Buscar

FUNDAMENTOS DA EPIDEMIOLOGIA 1

Prévia do material em texto

qual é o nome do médico que teve a sua teoria da transmissão do cólera pela água em 1855 publicada em um artigo que documentou sua investigação acerca das relações diretas entre o abastecimento de água no bairro do Soho e a epidemia de cólera que ocorrera em 1854 em Londres?
		
	
	
	
	
	John Snow.
	
	
	Michel Foulcault.
	
	
	William Farr.
	
	
	Louis Pasteur.
	
	
	Robert Koch.
	
	
		2.
		Hipócrates (a.C. 460 a 377 a.C.), o pai da Medicina, é considerado o precursor da Epidemiologia, devido aos seus relatos sobre as epidemias. Hipócrates não se limitava a analisar o paciente em si, mas possuía uma visão holística demonstrando antecipadamente um raciocínio epidemiológico. Qual a resposta correta sobre a epidemiologia?
		
	
	
	
	
	A epidemiologia trabalha somente com o conceito de risco.
	
	
	A epidemiologia não analisa as questões sociais.
	
	
	Etimologicamente, a palavra Epidemiologia significa ¿ciência o povo faz¿.
	
	
	Etimologicamente, a palavra Epidemiologia significa ¿ciência do que ocorre sobre o povo¿.
	
	
	A epidemiologia analisa somente o processo de doença.
	
	
		3.
		As doenças humanas não devem ser encaradas como eventos que ocorrem ao acaso, mas que estão relacionadas a uma rede de outros eventos que devem ser identificados e estudados. Nesse contexto, sobre o raciocínio epidemiológico NÃO podemos afirmar que:
		
	
	
	
	
	Para o epidemiologista o que interessa realmente é como se dá a ocorrência de uma determinada doença inserida em uma estrutura social.
	
	
	A epidemiologia estuda os Determinantes Sociais da Saúde (DSS) e as condições de ocorrência, bem como as possíveis formas de intervenção e controle das doenças e agravos à saúde em populações humanas.
	
	
	A Epidemiologia transcende a ¿biologização¿, visto que investiga problemas de cunho social
	
	
	Para o epidemiologista o que mais interessa é o diagnóstico de uma determinada doença em um determinado indivíduo.
	
	
	Os questionamentos epidemiológicos "como", "por que", "quando" e "em quem" são fundamentais para entender melhor os problemas de saúde.
	
	
		4.
		A epidemiologia pode ser definida como "o estudo da distribuição e dos determinantes de estados ou eventos relacionados à saúde em populações específicas, e sua aplicação na prevenção e controle dos problemas de saúde". Tal definição ratifica que os epidemiologistas estão preocupados:
		
	
	
	
	
	Em controlar somente os efeitos da doença.
	
	
	Em gerar índices de Saúde Coletiva.
	
	
	Em curar os pacientes.
	
	
	Em quantificar somente o número de doentes.
	
	
	Com a incapacidade, doença ou morte, mas, também, com a melhoria dos indicadores de saúde e com as maneiras de promover saúde.
	
	
		5.
		Sobre as mudanças no perfil epidemiológico da população brasileira, com a prevalência das doenças crônicas não transmissíveis (DCNT) como causa de mortalidade e morbidade em detrimento das doenças infecciosas são feitas as seguintes afirmações: I Para minimizar a incidência DCNT deve-se manter as condições de saúde da população através de campanhas de vacinação. II A identificação dos principais fatores etiológicos não interfere nas condições de saúde da população. III A investigação dos principais fatores de risco como sedentarismo, tabagismo e hábitos alimentares incorretos é imprescindível para a prevenção, controle e tratamento das DCNT. IV A determinação do número de indivíduos doentes pode ajudar nas ações de promoção da saúde. Assinale a alternativa correta:
		
	
	
	
	
	As afirmações III e IV são verdadeiras.
	
	
	As afirmações I e IV são verdadeiras.
	
	
	Apenas a afirmação I é verdadeira.
	
	
	Todas as afirmações são falsas.
	
	
	Todas as afirmações são verdadeiras.
	
	
		6.
		No tratado de Ares, Águas e Lugares, Hipócrates discutiu os fatores ambientais ligados às doenças, surgindo, então, a Teoria Miasmática, que sustentava a ideia de que regiões insalubres eram capazes de provocar doenças. Através da Teoria Miasmática, Hipócrates defendia um:
		
	
	
	
	
	Conceito filosófico do processo saúde/doença.
	
	
	Conceito social do processo saúde/doença.
	
	
	Conceito ideológico do processo saúde/doença.
	
	
	Conceito metodológico do processo saúde/doença.
	
	
	Conceito ecológico do processo saúde/doença.
	
	
		7.
		Bernard, Virchow e Pasteur, no século XIX, proporcionaram enormes contribuições para o avanço da fisiologia, da patologia e da bacteriologia, respectivamente, proporcionando o fortalecimento da medicina científica. Sobre esse período histórico é correto afirmar que:
		
	
	
	
	
	As enfermidades de maior prevalência eram as de natureza infecto-contagiosa, o que favoreceu a abordagem individual e curativa, superando o enfoque coletivo e os determinantes sociais da saúde.
	
	
	As enfermidades de maior prevalência eram as de natureza crônico-degenerativas, o que favoreceu a abordagem individual e curativa, superando o enfoque coletivo e os determinantes sociais da saúde.
	
	
	As enfermidades de maior prevalência eram as de natureza infecto-contagiosa, o que favoreceu o enfoque coletivo e os determinantes sociais da saúde superando a abordagem individual e curativa.
	
	
	A hegemonia da medicina científica representou um grande obstáculo para evolução da epidemiologia.
	
	
	As enfermidades de maior prevalência eram as de natureza crônico-degenerativas, o que favoreceu o enfoque coletivo e os determinantes sociais da saúde superando a abordagem individual e curativa.
	
	
		8.
		Em Epidemiologia, as pessoas susceptíveis a determinadas doenças são chamadas de:
		
	
	
	
	
	Sintomáticas.
	
	
	Grupo de Risco.
	
	
	Indivíduos Doentes.
	
	
	População Saudável.
	
	
	Assintomáticas

Continue navegando