Buscar

Musculatura do dorso

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1Musculatura do dorso
	Os músculos do dorso organizam-se em grupos: superficial, intermediário e profundo. Sendo os dois primeiros extrínsecos (originam-se fora do dorso) e o último intrínseco (origina-se no dorso).
Músculos superficiais do Dorso
	São imediatamente profundos a pele e a fáscia. Fixam-se a parte superior do esqueleto apendicular (clavícula, escápula e úmero) ao esqueleto axial (crânio, costelas e coluna vertebral). Como esses músculos estão relacionados ao movimento do esqueleto apendicular são denominados grupo apendicular. Incluem: trapézio, romboide maior, romboide menor, levantador da escápula e o latíssimo do dorso. São inervados pelos ramos anteriores dos nervos espinais (no Moore está cervicais).
Trapézio 
ORIGEM E INSERÇÃO - Tem origem na região entre os processos espinhosos das vértebras C7 e T12, e inserção no ombro. 
FUNÇÃO – promovem o movimento da escapula e a elevação dos membros superiores acima da cabeça.
INERVAÇÃO – a inervação motora é feita pelo nervo acessório XI cranial, que vai do pescoço até a superfície profunda do músculo. As fibras proprioceptivas são conduzidas por ramos do plexo cervical de C3 a C4.
IRRIGAÇÃO – a irrigação é feita pelo ramo superficial da artéria cervical transversa, pelo ramo acromial da artéria supra-escapular e pelos ramos dorsais das artérias intercostais posteriores.
Latíssimo do dorso
ORIGEM E INSERÇÃO - Tem origem na região entre os processos espinhosos das vértebras TVI, LV e no sacro, incluindo a crista ilíaca. A inserção ocorre no assoalho do sulco intertubercular do úmero.
FUNÇÃO – promovem o movimento de extensão, adução e rotação medial do úmero.
INERVAÇÃO – nervo toracodrosal do plexo braquial.
IRRIGAÇÃO – a irrigação é feita pela artéria toracodorsal que acompanha o nervo e por pequenas artérias provenientes dos ramos dorsais das artérias intercostais posteriores e lombares.
Levantador da escápula
ORIGEM E INSERÇÃO – Tem origem nos processos transversos das vértebras C1 a C4 e inserção na margem superior medial da escápula.
FUNÇÃO – eleva a escápula e pode auxiliar outros músculos na rotação da escápula.
INERVAÇÃO – ramos anteriores dos nervos espinais de C3 e C4 e nervo dorsal da escápula.
IRRIGAÇÃO – a irrigação é feita por ramos das artérias cervicais transversa e ascendente.
Romboides maior e menor
Localizam-se abaixo do trapézio. O romboide menor é superior ao romboide maior. O romboide menor possui inserção no ligamento nucal do pescoço e dos processos transversos das vértebras C7 a T1 e fixa-se a margem medial da escápula. O maior tem origem nos processos transversos das vértebras torácicas superiores e possuem inserção na margem medial da escápula. Atuam juntos para retrair e puxar a escápula em direção a coluna vertebral. São inervados pelo ramo dorsal da escápula, do plexo braquial.
MÚSCULOS INTERMEDIÁRIOS EXTRÍNSECOS DO DORSO
	É um grupo composto pelos músculos serrátil posterior superior e inferior. São músculos respiratórios. O músculo serrátil superior encontra-se abaixo dos músculos romboides e o inferior encontra-se abaixo do latíssimo do dorso. São inervados pelos nervos intercostais, o superior pelos 4 primeiros e o inferior pelos 4 últimos.
MÚSCULOS PROFUNDOS OU INTRÍNSECOS DO DORSO
	 São inervados pelos ramos posteriores dos nervos espinais e atuam mantendo a postura e controlando os movimentos da coluna vertebral. Estes músculos estendem-se da pelve até o crânio e são envolvidos por uma fáscia que se fixa ao ligamento da nuca a crista mediana do sacro. As partes torácica e lombar da fáscia formam a aponeurose toracolombar, que envolve os músculos profundos do dorso. Forma uma cobertura fina na parte torácica e espessa forte na região lombar.
	Os músculos profundos do dorso são agrupados em:
Camada superficial dos músculos intrínsecos do dorso - São os músculos esplênios da cabeça e do pescoço. O esplênio da cabeça tem origem nos processos espinhosos das vértebras cervicais inferiores e inserção no processo mastoide do osso temporal. O esplênio do pescoço tem origem em T4 e inserção nos processos transversos das vértebras cervicais superiores. Em conjunto os dois tracionam a cabeça para trás e individualmente cada músculo roda a cabeça para um lado.
Camada intermediária dos músculos intrínsecos do dorso – são os músculos eretores da espinha. São os principais extensores da coluna vertebral e da cabeça. A massa de músculos origina-se de um tendão largo fixado ao sacro. São revestidos pela aponeurose toracolombar e situam-se abaixo dos músculos serráteis posteriores, romboides maior e menor, e esplênio. Dividem-se na região lombar alta em 4 partes verticais que são classificados conforme a região em que estão passando (lombar, torácica, cervical e da cabeça). 
- A coluna lateral é composta pelo músculo Iliocostal, a intermediária é composta pelo músculo Longuíssimo e a medial (próxima à coluna vertebral) é composta pelo músculo Espinal.
Camada profunda dos músculos intrínsecos do dorso – São profundos aos eretores da espinha. Originam-se nos processos transversos das vértebras e passam para os processos espinhosos das vértebras mais superiores. Os mais superficiais são os músculos semi-espinais que originam-se na região torácica inferior e ascendem até o crânio onde fixam-se ao osso occipital, na base do mesmo. Profundamente aos semi-espinais encontram-se os músculos multífidos, originam-se no processo transverso das vértebras e estendem-se até os processos espinhosos das vértebras superiores e se estendem por todo o lombo. Os mais profundos são os rotadores, que estão presentes assim como os multifídos em toda a coluna vertebral, porém possuem fibras mais desenvolvidas na região torácica. São ainda divididos em rotadores curtos e longos, os curtos tem origem no processo transverso de uma vértebra e inserção na raiz do processo espinhoso da vértebra superior (no caso do curto) ou na vértebra superior a vértebra superior (no caso do longo). Ainda na camada profunda são encontrados músculos levantadores das costelas, interespinais e intertransversários. Os levantadores das costelas originam-se nos processos transversos das vértebras C7 a T12 e se inserem no tubérculo da costela abaixo das vértebras de origem. Os interespinais vão de um processo espinhoso a outro. Os intertransversários vão de um processo transverso a outro.
MÚSCULOS SUBOCCIPITAIS
	Conectam a vértebra C1 (atlas) a vértebra C2 (áxis) e ambas as vértebras a base do crânio. Incluem a cada lado:
M. reto posterior maior da cabeça;
M. reto posterior menor da cabeça;
M. oblíquo inferior da cabeça;
M. oblíquo superior da cabeça.
	São inervados pelo ramo posterior do primeiro nervo cervical.

Outros materiais