Buscar

Avaliação FINAL HISTÓRIA DO BRASIL COLONIAL

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Avaliação: CEL0515_AV_201507434448 (AG) » HISTÓRIA DO BRASIL COLONIAL
	Tipo de Avaliação: AV
	
	Professor:
	ALESSANDRA SILVEIRA BORGHETTI SOARES
	Turma: 9001/AA
	Nota da Prova: 7,5    Nota de Partic.: 2   Av. Parcial 2  Data: 13/09/2016 16:17:40
	
	 1a Questão (Ref.: 201507572928)
	Pontos: 0,5  / 1,0
	Os portugueses já conheciam o pau brasil: havia uma espécie semelhnte em Sumatra de onde a madeira já era exportada para a Europa desde o século XI. Na América a mesma madeira já existia na venezuela e no Caribe por exemplo. No Brasil, durante o século XVI houve uma grande exploração desse produto que chegava na Europa era tranformado em pó, com o objetivo de ser revendido para as tinturarias da Itália e da França. A partir da leitura do fragmento acima e da leitura dos textos responda: Quem retirava o trabalho de retirada do pau-brasil? O que recebiam em troca? Pode-se afirmar que nesse período o território brasileiro ficou abandonado? Justifique sua resposta.
		
	
Resposta: O trabalho era realizado pelos índios inicialmente em troca de alguns objetos como espelhos, colares e roupas, por exemplo. Sim, o território brasileiro ficou praticamente abandonado, pois os portugueses tinham essa parte de terras definida no Tratado de Tordesilhas mas como não encontraram ouro e outros metais preciosos no litoral, praticamente ficaram comercializando apenas o pau brasil, ou a tinta que se extraía da planta mas que não era tão rentável como o esperado pela metrópole portuguesa.
	
Gabarito: De forma resumida, a retirada do pau brasil era feita pelo índio atraves do escambo e o Brasil, embora não estivesse efetivamente sendo colonizado era constantemente visitado por expedições guarda-costas.
	
Fundamentação do(a) Professor(a): Resposta parcialmente incorreta. O Brasil não ficou abandonado nesse período, uma vez que a metrópole enviou expedições guarda-costas para vigiar o nosso litoral
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201507574451)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A aliança entre a Companhia de Jesus e o Marquês de Pombal permitiu aos jesuítas estender o projeto missionário desenvolvido com os indígenas ao vale do rio Amazonas e ao sul da colônia. Discuta a afirmação.
		
	
Resposta: Apesar de depois os jesuítas serem expulsos pelo mesmo Marqês de Pombal, o interesse dele, instigado por ideias liberais e iluministas, era colonizar essas áreas e aumentar o domínio das terras portuguesas, onde hoje estão Uruguai, ao sul e a Giana Francesa, ao norte. Não por acaso, também criou o Grão Pará e Maranhão com o objetivo de colonizar essas terras, afastar possíveis invasores franceses, holandeses, ngleses e espanhóis mas também gerar mais comércio e lucro para a metrópole através do crescimento de sua colônia.
	
Gabarito: O aluno deve relacionar a política pombalina ao processo relacionado as drogas do sertão.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201507572453)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Dentre as alternativas abaixo, marque aquela que não contribuiu para o pioneirismo das expansões portuguesas:
		
	
	Existência de um espírito cruzadístico para a expansão da fé católica.
	 
	Aliança com os mulçumanos que possuíam capital para investir nas colônias.
	
	Localização geográfica que facilitava a busca por novas terras no Atlântico.
	
	Conhecimento das técnicas de navegações.
	
	Centralização da monarquia que possibilitou maiores investimentos do Estado.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201507527130)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Considerando o sistema exclusivista proposto pelo pacto colonial, podemos afirmar que uma das funções da colônia neste contexto era:
		
	
	Dotar a metrópole de uma independência econômica frente aos demais estados europeus
	
	Servir como mercado consumidor ao produtos metropolitanos
	
	Suprir a metrópole com Mao de obra qualificada em ofícios regulares como os que lidavam como fundição e curtume
	
	Fornecer matéria prima a fim de estimular a industrialização metropolitana
	 
	Contribuir para a auto-suficiência da metrópole, servindo como economia complementar em amplo sentido
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201507573663)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A montagem da colônia portuguesa na região que hoje é o Brasil foi parte de um projeto que se integrava à dinâmica do desenvolvimento europeu da época. Analise as proposições a seguir: 
I - O Brasil, dentro do contexto da mentalidade mercantilista, era apenas a colônia que vivia em função de um mercado externo. 
II - A divisão do território em Capitanias Hereditárias foi o primeiro grande passo rumo à afirmação efetiva e definitiva da colonização do Brasil. 
III - A instituição do sistema de Governo-Geral, em 1548, suprimiu definitivamente a divisão da colônia em capitanias hereditárias, pois correspondia melhor à definição absolutista do Estado metropolitano. 
IV - A grande propriedade monocultora escravista foi a célula fundamental da exploração agrária. 
Estão corretas apenas:
		
	
	II, III e IV
	 
	I, II e IV
	
	III e IV
	
	II e III
	
	I, II e III
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201507573406)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Durante o período colonial, quando da montagem e desenvolvimento da agroindústria açucareira no Brasil, os portugueses desenvolveram tal atividade em associação com comerciantes holandeses. Sobre o papel exercido pelos holandeses na atividade açucareira, pode-se afirmar que:
		
	
	Eles eram os responsáveis pela captura de escravos africanos, portanto, forneciam a mão-de-obra necessária para que a agroindústria se desenvolvesse.
	 
	Os holandeses controlavam a lucrativa operação transporte, refino e distribuição comercial do açúcar brasileiro na Europa.
	
	Os holandeses, em associação com os colonos brasileiros, se ocupavam da pecuária no nordeste açucareiro, principal fonte de proteína animal para os habitantes do Brasil Colônia.
	
	Eles eram os responsáveis pela segurança da atividade açucareira na América Portuguesa, pois eram famosos os mercenários holandeses que atuavam nas colônias europeias ultramarinas.
	
	Os holandeses, associados aos colonos brasileiros, forneciam os gêneros alimentícios complementares que ofereciam uma alternativa de consumo necessária em um meio em que predominava a monocultura do açúcar.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201507516582)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	"Mas seja com escravos africanos, escravos ou semi-escravos indígenas, a organização das grandes propriedades açucareiras da colônia foi sempre, desde o início, mais ou menos a mesma." (Prado Junior: 1980, 37)
Como vimos acima com Caio Prado Júnior, o escravismo é um fenômeno comum no Brasil colonial, era a principal forma de mão de obra para o projeto colonial português.
Identifique entre as opções abaixo aquela que define o escravismo no Brasil.
		
	
	Sistema de exploração da mão de obra assalariada que impunha ao escravo a obrigação de produzir sem descanso sob pena de punições severas como as chibatadas.
	
	Modelo de exploração da mão de obra negra ou indígena baseada em contratos de trabalhos completamente desfavoráveis a estes negros e índios que tinham uma expectativa média de vida na lavoura de sete anos.
	
	Prática de exploração de mão de obra comum somente no Brasil, entre os séculos XVI e XIX, que se baseava na propriedade dos negros oriundos da África.
	
	Política Real portuguesa de ocupação do território brasileiro transladando força de trabalho da África para o Brasil, a fim de proteger e desenvolver a produção da cana no território colonial.
	 
	Sistema de exploração da mão de obra oriundo da África ou capturada no Brasil, baseada no principio da propriedade dos escravos pelos senhores de engenho, ou proprietários de minas, que se caracterizava pelo trabalho forçado e pelos castigos físicos.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201507727166)
	Pontos: 0,5
/ 0,5
	O período da economia mineradora foi responsável por profundas mudanças na economia colonial. Em mais ou menos cem anos muitas mudanças ocorreram ligadas à essa economia. Dentre elas:
I. A dinamização do tráfico interno de escravos
II. O surgimento de pequenas cidades no caminho da região do ouro diminuiu a distância entre as diversas regiões do país.
 III. O eixo econômico mudou do nordeste para o Centro-Sul com a mudança da capital de Salvador para o Rio de Janeiro.
IV. Os recursos propiciados pela produção de ouro foram de tal monta que Portugal pode pagar todas as suas dívidas com a Inglaterra ganhando, a partir daí, total autonomia com relação àquele país.
Com relação às mudanças descritas acima, assinale as opções corretas:
		
	 
	As opções I, II e III estão corretas.
	 
	As opções II, III e IV estão corretas.
	 
	As opções III e IV estão corretas.
	 
	As opções I e II estão erradas.
	 
	As opções II e III estão erradas.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201507745703)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Podemos dizer que a Igreja Católica desempenhou um importante papel na colônia, o administrativo. Ela estava presente em todos os momentos da vida do homem colonial, desde o seu nascimento a sua morte. Sobre a Igreja na colônia, podemos afirmar que: I)Ela atuou também através do Santo Ofício da Inquisição, que tinha um tribunal permanentemente no Brasil. II)As visitas do Santo Ofício desejavam descobrir e punir os considerados hereges. III)Os cristãos novos eram as pessoas que mais denunciavam os hereges na colônia. IV)Os blasfemadores eram denunciados, porém, quase sempre eram absolvidos pela Inquisição. Está(ao) correta(s) a(s) afirmativa(s):
		
	
	Apenas II, III e IV
	
	Apenas III e IV
	
	Apenas I e II
	
	Apenas I, II e III
	 
	Apenas II
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201507746125)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Durante o período colonial ocorreram inúmeras revoltas. Na descoberta do ouro, em Minas Gerais, no final do século XVII, pelos bandeirantes paulistas, estes acabaram entrando em conflito com outros povos que para a região se dirigiam. Esse episódio ficou conhecido como:
		
	
	Guerra dos Bandeirantes
	 
	Guerra dos Emboabas
	
	Guerra dos Mascates
	
	Revolta de Beckman
	
	Insurreição Pernambucana

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando