Buscar

Henrique Assunção e Souza Madrugaeconomia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Henrique Assunção e Souza Madruga – Turma XI – Matricula 033322
Engenharia Civil
Trabalho
Questão 1 Imagine uma situação em que todas as necessidades de determinada nação se encontrassem plenamente satisfeitas. Nesse caso, as regras básicas da economia, quanto à administração dos recursos, poderiam ser negligenciadas? Justifique sua resposta.
As necessidades biofisiológicas e nações economicamente desenvolvidas poderão estar superadas. Mas, mesmo assim, elas se renovam a cada dia e exigem continuo suprimento dos bens e serviços destinados a atendê-las. A geração dos produtos que as atendem não pode cessar. Mesmo que seu suprimento possa ser satisfatoriamente atendido por pequena parcela da população ativa, que trabalha nos campos com altos padrões de tecnologia, sua produção se perpetua pela renovação diária das necessidades a que elas atendem. E quanto aos demais bens e serviços, exigidos para a satisfação das necessidades de hierarquia superior, por mais que a produção em larga escala se desenvolva, seu pleno suprimento dificilmente será alcançado, mesmo nas economias de mais altos padrões de desenvolvimento.
Questão 2 Ao contrário do que poderia imaginar, o problema da escassez torna-se nas modernas economias, provavelmente mais grave do que nas economias primitivas. Explique e comente as razões deste aparente paradoxo.
A escassez de recursos, então, torna-se o problema fundamental de cada sociedade. Como resultados, a sociedade, através do instrumental analítico fornecido pela ciência econômica – princípios, teorias, modelos – procura usar os recursos escassos tão eficientemente quanto possível, a fim de produzir o máximo de bens e serviços que deseja. O campo de atuação da Economia seria, assim, o estudo da escassez e a administração eficiente dos recursos. Eficiência aqui significa reduzir o desperdício ao mínimo.
Questão 3 A condição fundamental para que se realize o fluxo de produção é a existência de um conjunto de cinco fatores. Cite e conceitue cada um deles.
Pode-se afirmar que o fator de produção é tudo aquilo que é necessário para a produção de um determinado bem ou serviço. Seus fatores estão assim determinadas:
Terra: São a quantidade de materiais existentes na natureza que podem ser utilizados pra produzir algo.
Trabalho: A mão de obra considerada como fator de produção restringe se somente a População economicamente ativa (PEA) pois é ela que tem a capacidade de transformar a matéria prima (Recursos naturais) em produtos acabados.
Capital: Este é o fator de produção que mais qualifica ou melhora o resultado do bem final. Diferente do uso comum para a palavra capital (utilizada como quantia de dinheiro), quando se fala no fator de produção Capital estamos falando do conjunto de estruturas que a sociedade dispõem para a produção de fato. Máquinas, prédios e equipamentos podem ser considerados capital.
Tecnologia: As novas habilidades ou os novos conhecimentos acumulados são incorporados ao bens de capital e aos bens captação das forças de trabalho.
Empresariedade: É através dela que os recursos são reunidos são organizados e adicionados para o exercício das atividades exercidas.
Questão 4 Quando é que uma economia alcança os limites máximos da eficiência produtiva?
É alcançado quando, já operando a pleno emprego, não há mais qualquer ociosidade a ser aproveitada. Alcançando esse limite, qualquer acréscimo na produção de determinado bem ou serviço implicará reduções na produção de outro
	Questão 5 Uma economia pode, ao mesmo tempo, operar-se a pleno emprego com pelo menos um mínimo de ociosidade? Justifique.
Abrange todos os fatores de produção, não apenas o fator trabalho. Pressupõe, assim, manter ocupada a totalidade da população economicamente mobilizável, utilizar plenamente os bens de capital disponíveis e operar o processo produtivo segundo os melhores padrões tecnológicos conhecidos e alcançado quando, já operando a pleno emprego, não há mais qualquer ociosidade a ser aproveitada.

Outros materiais