social.
A Região Sudeste que, historicamente, recebeu o maior número de migrantes, tem apresentado declínio na migração, consequência da estagnação econômica e do aumento do desemprego na região. Nesse sentido, ocorreu uma mudança no cenário nacional dos fluxos migratórios, onde a Região Centro-Oeste passou a ser o principal destino.
Outra consequência do atual modelo de produção é a migração da população rural para as cidades, fenômeno denominado êxodo rural. Essa modalidade de migração se intensificou nas últimas cinco décadas, pois as políticas econômicas favorecem os grandes latifundiários (empréstimos bancários), além da mecanização das atividades agrícolas em substituição da mão de obra.
Assim, o processo migratório no Brasil teve uma tremenda influência na formação da nação, e suas marcas ainda são evidentes em todas as áreas da sociedade brasileira atual.
VIDA URBANA RURAL E PATRIMONIO
1) O processo de urbanização corresponde ao crescimento das cidades conforme a sua expansão territorial e o seu aumento populacional. No Brasil, esse fenômeno se intensificou, sobretudo, nas décadas de 1970 e 1980. Assinale a alternativa que aponta a razão para que esse processo tenha ocorrido:
a) Surgimento do agronegócio
b) Aumento de oportunidades na área tecnológica
c) Êxodo Rural
d) Governo democrático
e) Diminuição do espaço rural
2) Em decorrência do processo de urbanização verificou-se no país uma intensa metropolização, na medida em que a ocupação urbana ultrapassou os limites de algumas cidades. Dessa forma, assinale a alternativa que apresenta o resultado do processo de metropolização:
a) cidades médias, que se industrializaram após a abertura econômica da década de 1990, como Campinas e Ouro Preto.
b) metrópoles nacionais, sedes do poder econômico e político do país, como São Paulo, Brasília e Rio de Janeiro.
c) cidades mundiais, que receberam vultosos investimentos externos no início do século XXI, como Belo Horizonte e Rio de Janeiro.
d) megacidades dispersas pelo país, graças ao retorno de imigrantes, como Manaus, Goiânia e Curitiba.
e) metrópoles regionais, que constituem a primeira megalópole do país, como Fortaleza, Recife e Salvador.
3) A mobilidade urbana é a condição que permite o deslocamento das pessoas em uma cidade com o objetivo de desenvolver relações sociais e econômicas. Nesse sentido, a mobilidade urbana é importante no planejamento das cidades e enquanto tema de políticas públicas. Um problema comum verificado nas cidades brasileiras e que prejudica a mobilidade urbana é:
a) hegemonia de transportes coletivos nas cidades.
b) predomínio de transportes individuais, sobretudo automóveis.
c) vias de transportes integrados e diversificação dos modais de transportes.
d) aumento de ciclovias e ciclo faixas seguras.
e) transporte público de alta qualidade e semáforos inteligentes.
4) O desenvolvimento rural sustentável tem como objetivo incentivar o uso adequado da terra e dos recursos naturais. Nesse sentido, aponte a alternativa que apresenta um dos principais problemas ambientais na área rural:
a) aumento da qualidade ambiental local
b) elevação das reservas de água potável
c) ausência de impactos ambientais no solo
d) biodiversidade de fauna e flora
e) desmatamento, poluição e queimadas

Continue navegando