Buscar

AULA+2-NEOCONSTITUCIONALISMO+E+DIMENSÕES+OU+GERAÇÕES+DE+DIREITOS

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

DIMENSÕES OU GERAÇÕES DE DIREITOS
“Liberdade, igualdade, fraternidade”
GERAÇÕES x DIMENSÕES
O termo dimensão seria mais apropriado porque uma classe de direitos não supera ou substitui a outra, mas tão somente soma-se à anterior.
Nem todos os países observam a efetivação de todas as dimensões.
CLASSIFICAÇÃO DE KAREL VASAK
3 Gerações de Direitos:
Direitos Individuais (Direitos Civis e Políticos);
Direitos Coletivos (Sociais, Econômicos e Culturais)
Direitos de Solidariedade ou Fraternidade (transindividuais - desenvolvimento, paz, meio ambiente, propriedade sobre o patrimônio comum da humanidade, comunicação)
CLASSIFICAÇÃO - PAULO BONAVIDES
1ª Dimensão - Liberdades individuais-direitos civis e políticos, a traduzir o valor liberdade. “Tem por titular o indivíduo e são oponíveis ao Estado, traduzem-se como faculdades ou atributos da pessoa e ostentam uma subjetividade que é o seu traço mais característico; enfim, são direitos de resistência ou de oposição perante o Estado”. São direitos que se consagram pelo abstencionismo do Estado.
CLASSIFICAÇÃO - PAULO BONAVIDES
2º Dimensão - Igualdade substancial ou material e não meramente formal, garantias institucionais (proteção à família, à imprensa, ao funcionalismo público).
Estado do bem estar social “Welfare state”- o Estado passa a ter papel decisivo na produção e distribuição de bens, com intervenção no âmbito econômico, social e laboral.
CLASSIFICAÇÃO - PAULO BONAVIDES
3ª Dimensão - São marcados pela alteração da sociedade por profundas mudanças na comunidade internacional (sociedade de massa, crescente desenvolvimento tecnológico e científico). 
Novos problemas e preocupações mundiais surgem, tais como a necessária noção de preservacionismo ambiental e as dificuldades para proteção dos consumidores. São os chamados direitos transindividuais, ou seja vão além dos interesses do indivíduo.
CLASSIFICAÇÃO - PAULO BONAVIDES
4ª Dimensão – São aqueles gerados pela globalização dos direitos fundamentais, o que significa universalizá-los no campo institucional. 
Na orientação de Norberto Bobbio, essa dimensão de direitos decorreria dos avanços no campo da engenharia genética, ao colocarem em risco a própria existência humana, em razão da manipulação do patrimônio genético.
CLASSIFICAÇÃO – PAULO BONAVIDES
5ª Dimensão – A paz como axioma da democracia participativa é supremo direito da humanidade

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais