Buscar

Fundamentoos das Ciencias Sociais

Prévia do material em texto

Parte superior do formulário
			Avaliação: CCJ0100_AV_201408329141 (AG) » FUNDAMENTOS DAS CIÊNCIAS SOCIAIS
	Tipo de Avaliação: AV
	Aluno: 201408329141 - FRANCISCO CARLOS NEY DA SILVA MELO
	Professor:
	LAURA EUGENIA PEREZ FREITAS
	Turma: 9001/AA
	Nota da Prova: 8,0    Nota de Partic.: 2   Av. Parcial 1,5  Data: 16/09/2016 11:17:44
	
	 1a Questão (Ref.: 201408969771)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Leia atentamente o texto abaixo e identifique e explique, a partir da Teoria da Dominação Legítima de Max Weber, o(s) tipo(s) de dominação existente(s) no papado de Francisco.
 
FRANCISCO: O PAPA DAS SURPRESAS
 Como diz Maurizio Chierici, no jornal Il Fatto Quotidiano: "É difícil remar contra quem comove o mundo". Sem dúvida, este é o caso do Papa Francisco: ele comove o mundo com suas atitudes, seus gestos, suas escolhas. 
 Talvez não haja instituição no mundo mais estável do que a Igreja Católica, com dois mil anos de idade. E, no entanto, desde o último mês de abril, a mesma Igreja tem apresentado várias surpresas ao mundo na pessoa do Papa Francisco. Surpresas que vão sobretudo na contramão da face vetusta e previsível da Igreja Católica Romana. A começar pela saudação inicial quando de sua eleição, totalmente diferente das habituais, Francisco tem surpreendido e desconcertado o mundo.
 Não é habitual um Papa, que é também chefe de Estado, voltar ao hotel para pagar sua conta; usar apenas as vestes brancas e uma cruz simples; celebrar a liturgia com simplicidade e despojamento, dando mais atenção ao calor humano com os fiéis que às rubricas; fazer pronunciamentos cheios de bom senso e em linguagem coloquial e prática que todos entendem. Deveria ser a regra geral, mas não é.  Revestiu-se o Papado e os líderes religiosos, durante muito tempo, de uma solenidade além da medida que muitas vezes afastou os fiéis.  O Concílio chamou a atenção para isso.  Parecia que esta diretriz se havia perdido no horizonte.  Agora Francisco traz esse "novo" de volta com suas informalidades que desconcertam cerimoniais e jornalistas. 
fonte:
http://amaivos.uol.com.br/amaivos09/noticia/noticia.asp?cod_Canal=47&cod_noticia=23958
		
	
Resposta: DOMINAÇÃO CARISMÁTICA: Ser previlegiado por sua facilidade de convencer e contagiar todos ao seu redor, aspectos peculiares, ábia comunicação, identificando-se com a grande massa da população simples, diferenciando do modelo TRADICIONAL E RACIONAL-LEGAL.
	
Gabarito:
RESPOSTA: o aluno deve abordar a dominação carismática presente nas características do novo papa e a dominação tradicional dada a força da Igreja Católica enquanto instituição com forte influência e poder e mais de dois mil anos de existência.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201409238390)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	O consumismo dirigido para o mercado tem uma receita para enfrentar esse tipo de inconveniência: a troca de uma mercadoria defeituosa, ou apenas imperfeita e não plenamente satisfatória, por uma nova e aperfeiçoada. A receita tende a ser reapresentada como um estratagema a que os consumidores experientes recorrem automaticamente de modo quase irrefletido, a partir de um hábito irrefletido e interiorizado. Afinal de contas, nos mercados de consumidores-mercadorias, a necessidade de substituir objetos de consumo "defasados", menos que plenamente satisfatórios e/ou não mais desejados está escrita no design dos produtos e nas campanhas publicitárias calculadas para o crescimento constante das vendas. A curta expectativa de vida de um produto na prática e na utilidade proclamada está incluída na estratégia de marketing e no cálculo de lucros: tende a ser preconcebida, prescrita e instilada nas práticas dos consumidores mediante a apoteose das novas ofertas (de hoje) e a difamação das antigas (de ontem).
(BAUMAN, Z. Vida para o consumo: a transformação das pessoas em mercadorias. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2007, P. 31).
Com base no texto, relacione o consumismo da nossa época histórica com o problema da degradação ambiental nas sociedades capitalistas:
		
	
Resposta: Vivemos em uma sociedade capitalista, era do consumo exagerado. Consumindo muito, teremos que produzir muito, e essa produção, que infelismente não é qualitativa e sim quantitativa, provoca uma série de problemas ao meio ambiente, como por exemplo; gigantesco acúmulo de lixo; grande quantidade de poluentes na atmosfera, emitidos pelas fábricas que só almentam, para melhorar sua produção(quantitativa); Banalização das relações humas, pois estamos nos afastando um do outro; Desertificação, pois há uma má distribuição geográfica, onde o acúmulo de pessoas está na zona urbana.
	
Gabarito:
O encurtamento do ciclo de vida das mercadorias está associado aos problemas da destruição da natureza, da poluição e da produção do lixo. (Outras respostas são possíveis, desde que, corretamente fundamentadas).
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201408437083)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Leia o texto a seguir:
"Desde o início a criança desenvolve uma interação não apenas com o próprio corpo e o ambiente físico, mas também com outros seres humanos. A biografia do indivíduo, desde o nascimento, é a história de suas relações com outras pessoas. Além disso, os componentes não sociais das experiências da criança estão entremeados e são modificados por outros componentes, ou seja, pela experiência social." (BERGER, Peter L. e BERGER, Brigitte. "Socialização: como ser um membro da sociedade". In FORACCHI, Marialice M. e MARTINS, José de Souza. Sociologia e Sociedade. Rio de Janeiro: Livros Técnicos e Científicos, 1977, p. 200). Podemos concluir do texto que:
		
	 
	o texto acima refere-se ao processo de socialização que implica num contínuo de absorção das regras sociais pelo individuo ao longo do seu processo de convivência com a sociedade
	
	a forma como os indivíduos se relacionam com seus aspectos corporais e comportamentais deveriam ser preocupação de estudo somente da sociologia e não das ciências biológicas
	
	os indivíduos sofrem influências das interações sociais desde o seu nascimento mas ao chegar à idade adulta adquirem livre arbítrio livrando-se das pressões sociais e ganhando autonomia para tomada de decisões auto-referenciadas
	
	crianças de sociedades diferentes são tratadas de forma diferente e jamais poderão se sentir confortáveis em outros grupos sociais que não o seu de origem
	
	as sensações individuais ligadas às pulsões biológicas como fome e frio são frutos das interações sociais
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201408590767)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Ciências naturais e ciências sociais distinguem-se principalmente devido:
		
	 
	À forma como cada área trata o seu objeto de estudo.
	
	Ao fato do objeto de estudo das primeiras ser semelhante ao sujeito observador.
	
	Ao uso de técnicas de laboratório nas análises sociológicas.
	
	A uma facilidade maior de isolamento de variáveis na segunda área.
	
	À dificuldade de se isolar os fatos socioculturais nas primeiras.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201409193797)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	É um conceito antropológico que ocorre quando um determinado individuo ou grupo de pessoas, que têm os mesmos hábitos e caráter social, discrimina outro, julgando-se melhor ou pior, seja por causa de sua condição social, pelos diferentes hábitos ou manias, por sua forma de se vestir, ou até mesmo pela sua cultura:
		
	
	Relativismo cultural
	
	Multiculturalismo
	
	Cultura
	
	Determinismo
	 
	Etnocentrismo
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201408481267)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Max Weber propõe as seguintes formas puras de dominação:
		
	
	carismática, simbólica e racional-legal.
	
	carismática, carismático-legal, tradicional.
	
	carismática, total e legal.
	
	carismática, racional-legal e ideológica.
	 
	carismática, racional-legal e tradicional.
	
	
	 7a Questão(Ref.: 201409232655)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	A BANDEIRA DO BRASIL APRESENTA O LEMA "ORDEM E PROGRESSO" BASEADA NA PERCEPÇÃO SOCIOLÓGICA DO(A):
		
	
	MATERIALISMO HISTÓRICO.
	
	CONSTRUTIVISMO.
	
	FILOSOFIA.
	 
	POSITIVISMO.
	
	CIENTIFICISMO.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201409048404)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	De acordo com a definição de Durkheim, assinale a alternativa que não corresponda a exemplos de fatos sociais:
		
	 
	A ausência de regras. Uma vontade particular.
	
	Os valores religiosos. Os valores morais
	
	O uniforme escolar. O véu e a burca islâmicos. A língua de um país
	
	Os valores religiosos. O sistema monetário de um país. A forma de se vestir
	
	O casamento. As normas jurídicas. Os valores morais
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201408380625)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	 
Observe a figura abaixo, leia o texto e responda a questão proposta:
       
 Atualmente, as universidades discutem sobre a implementação de cotas para grupos excluídos historicamente da sociedade. "Temos o direito de, em nome do antirracismo, correr o risco de transformar os pátios dessas escolas em espaços divididos entre brancos e negros definidos por lei?" questiona Yvonne Maggie, professora titular de Antropologia da UFRJ. Para Frei Davi Raimundo dos Santos, diretor Executivo da ong EDUCAFRO, "o quadro do país é injusto com os negros e defende a ampliação do sistema de cotas". No centro desse debate, a expressão-chave é "ações afirmativas". Tais ações devem ser entendidas corretamente como:
                                 
		
	 
	 
As políticas de discriminação positiva, que objetivam a inserção de grupos que se encontram em situação de desigualdade e (ou) de discriminação social.
	
	 
um conjunto de medidas cujo objetivo único é propiciar mais escolaridade ao conjunto da população.
	
	 
As ações de grupos beneficentes cujo objetivo é a ajuda aos grupos excluídos da sociedade
	
	 
As políticas governamentais para proteção restrita às populações negras e pardas
	
	 
Um conjunto de medidas cujo objetivo restringe-se a fornecer ajuda a populações carentes
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201408948546)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Podemos dizer sobre a globalização:
I - é uma intensificação de relações sociais mundiais que unem localidades distantes de tal modo que os acontecimentos locais são condicionados por eventos que acontecem a muitas milhas de distância e vice-versa;
II - ela contribuiu para reduzir a desigualdade a nível mundial, diminuindo a distância entre os países mais ricos e as nações mais pobres;
III - é um fenômeno essencialmente ocidental, um processo desigual, com a sua própria "geometria do poder";
IV - ela é uma ficção da cabeça dos organismos internacionais bilaterais que perceberam nas últimas décadas uma diminuição significativa das influências culturais do ocidente sobre o resto do planeta.
Assinale a alternativa correta:
		
	
	Apenas as afirmações III e IV estão corretas.
	
	Apenas as afirmações I e II estão corretas.
	
	Apenas a afirmação III está correta.
	 
	Apenas as afirmações I e III estão corretas.
	
	Apenas a afirmação II está corretas.
	
	
	Período de não visualização da prova: desde 09/09/2016 até 21/09/2016.
Parte inferior do formulário

Continue navegando