Buscar

PAPEL DO NUTRICIONISTA NAS ATENÇÕES PRIMÁRIA, SECUNDÁRIA E TERCIÁRIA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Atenção Primária: É o primeiro contato com o sistema de saúde. É o local responsável pela organização do cuidado à saúde dos indivíduos, suas famílias e da população. Deve proporcionar equilíbrio entre as duas metas de um sistema nacional de saúde: melhorar a saúde da população e proporcionar equidade na distribuição de recursos
É uma estratégia de articulação transversal na qual se confere visibilidade aos fatores que colocam a saúde da população em risco e às diferenças entre necessidades, Promoção da Saúde população em risco e às diferenças entre necessidades, territórios e culturas presentes no nosso país, visando à criação de mecanismos que reduzam as situações de vulnerabilidade, defendam radicalmente a equidade e incorporem a participação e o controle social na gestão das políticas públicas.
Assistência nutricional aos pacientes cuja patologia de base ou problema apresentado não acarreta fatores de risco nutricional.
Atendimento: Educação Nutricional e Alimentar e Vigilância Alimentar e Nutricional.
Atenção Secundária: Assistência nutricional aos pacientes cuja patologia de base ou problema apresentado acarreta fatores de risco nutricional associados, ou ainda assistência nutricional aos pacientes cuja patologia de base exige cuidados dietéticos mais específicos e não acarretam fatores de risco nutricional associados.
Desnutrição
 Doença Renal Crônica 
Diabetes Mellitus 
Alergias
Atendimento: Ambulatório 
Individual Exige acompanhamento multidisciplinar.
Grupos
Atenção Terciária: Quando a patologia de base exige cuidados dietéticos mais específicos e apresentam fatores de risco nutricional associado.
Neoplasias 
Deficiências enzimáticas 
Internações prolongadas
Atendimento:
Avaliação Nutricional 
Reunião multidisciplinar 
Acompanhamento diário 
Adequações dinâmicas

Outros materiais

Outros materiais