Buscar

Relatorio de soluções coloidais

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Solução coloidal é uma solução onde as partículas dispersas têm um tamanho médio entre 1 e 100 nanômetros (nm), denominadas partículas coloidais, e possui duas fases, que só podem ser diferenciadas usando o ultramicroscópio. Algumas características das substâncias que formam coloides são: baixas difusões em água, incapacidade em atravessar membranas, não cristalizam facilmente, geralmente são compostos com elevada massa molar, não precipitam por ação da gravidade, mas por centrifugação, possuem carga elétrica superficial e possuem caráter cristalino. As partículas dispersas não precipitam sob a ação da gravidade porque estão em movimento constante e errático devido às colisões constantes entre estas e as moléculas do fluido. Os coloides também dispersam a luz porque as partículas do sistema possuem o tamanho semelhante ao comprimento de onda da luz visível, logo a luz é refratada, esse fenômeno se chama efeito tyndall. A estabilidade dos sistemas coloidais depende, principalmente, das propriedades da fase dispersa, ou seja, depende da afinidade entre a fase dispersa e a fase dispersante. Sendo assim as partículas podem ter uma afinidade forte com o solvente, formando soluções coloidais estáveis e com preparo fácil, ou podem ser liofóbicos, que são bastante instáveis e de difícil preparo. Muitos coloides líquidos são estabilizados utilizando substancias surfactantes, que possuem uma região liofóbica e outra liofílica. O mecanismo de estabilização baseia se na formação de micelas, que são partículas de tamanho coloidal formada na agua pela associação de partículas que tem uma extremidade hidrofóbica e outra hidrofílica.
As soluções coloidais podem ser preparadas por dois métodos: o de dispersão e o de condensação. O método de dispersão pode ser feita por pulverização ou peptização, onde no primeiro é feita a pulverização da própria partícula ou de átomos que formarão essa partícula no solvente e no segundo é feita desintegração de certa partícula para produção do coloide. Mas, geralmente, a dispersão é quando ocorre a fragmentação de partículas em tamanho de substâncias coloidais. Já o método de condensação consiste em agregar partículas para formação de uma nova de dimensão coloidal.
A eletroforese é uma técnica analítica utilizada na análise de  macromoléculas como proteínas e ácidos nucléicos. A eletroforese é a migração de uma molécula carregada sob a influência de um campo elétrico Assim, quando temos o movimento de partículas em suspensão através de um fluido sob a ação de uma diferença de potencial aplicada a eletrodos em contato com a suspensão, temos uma eletroforese. Os íons das moléculas que se quer estudar sofrem uma força elétrica dada por F = qE. Esta força desloca os íons na direção do campo. Os íons maiores se movem com velocidade menor do que os íons menores. 
Após algum tempo, o campo é desligado e os íons param em posições diferentes. Medindo as posições finais dos íons, duas mostras podem ser comparadas.
Quimicamente a água recebe classificações. Dentro desta premissa podemos considerar a água dura ou mole, dependendo da quantidade de cátions existentes nela. A dureza da água nada mais é do que a propriedade relacionada com a concentração de íons de determinados minerais dissolvidos nesta substância. Se a água estiver apresentando teores desses cátions acima de 150 mg/L, então a água é dura; se estiver abaixo de 75mg/L, a água é mole; e se for entre 75 e 150 mg/L, a água é moderada. Essa classificação não modifica as propriedades físicas da água, porem interferem diretamente, por exemplo, no resultado esperado pelas indústrias. 
O tratamento da água dura para a retirada dos cátions é conhecido por abrandamento e pode ser realizado de duas maneiras: Precipitação química e troca iônica. O primeiro é a adição de de cal (CaO) e carbonato de sódio (Na2CO3). A cal é utilizada para elevar o pH da água fornecendo a alcalinidade necessária, enquanto o carbonato de sódio pode fornecer a alcalinidade para a reação e também os íons carbonato necessários. Já o segundo consiste em fazer a água atravessar uma resina catiônica que captura os íons Ca2+ e Mg2+ , substituindo-os por íons que formarão compostos solúveis e não prejudiciais ao homem, tais como o Na+ .
http://www.infoescola.com/bioquimica/eletroforese/
http://mundoeducacao.bol.uol.com.br/fisica/eletroforese.htm
http://mundoeducacao.bol.uol.com.br/quimica/agua-dura.htm
http://www.revistatae.com.br/noticiaInt.asp?id=3688
http://www.kurita.com.br/adm/download/agua_dura_e_abrandamento.pdf

Outros materiais