Buscar

Tecido Cartilaginoso Resumo DO LIVRO DE HISTOLOGIA JUNQUEIRA E CARNEIRO


Continue navegando


Prévia do material em texto

TECIDO CARTILAGINOSO
Forma especializada de tecido conjuntivo de consistência rígida. 
Atua como suporte de tecidos moles, reveste superfícies articulares, absorve choques e facilita o deslizamento de ossos nas articulações.
A cartilagem é essencial para formação e crescimento dos ossos longos na vida intra-uterina e logo após o nascimento.
Células são os CONDRÓCITOS, e as cavidades ocupadas são as LACUNAS.
A matriz é constituída por (de acordo com a função do tecido) colágeno ou colágeno mais elastina, em associação com proteoglicanos, ácido hialurônico e glicoproteínas.
A consistência firme das cartilagens se deve as ligações eletrostáticas entre glicosaminoglicanas sulfatadas e o colágeno, e à grande quantidade de moléculas de água presas a essas glicosaminoglicanas. 
Não possui vasos sanguíneos nem linfáticos nem nervos. Nutrido pelos capilares do pericôndrio. A falta de capilares limita a extensão máxima das cartilagens.
Cartilagens não se regeneram bem, exceto em crianças de pouca idade. Quando ocorre lesão, o pericôndrio invade a área destruída. De acordo com o tamanho da lesão, pode se formar uma cicatriz de tecido conjuntivo denso. Podem ocorrer processos degenerativos como calcificação da matriz (aumento de volume e morte das células, leva à deposição de fosfato de cálcio sob a forma de cristais de hidroxiapatita).
As cartilagens diferenciam-se em: hialina (mais comum, matriz com delicadas fibras de colágeno tipo II), elástica (poucas fibrilas de colágeno tipo II e abundantes fibras elásticas) e fibrosa (formada basicamente por fibras de colágeno tipo I).
PERICÔNDRIO = bainha conjuntiva que envolve as cartilagens (exceto auriculares e fibrosas) e as liga ao tecido conjuntivo adjacente. Possui vasos sanguíneos, linfáticos e nervos. Assim, é responsável pela nutrição, oxigenação e eliminação dos refugos metabólicos da cartilagem. Formado por tecido conjuntivo rico em colágeno tipo I na parte superficial e por células na parte próxima à cartilagem (condroblastos).
CONDROBLASTOS = células jovens, localizam-se na periferia da cartilagem hialina (próximo ao pericôndrio) e formam os condrócitos.
CONDRÓCITOS = células maduras, são arredondados e podem estar agrupados em GRUPOS ISÓGENOS. Secretam colágeno (especialmente do tipo II), proteoglicanos e glicoproteínas (condronectina). Vivem sob baixas tensões de oxigênio.
CONDROPLASTOS = cavidade onde se localizam os condrócitos e condroblastos.
CARTILAGEM HIALINA = tipo mais freqüente, cor branco-azulada e translúcida, forma o primeiro esqueleto do embrião e o disco epifisário dos ossos longos. Encontrada nos adultos na parede das fossas nasais, na traquéia e brônquios, na extremidade ventral das costelas e nas superfícies articulares de ossos longos. Formada por fibras de colágeno tipo II associadas a ácido hialurônico, proteoglicanos hidratados e glicoproteínas. Origina-se do mesênquima, diferenciação ocorre do centro para a periferia (células maduras ficam no centro). 
CARTILAGEM ELÁSTICA = encontrada no pavilhão auditivo, no conduto auditivo externo, na tuba auditiva, na epiglote e na cartilagem cuneiforme da laringe. Semelhante à hialina, porém inclui uma abundante rede de fibras elásticas associadas à fibrilas de colágeno tipo II. A presença de elastina confere uma cor amarelada. Pode estar presente isolada ou formar uma peça cartilaginosa junto com cartilagem hialina. Possui pericôndrio e cresce por aposição, sendo menos sujeita a processos degenerativos.
CARTILAGEM FIBROSA = tecido com características intermediárias entre o conjuntivo denso e a cartilagem hialina, encontrado nos discos intervertebrais, nos pontos em que alguns tendões se inserem nos ossos e na sínfise pubiana. Está sempre associada a conjuntivo denso e o limite entre os 2 é impreciso. Os condrócitos formam fileiras alongadas. As fibras colágenas tipo I constituem feixes de orientação aparentemente irregular ou arranjo paralelo ao longo dos condrócitos. Não possui pericôndrio.
DISCOS INTERVERTEBRAIS = localizado entre os corpos das vértebras e unidos a elas por ligamentos, cada disco intervertebral é formado por um anel fibroso (parte central derivada da notocorda) e um núcleo pulposo. Funcionam como coxins lubrificados que previnem o desgaste do osso das vértebras durante os movimentos da coluna espinhal. O núcleo pulposo absorve as pressões como uma almofada, protegendo as vértebras contra impactos. A hérnia de disco é provocada por ruptura do anel fibroso que expulsa o núcleo e achata o disco. Assim, esse se desloca da sua posição normal, comprimindo os nervos e provocando fortes dores lombares e distúrbios neurológicos.