Buscar

Av1 e Av2 de Epidemiologia

Prévia do material em texto

Avaliação: SDE0245_AV1_201307384366 » FUNDAMENTOS DA EPIDEMIOLOGIA
	 1a Questão (Ref.: 108481)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Sobre as mudanças no perfil epidemiológico da população brasileira, com a prevalência das doenças crônicas não transmissíveis (DCNT) como causa de mortalidade e morbidade em detrimento das doenças infecciosas são feitas as seguintes afirmações: I Para minimizar a incidência DCNT deve-se manter as condições de saúde da população através de campanhas de vacinação. II A identificação dos principais fatores etiológicos não interfere nas condições de saúde da população. III A investigação dos principais fatores de risco como sedentarismo, tabagismo e hábitos alimentares incorretos é imprescindível para a prevenção, controle e tratamento das DCNT. IV A determinação do número de indivíduos doentes pode ajudar nas ações de promoção da saúde. Assinale a alternativa correta:
		
	 
	As afirmações III e IV são verdadeiras.
	
	Todas as afirmações são verdadeiras.
	
	Todas as afirmações são falsas.
	
	Apenas a afirmação I é verdadeira.
	
	As afirmações I e IV são verdadeiras.
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 108479)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Atualmente, com a emergência das doenças crônicas não transmissíveis e com a reemergência de outras que até então estavam supostamente erradicadas, a base da moderna epidemiologia tem sido construída através do conceito de risco. No senso comum risco significa perigo, logo, tem um sentido negativo. Entretanto na epidemiologia, o conceito de risco pode ter tanto um sentido positivo quanto negativo. Porque: O conceito epidemiológico de risco está associado à probabilidade de ocorrência de algum evento, podendo estar relacionado a algo positivo, como por exemplo, as chances de cura ou recuperação de uma doença. Analisando as afirmações acima conclui-se que:
		
	
	A primeira afirmação é falsa e a segunda é verdadeira.
	
	As duas afirmações são falsas.
	 
	A primeira afirmação é verdadeira e a segunda é falsa.
	
	As duas afirmações são verdadeiras,mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
	 
	As duas afirmações são verdadeiras e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 110376)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A Organização Mundial de Saúde (OMS), em 1995, a propôs a criação do grupo WHOQOL (World Health Organization Quality of Life) que construiu um instrumento (ferramenta de mensuração, questionário) válido para a avaliação do conceito de qualidade de vida a nível internacional: o instrumento de avaliação de qualidade de vida da Organização Mundial da Saúde (WHOQOL-100). Sobre os principais usos do WHOQOL-100 são feitas as seguintes afirmações: I O WHOQOL-100 pode ser aplicado na prática clínica para melhorar a relação médico-paciente e avaliar o resultado do tratamento. II O WHOQOL-100 somente pode ser aplicado em indivíduos que possuam fluência em dois ou mais idiomas. III Os resultados obtidos com a aplicação do WHOQOL-100 podem ser úteis na construção e implementação de Políticas Públicas de Saúde. IV Os pesquisadores em geral podem aplicar os questionários propostos pela OMS, como o WHOQOL-100, em suas pesquisas desde que não modifiquem suas orientações. Assinale a alternativa correta:
		
	 
	Apenas a afirmativa II é falsa.
	
	As afirmativas I, II e III são falsas.
	
	Todas as afirmativas são falsas.
	
	Apenas a afirmativa III é verdadeira.
	
	Todas as afirmativas são verdadeiras.
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 110223)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A História Natural da Doença (HND) compreende as inter-relações do agente, do suscetível e do meio ambiente que afetam o processo global e seu desenvolvimento, desde as primeiras forças que criam o estímulo patológico no meio ambiente, ou em qualquer outro lugar, passando pela resposta do homem ao estímulo, até as alterações que levam a um defeito, invalidez, recuperação ou morte (Rouquayrol, 1999). Sobre os períodos que caracterizam a HND são feitas as seguintes afirmações: I O período pré-patogênico ocorre previamente à instalação do agente patogênico e é caracterizado pela ausência da doença. II O período pré-patogênico envolve medidas de atenção primária à saúde. III O período patogênico é caracterizado pela instalação do agente patogênico. IV O período pós-patogênico é caracterizado pela presença ou ausência de incapacidades ou invalidez conforme a doença que se instalou. Assinale a alternativa correta:
		
	
	Apenas as afirmações I e IV são verdadeiras
	
	Apenas as afirmações III e IV são verdadeiras.
	
	Todas as afirmações são falsas.
	
	Apenas a afirmação II é verdadeira.
	 
	Todas as afirmações são verdadeiras.
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 230341)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Os determinantes sociais de saúde (DSS) são as condições sociais nas quais as pessoas vivem e trabalham, ou seja, as características sociais dentro das quais a vida transcorre. O principal problema de saúde no Brasil são as iniquidades, que apesar dos avanços na atenção básica à saúde, ainda enfrenta iniquidades nas condições sociais e de saúde. Com relação as iniquidades em saúde NÃO podemos afirmar que:
		
	
	Um exemplo de iniquidade em saúde é a possibilidade de uma criança, cuja mãe possui apenas 4 anos de estudo ou menos, morrer antes de chegar aos 5 anos de idade.
	
	O número reduzido de profissionais da saúde nas regiões mais carentes do país, como os municípios de maior vulnerabilidade social (municípios do interior e as periferias das grandes cidades) é um exemplo de iniquidade em saúde.
	 
	Com relação às iniquidades em saúde não há diferença significativa quando avaliamos as regiões do Brasil e a situação permanece inalterada, ou seja, não é relevante quando separamos as regiões do Brasil por área rural e urbana.
	
	A correlação entre a incidência de doenças e os fatores socioeconômicos é fortemente positiva.
	
	Famílias que possuem boa situação socioeconômica e boa educação possuem menor risco de serem afetadas por doenças.
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 269130)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	As condições sociais nas quais as pessoas vivem e trabalham, ou seja, as características sociais dentro das quais a vida transcorre é a definição de:
		
	
	Complexo da qualidade de vida.
	 
	Determinantes sociais da saúde (DSS).
	 
	Índice de Desenvolvimento Humano (IDH).
	
	Iniquidades em saúde.
	
	Atenção primária à saúde.
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 678618)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Em um determinado município com uma população de aproximadamente 22.000 habitantes foram registrados em um ano especificamente 350 casos de tuberculose sendo: 250 em homens e 100 em mulheres. Qual é a taxa de incidência de tuberculose nesse município nesse ano?
		
	
	350 casos por 1.000 habitantes.
	 
	350 casos por 22.000 habitantes.
	
	250 casos por 10.000 habitantes.
	
	350 casos por 100.000 habitantes.
	
	100 casos por 22.000 habitantes.
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 647641)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Qual é termo utilizado em epidemiologia para expressar a velocidade de ocorrência de uma doença, ou seja, a intensidade com que acontece uma doença em uma população, na medida em que identifica a frequência de casos novos em um determinado período observado longitudinalmente?
		
	
	Caso controle.
	
	Multicentrismo.
	
	Coorte.
	 
	Incidência.
	 
	Prevalência.
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 233178)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	As variáveis epidemiológicas são os elementos do processo saúde-doença que se quer estudar. Portanto,o entendimento de um problema de saúde ou de uma doença requer a sua descrição por meio das variáveis: pessoa, tempo e lugar. Com relação às variáveis epidemiológicas NÃO PODEMOS AFIRMAR QUE:
		
	 
	O conhecimento do lugar onde ocorre determinada doença não é importante, visto que o local onde as pessoas vivem ou trabalham não determina o tipo de doença ou problema de saúde passível de ocorrência.
	
	As pessoas podem ser descritas de acordo com suas características herdadas ou adquiridas (idade, gênero, cor, escolaridade, renda, estado nutricional e imunológico); com suas atividades (trabalho, esportes, práticas religiosas, costumes) e de acordo com suas circunstâncias de vida (condição socioeconômica).
	
	A distribuição geográfica é utilizada para identificar de que forma as doenças se distribuem no espaço (urbano/rural), associando a sua alta ocorrência, por exemplo, a baixas coberturas vacinais, precariedade no saneamento básico, existência ou não de uma rede básica de atenção à saúde.
	
	A distribuição dos casos por períodos de tempo serve para orientar as intervenções cabíveis, fornecendo, por exemplo, informação sobre os melhores momentos para intensificar a imunização e para prevenir um possível surto.
	
	A desigualdade no acesso aos serviços de saúde também pode ser observada, mediante a visualização das trajetórias percorridas pelos pacientes.
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 244119)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Considerando a metodologia epidemiológica, assinale a opção INCORRETA.
		
	 
	Método pode ser conceituado como um modelo a partir do qual observamos, medimos e tomamos conhecimento dos fatos e dos limites da vida. Medidas de prevenção primária da saúde também determinam a problemática da Epidemiologia.
	
	A contínua construção do conhecimento, a formulação de problemas significativos, a abertura a novas ideias, a fatos novos e relevantes, o entusiasmo na resolução de problemas e a sensibilidade perceptiva são algumas qualidades que devem estar presentes na investigação epidemiológica.
	
	Epidemiologia, assim como acontece com outras áreas do conhecimento, tem o seu método próprio para reconhecer, medir e avaliar o seu objeto de trabalho.
	
	A solução de um problema epidemiológico pode representar a vida e a sobrevivência de indivíduos e coletividades.
	
	A investigação epidemiológica envolve a coleta, o manejo e o tratamento dos dados epidemiológicos que devem ser realizados a partir do método.
		
Avaliação: SDE0245_AV2_201307384366 » FUNDAMENTOS DA EPIDEMIOLOGIA
		 1a Questão (Ref.: 605499)
	Pontos: 0,5  / 1,0
	A morbidade está relacionada à ocorrência de doenças e agravos à saúde de uma dada população, sempre se referindo a uma população predefinida tomada como grupo exposto ao risco de adoecer. Como são genericamente definidos os indicadores de morbidade?
		
	
Resposta: pré disposição para desenvolvimento de doenças como câncer, obesidade diabetes as chamadas doenças hereditárias. E as DC!NT doenças cronicas não transmissíveis,que são potencializadas com maus hábitos alimentares,tabagismo,etilismo e fatores ambientais e socio-economicos.
	
Gabarito: Resposta Os indicadores de morbidade são genericamente definidos como proporção entre o número de casos de uma doença e a população (número de habitantes ou de pessoas que estão expostas à doença em um lugar e tempo definidos).
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 156249)
	Pontos: 0,5  / 1,0
	Em 1978 a Organização Mundial da Saúde (OMS) e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) realizaram a I Conferência Internacional sobre Cuidados Primários de Saúde em Alma-Ata, no Cazaquistão, antiga União Soviética. Foi proposto um acordo e uma meta entre seus países membros para atingir o maior nível de saúde possível até o ano 2000, através da Atenção Primária à Saúde (APS). Essa política internacional ficou conhecida como "Saúde para Todos no Ano 2000". Dentro desse contexto, explique o impacto da Declaração de Alma-Ata no Brasil.
		
	
Resposta: Saúde direito de todos equidade focando na saúde da coletividade, Foco nas etiologias das doenças e estudos das causas das mesmas.
	
Gabarito: Apesar de as metas de Alma-Ata não terem sido alcançadas plenamente, a APS tornou-se uma referência fundamental para as reformas sanitárias ocorridas em diversos países nos anos 80 e 90 do último século. Aqui no Brasil, a Declaração de Alma-Ata impulsionou a reforma sanitária brasileira. Com a incorporação do movimento "Saúde Para Todos" foi estabelecida uma nova orientação para a política de saúde, desafiando o envolvimento das pessoas, a colaboração entre os vários setores da sociedade, bem como a criação dos cuidados primários em saúde.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 110389)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Ações de Atenção Primária à Saúde compreendem a aplicação de medidas dirigidas a determinado agravo à saúde com objetivo de interceptar suas causas antes mesmo que atinjam o indivíduo. São exemplos de medidas de atenção primária à saúde:
		
	
	Diagnóstico precoce e tratamento imediato.
	
	Autocuidado em saúde (alimentação adequada, prática regular de exercícios físicos, higiene) e limitação da incapacidade.
	 
	Imunização e autocuidado em saúde (alimentação adequada, prática regular de exercícios físicos, higiene).
	
	Proteção contra acidentes de trânsito e limitação da incapacidade.
	
	Aconselhamento genético e tratamento imediato.
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 110587)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Em Epidemiologia, os indicadores utilizados com mais frequência para avaliar o risco de um problema de saúde ou para descrever a situação de morbidade em uma comunidade são as duas medidas básicas da frequência: a prevalência e a incidência. Sobre esses indicadores de morbidade são feitas as seguintes afirmações: I Casos prevalentes são os que estão sendo tratados (antigos) mais aqueles que foram descobertos ou diagnosticados (novos). II A prevalência é o número total de casos de uma doença, novos e antigos, existentes em um determinado local e período. III Casos prevalentes são os incidentes que persistiram em uma população. IV A taxa de incidência (TI) é o número de casos novos de uma doença em um dado local e período, relativo a uma população exposta. Assinale a alternativa correta:
		
	 
	Todas as afirmações são verdadeiras.
	
	Todas as afirmações são falsas.
	
	As afirmações III e IV são verdadeiras.
	
	As afirmações I e IV são verdadeiras
	
	Apenas a afirmação II é verdadeira.
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 281709)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	As variáveis são os elementos do processo saúde-doença que se quer estudar. Os métodos e técnicas da epidemiologia são utilizados para detectar uma associação entre uma doença ou agravo e características de pessoa, tempo e lugar. Portanto, para o entendimento de um problema de saúde ou de uma doença é necessário descrevê-lo por meio das variáveis, pessoa, tempo e lugar. Sobre a variável tempo NÃO É CORRETO afirmar que:
		
	
	Segundo Rouquayrol, a distribuição cronológica da mortalidade e da morbidade é a relação entre uma sequência de marcos temporais sucessivos (cronologia) e uma medida de frequência de casos e óbitos.
	
	A cronologia de uma doença é fundamental para a sua análise epidemiológica.
	
	A distribuição dos casos de determinada doença por períodos de tempo (semanal, mensal, anual) permite verificar como a doença evolui, isto é, se apresenta variação cíclica, se está estacionária, diminuindo ou aumentando.
	 
	As variações das doenças no transcorrer do tempo (anos, meses, semanas, dias) não são importantes, pois não mostram alterações nos fatores causais.
	
	A distribuição dos casos por períodos de tempo é importante paraorientar as intervenções cabíveis, fornecendo, por exemplo, informação sobre os melhores momentos para intensificar a imunização e para prevenir um possível surto.
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 281712)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Na década de 1920, a Saúde Pública cresceu como questão social. As unidades de Saúde Pública existentes estavam vinculadas aos governos estaduais, situadas nas capitais e principais cidades do interior. Assinale a opção que NÃO representa uma linha de atuação da Saúde Pública:
		
	 
	Distribuição de pesticidas.
	
	Assistência materno-infantil.
	
	Orientação nutricional e alimentar.
	
	Assistência médica.
	
	Fiscalização de alimentos e de laboratórios.
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 617258)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	No Brasil, a Medicina Tropical representou um importante marco na história da epidemiologia e na sua institucionalização. As descobertas do grupo de pesquisadores da Escola Tropicalista Baiana, publicadas na Gazeta Médica da Bahia, fundada em 1866, contribuíram para questionar o ensino médico oferecido pelas tradicionais faculdades de medicina na Bahia e do Rio de Janeiro. Sobre a Escola Tropicalista Baiana e os tropicalistas, leia as afirmativas: I Os pesquisadores da Escola Tropicalista Baiana, chamados de tropicalistas, utilizavam as técnicas mais avançadas da medicina europeia, como a análise de fluidos corporais, a parasitologia e a microscopia. II Os tropicalistas associavam as doenças tropicais à pobreza, desnutrição, ausência de saneamento básico e às más condições de vida de uma forma geral, descartando a hipótese miasmática, ainda usada naquela época para explicar a etiologia das doenças. III A Escola Tropicalista Baiana, criada em meados do século XIX, ainda que não tenha se constituído em uma instituição formal de ensino, dedicou-se à prática médica e à pesquisa da etiologia das doenças tropicais. Assinale a opção CORRETA:
		
	 
	Todas as afirmativas estão corretas.
	
	Todas as afirmativas estão incorretas.
	
	Somente a afirmativa III está incorreta.
	
	Somente a afirmativa I está correta.
	 
	Somente a afirmativa II está correta.
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 617261)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	O planejamento e a gestão constituem pilares disciplinares da saúde coletiva, juntamente com a epidemiologia e as ciências sociais e humanas em saúde. Sobre a contribuição da epidemiologia ao desenvolvimento teórico/metodológico do planejamento em saúde destacam vários usos. Assinale a opção que NÃO representa um desses usos:
		
	
	Elaboração de planos, programas e projetos.
	 
	Seleção dos trabalhadores para a alocação de recursos.
	
	Formulação de políticas públicas.
	
	Realização de diagnósticos e análises de situações de saúde.
	
	Avaliação de sistemas, políticas, programas e serviços de saúde.
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 617264)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A gestão do SUS propõe a implantação de Territórios Integrados de Atenção à Saúde (TEIAS), cuja metodologia fundamenta-se no planejamento estratégico participativo. Sobre os Territórios Integrados de Atenção à Saúde (TEIAS) leia as afirmativas: I O conceito de territórios integrados compartilha as características do modelo de atenção integral à saúde, exigindo a incorporação de conhecimentos epidemiológicos para o seu pleno funcionamento. II O projeto TEIAS visa constituir um território integrado de saúde, com um modelo participativo de gestão em saúde enfocando a intersetorialidade e os determinantes sociais da saúde. III O objetivo de TEIAS consiste em construir um modelo de gestão capaz de integrar práticas de gerenciamento orientado pelo compromisso público com os cidadãos. Assinale a opção CORRETA:
		
	
	Todas as afirmativas estão incorretas.
	
	Somente a afirmativa III está incorreta.
	
	Somente a afirmativa I está correta.
	
	Somente a afirmativa II está correta.
	 
	Todas as afirmativas estão corretas.
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 828740)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	No Brasil as fontes de dados estão reunidas em diferentes sistemas de informação. O SIM corresponde ao:
		
	
	Sistema de Informação de Agravos de Notificação.
	
	Sistema de Informação Ambulatoriais do SUS.
	
	Sistema de Informação Hospitalares do SUS.
	
	Sistema de Informação de Nascidos Vivos.
	 
	Sistema de Informação sobre Mortalidade.

Continue navegando