Buscar

Competencia Interpessoal e Feedback

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
*
Competência Interpessoal e Feedback
Profª Ana Flávia da Costa Nobre Angel
*
*
COMPETÊNCIA INTERPESSOAL
Pessoas convivem e trabalham com pessoas e portam-se como pessoas, isto é, reagem às outras pessoas com as quais entram em contato: comunicam-se, simpatizam e sentem atrações, antipatizam e sentem aversões, aproximam-se, afastam-se, entram em conflito, competem, colaboram, desenvolvem afeto.
*
*
COMPETÊNCIA INTERPESSOAL
O processo de interação humana é complexo e ocorre permanentemente entre pessoas, sob forma de comportamentos manifestos e não-manifestos, verbais e não-verbais, pensamentos, sentimentos, reações mentais e/ou físico-corporais.
A forma de interação humana mais frequente e usual é representada pelo processo amplo de comunicação, seja verbal ou não-verbal.
*
*
É a habilidade de lidar eficazmente com relações interpessoais, de lidar com outras pessoas de forma adequada às necessidades de cada uma e às exigências da situação.
COMPETÊNCIA INTERPESSOAL
*
*
Percepção acurada da situação interpessoal, de suas variáveis relevantes e respectiva inter-relação;
Habilidade de resolver realmente os problemas interpessoais, de tal modo que não haja regressões;
Solução alcançada de tal forma que as pessoas envolvidas continuem trabalhando juntas tão eficientemente, pelo menos, como quando começaram a resolver seus problemas.
SEGUNDO C. ARGYRIS (1968), É A HABILIDADE DE LIDAR EFICAZMENTE COM RELAÇÕES INTERPESSOAIS DE ACORDO COM TRÊS CRITÉRIOS:
*
*
COMPONENTES DA COMPETÊNCIA INTERPESSOAL ASSUMEM IMPORTÂNCIA CAPITAL:
Percepção
Habilidade propriamente dita.
*
*
O PROCESSO DE PERCEPÇÃO
Precisa ser treinado para uma visão acurada da situação interpessoal.
Significa um longo processo de crescimento pessoal, abrangendo autopercepção, autoconscientização e auto-aceitação como pré-requisitos de possibilidades de percepção mais realística dos outros e da situação interpessoal.
Se o indivíduo tem percepção mais acurada de si, então pode, também, ter percepção acurada da situação interpessoal, primeiro passo para poder agir de forma adequada e realística.
*
*
HABILIDADE DE LIDAR COM SITUAÇÕES INTERPESSOAIS ENGLOBA VÁRIAS HABILIDADES, ENTRE ELAS: 
Flexibilidade perceptiva e comportamental – procurar ver vários ângulos ou aspectos da mesma situação e atuar de forma diferenciada, não rotineira, experimentando novas condutas percebidas como alternativas de ação.
Capacidade criativa para soluções e propostas menos convencionais.
Dar e receber feedback
*
*
A PRIMEIRA IMPRESSÃO
Está condicionada a um conjunto de fatores psicológicos da experiência anterior de cada pessoa, suas expectativas e motivação no momento e a própria situação do encontro.
Primeiras impressões poderão ser muito diferentes se certos preconceitos prevalecerem ou não, se as predisposições do momento forem favoráveis ou não à aceitação de diferenças no outro e se o contexto for formal ou informal, de trabalho neutro ou de ansiedade e poder assimétrico.
*
*
PRIMEIRAS IMPRESSÕES
Quando a primeira impressão é positiva de ambos os lados, haverá uma tendência a estabelecer relações de simpatia e aproximação.
No caso de assimetria de percepções iniciais, isto é, impacto positivo de um lado, mas sem reciprocidade, o relacionamento tende a ser difícil, tenso, exigindo esforço de ambas as partes para um conhecimento maior que possa modificar aquela primeira impressão.
*
*
RELAÇÕES INTERPESSOAIS
A maneira de lidar com diferenças individuais cria certo clima entre as pessoas e tem forte influência sobre toda a vida em grupo, principalmente nos processos de comunicação, no relacionamento interpessoal, no comportamento organizacional e na produtividade.
Relações interpessoais e clima de grupo influenciam-se recíproca e circularmente, caracterizando um ambiente agradável e estimulante, ou desagradável e averso, ou neutro e monótono.
Cada modalidade traz satisfações ou insatisfações pessoais e grupais.
*
*
COMPETÊNCIA INTERPESSOAL
É resultante de percepção acurada realística das situações interpessoais e de habilidades específicas comportamentais que conduzem a consequências significativas no relacionamento duradouro e autêntico, satisfatório para as pessoas envolvidas.
Competência interpessoal não é, pois, um dom ou talento inato da personalidade, e sim uma capacidade que se pode desenvolver por meio de treinamento próprio.
*
*
 FEEDBACK
*
*
FEEDBACK
*
*
O QUE É FEEDBACK?
É a capacidade de dar e receber opiniões, críticas e sugestões sobre as nossas atitudes, comportamentos e/ou desempenhos, com o objetivo de reorientar e/ou estimular uma determinada ação individual ou grupal. 
É como se nós olhássemos ao espelho e assim como o espelho poderá contribuir para que melhoremos a nossa imagem, também o feedback poderá ajudar a melhorar as nossas atitudes e comportamentos.
*
*
O FEEDBACK É UMA PODEROSA FERRAMENTA PARA…
Direcionar a atenção das pessoas;
 Incentivar e reforçar o desempenho desejado;
 Encontrar alternativas para mudar o comportamento indesejado e eliminá-lo no futuro;
 Incentivar as pessoas a desenvolverem-se.
*
*
EXISTEM ESSENCIALMENTE TRÊS TIPOS DE FEEDBACK:
*
*
PARA QUE UM FEEDBACK SEJA ÚTIL É NECESSÁRIO QUE TENHA ALGUMAS CARACTERÍSTICAS:
*
*
ERROS COMUNS NO FEEDBACK
Dar mais ênfase ao desempenho recente da pessoa, leva a que nos esqueçamos do desempenho da pessoa no passado recente, o que pode resultar num feedback pouco rigoroso e pouco objetivo;
 Focalização no caráter e não no comportamento;
Ausência de clareza sobre as mudanças que são necessárias.
*
*
FATORES ESSENCIAIS NA APRESENTAÇÃO DE FEEDBACKS CONSTRUTIVOS SÃO OS SEGUINTES:
Compreenda o contexto, ou seja, descubra onde se deu o acontecimento, os motivos que levaram ao mesmo e o que o antecedeu. Nunca se limite a dar feedback e a sair;
 Antes de dar feedback reflita sobre a sua intenção, pois o feedback deverá ser um presente que irá dar à outra pessoa e se não for este o caso, é melhor não o dar;
Forneça feedback apenas quando tiver algo a dizer, corrigir ou elogiar. O excesso irá fazer com que se crie mecanismos de defesa e que se passe a não dar o devido valor;
*
*
FATORES ESSENCIAIS NA APRESENTAÇÃO DE FEEDBACKS CONSTRUTIVOS SÃO OS SEGUINTES:
Forneça feedback positivo e negativo. A pessoa ficará mais receptiva se mencionar também elogios e os seus aspectos positivos;
 Evite generalizações e seja específico, concreto e descritivo nos comportamentos a que se refere: apresente fatos e não faça inferências sobre os sentimentos, atitudes, caráter ou motivos da outra pessoa;
 Evite culpabilizar e/ou hostilizar;
Seja justo, imparcial e proporcional, baseando-se em informações rigorosas;
Não atribua culpas a causas que as outras pessoas não possam controlar;
*
*
FATORES ESSENCIAIS NA APRESENTAÇÃO DE FEEDBACKS CONSTRUTIVOS SÃO OS SEGUINTES:
Seja empático e respeitador ao transmitir o feedback. O carinho com que é dado diminui as resistências de quem o recebe;
 Seja oportuno, fornecendo o feedback logo depois do comportamento e faça-o em privado para evitar constrangimentos e que este não seja aceite, no entanto se vai elogiar a outra pessoa poderá fazê-lo em público;
 O melhor momento para se dar feedback é quando a pessoa o solicita e dê tempo à pessoa para pensar, refletir e analisar.
*
*
REFERÊNCIAS 
MOSCOVICI, F. Desenvolvimento Interpessoal: treinamento em grupo. 13. edição. Rio de Janeiro: José Olympo, 2003.
*

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais